OPINIÃO
Denúncias na Internet Prejudicam a Igreja?

Amados irmãos,

Permitam-me um parecer. Porventura a exposição pública de faltas de agentes públicos condenáveis denigrem a instituição? Antes não aumenta sua credibilidade? Como se a exposição e condenação dos desonestos, não fosse publicação da vitória honestidade e lisura em uma instituição. A instituição que evita expor e condenar publicamente seus líderes, ou acoberta culpados poderosos, ou é liderada por deuses santos.

A exposição de faltas dos agentes públicos é desdobramento inerente ao princípio da publicidade dos atos administrativos, que importa em transparência nos atos públicos. Isto, valoriza a honestidade, promove sua probidade administrativa, amplia a credibilidade da justiça, evita a impunidade dos desonestos poderosos, induz os administradores a temer o mal, a vergonha e outras terríveis conseqüências do abuso de seus poderes.

O déspota Luiz XIV advogava: "O Estado sou EU", alguns sutilmente pregam o mesmo "A igreja sou EU". Dizem: quem condena a mim, condena a igreja, e Deus condena quem condena sua igreja. Falácia! Como se uma parte representasse o todo! Como se Deus não condenasse, sem privilégios, o pecado nos líderes! 

Na verdade, alguns nem são parte da igreja, pois se alguns são pecadores impenitentes podem ser membros nominais, mas não são adventistas, pois não há adventistas pecadores impenitentes. Ser adventista é ser cristão, e não há cristão pecador impenitente, pois todos os pecadores impenitentes não são cristãos, mas pagãos! Se querem ser adventistas se confessem, e se arrependam e não serão mais nem pecadores, pois serão perdoados, nem impenitentes, pois se arrependeram, serão adventistas, serão salvos, assim seja com todos, todos sejam salvos! Eis o amor de Deus, não acoberta pecados inconfessados, porém salva pecadores arrependidos!

Assim a Bíblia, carta de amor, do mesmo modo, sem acobertar pecados, salva o penitente. Salva Nóe, mas descreve sua embriaguez e vergonha. Descreve a mentira e bigamia de Abraão, o adultério de Davi. as perversões de Salomão, o homícidio de Moisés, isto apenas para citar alguns dos mais santos homens das Escrituras. Isto é, prova a sua veracidade e credibilidade, pois não é tendenciosa, nem parcial, como algumas publicações humanas denominacionais e não-denominacionais, umas só querem falar bem, outras só querem falar mal. A Bíblia fala o bem e fala o mal que há no homens. Quer sejam súditos, quer sejam reis, fala a verdade.

A Palavra de Deus relata o que há de melhor e de pior nos homens, diferente da palavra do homem, não acoberta faltas dos  líderes mais santos, quanto mais dos menos santos. Declara a verdade, seja dos melhores, seja dos piores, conta tudo imparcialmente, pois a verdade não faz acepção de pessoa, não faz propaganda, diz a verdade. A Escritura denuncia pecados de Davi ou Noé, denuncia pecados de Saul ou Acabe. Não acoberta pecados dos ministros de Deus, nem ministros do Diabo. Acusa os pecados dos súditos hebreus. Acusa os pecados dos reis de Israel. Acusa pequenos e grandes, acusa fracos e fortes, acusa e condena para que os todos os condenados se arrependam e sejam salvos pela graça de Cristo. Pela graça de Cristo sejam todos salvos! Eis o amor de Deus....Pois "tudo o que a lei diz, aos que estao debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus". Rom. 3:19.

Prov. 27:5 - Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. 

Prov. 28:13 - O que encobre as suas transgressoes nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcancará misericórdia.

Ecles. 8:11 - Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.

Adventista não rouba. Se rouba, e não confessa, nem se arrepende, é pecador impenitente, não é adventista! Eis o princípio reafirmado todo voto público de exclusão! A exclusão apenas oficializa  e publica a separação de Deus causada pelo pecado no impenitente! Se publicamente excluímos os membros, declarando seu pecado, sem denegrir a igreja local, antes purificando-a, por que seria diferente com as autoridades? Para a plebe, justiça! Para o rei, misericórdia!

Esquecemos de que a "quem mais é dado mais é requerido". "Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juizo mais severo." Tiago 3:1.   Jogavam os homens pedras sobre as pobres meretrizes marginalizadas, excluindo-as! Jogavam os homens manto santo sobre os doutores da lei que dormiam com elas, acobertanto-os! Falar a mentira ou calar a verdade, constitui crime de falso! Quem acoberta pecadores impenitentes, é esconderijo de salteadores!

Lembro, o discurso de Rubens Approbato Machado, onde afirma:

"A ética é uma imposição profissional e uma demanda da classe e da sociedade. Por isso mesmo é a única profissão que reconhece publicamente a falha de seus membros, dando divulgação às punições de seus filiados, de forma transparente. Não omite nem acoberta sob o manto do corporativismo os desvios de conduta de seus profissionais - que não chegam a 3% da totalidade - no sentido de que possam servir de alerta e balizamento aos demais. No caso da Internet, manterá a mesma postura vigilante e preventiva, que lhe é atribuída estatutariamente. Rubens Approbato Machado, advogado, é presidente da OAB-SP" - Fonte: http://www.oabsp.org.br/

Oxalá ouvíssemos algo semelhante entre nós...

Por fim, lembramos:

"E até importa que haja entre vos facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós." 1Cor. 11:19. 

Corporativismo: imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, com aprovação. 1Cor. 5:1.  

"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, são abomináveis ao Senhor, tanto um como o outro". Prov. 17:15.

Se a denúncia é mentira, alegremo-nos! Desacreditados serão os denunciantes! Se a denúncia é verdade, lembremos-nos:

"Nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade." 2Cor. 13:8.

"Se no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o Senhor teu Deus, for encontrado algum homem ou mulher que tenha feito o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, transgredindo o seu pacto...e isso te for denunciado, e o ouvires, entao o inquirirás bem; e eis que, sendo realmente verdade que se fez tal abominação em Israel, Deut. 17:2-4.

Então:

"E não vos associeis as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as." Ef. 5:1 .

"O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá". Luc. 12:47-48. 

Paz seja convosco,

Humberto Caputo.

(Transcrito de uma lista de discussões da Internet e publicado sem autorização do autor.)

[Retornar]

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com