Posição Católica Gera Reação pelo Mundo

SÃO PAULO A divulgação, ontem, pelo Vaticano, de trechos do documento Dominus Jesus (Senhor Jesus) provocou reações indignadas em todo mundo, especialmente entre líderes de outras igrejas cristãs.

Em Paris, o presidente da Federação Protestante da França, pastor Jean Arnold de Clermont, disse que o documento era uma triste surpresa . Para o presidente do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, reverendo Manfred Kock, foi um revés contra o ecumenismo.

Na Inglaterra, o chefe da Igreja Anglicana, o arcebispo de Canterbury, George Carey, disse que o texto parece ignorar mais de três décadas de diálogo ecumênico. A surpresa é compreensível. Desde o Concílio Ecumênico Vaticano 2º, na década de 60, que a Igreja Católica vem se empenhando na aproximação e no diálogo com outras religiões, especialmente as de formação cristã.

Campanha

No Brasil, esse processo avançou rapidamente na década de 90. Neste ano, pela primeira vez, a Campanha da Fraternidade, que era promovida apenas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi realizada em conjunto com igrejas protestantes.

Ontem, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que reúne representantes de seis igrejas evangélicas tradicionais e da Igreja Católica, o clima era quase de consternação. Foi um enorme passo para trás , disse o secretário executivo da entidade, o pastor luterano Ervino Schmidt. É doloroso ouvir um representante do Papa dizer que as igrejas nascidas da Reforma não são igrejas.

Na Arquidiocese de São Paulo, o padre José Bizon, coordenador da Casa da Reconciliação, que promove o diálogo com outras religiões, disse que ainda não havia lido o documento. Lembrou, porém, que até agora o Papa João Paulo II deu mostras inequívocas de disposição para o diálogo. Uma delas teria sido sua recente visita a Israel.

Apesar dos avanços, o diálogo ecumênico e inter-religioso sempre foi visto com ressalvas por alguns setores do catolicismo. É provável que esses setores tenham influenciado o documento atual, voltado principalmente para teólogos e doutrinadores.  

http://www.estaminas.com.br/exterior/090605.htm 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com