Ancião Questiona Espírito de Competição Entre Desbravadores

Tenho 44 anos e sou pai de um menino de 11 anos e de uma menina de 7 anos. Vim da Igreja Católica para a Igreja Adventista já fazem 13 anos. Com isto quero dizer que não nasci na Igreja Adventista, mas no mundo, longe dos princípios Cristãos. Em razão disto, creio que os valorizo mais que muitas pessoas que nasceram na Igreja pois nunca experimentaram outra realidade. 

Em minha experiência como Adventista tenho visto os lideres trazerem para a Igreja os costumes do mundo que eu conhecia, o que eu lamento muito. No Clube dos desbravadores por exemplo, os métodos são anti-cristãos, a competição chega a ser exagerada, existe pontuação para tudo. É o mesmo que ensinar salvação pelas obras as nossas crianças e jovens, com a desculpa que é para motivá-los a fazerem as atividades até espirituais. 

"Vejo-os estudando a lição e a Bíblia não porque amam a Jesus ou têm o desejo de conhecê-lo, mas porque querem obter pontos para que sua unidade seja a vencedora, afinal eles são sempre estimulados a isto. Falamos que cremos na justificação pela fé, mas na prática ensinamos justificação pelas obras em tudo que fazemos. Você só será aceito se fizer a pontuação exigida. Se for bonzinho. 

Outro problema que acho muito sério e que acontece nos Clubes de Desbravadores é quando meninos dormem juntos. Ellen White em seus escritos desaconselha esta prática. Já tive oportunidade de participar de acampamentos e vi que dentro das barracas acontecem coisas que até o diabo duvida.

Existem muitos outros problemas que gostaria de citar, mas o espaço aqui e o tempo é curto. Depois que presenciei estes fatos no Clube de Desbravadores, fiquei muito triste e retirei o meu filho definitivamente, pois acho que o Clube de Desbravadores está mais para Clube de Escoteiros (do mundo) do que para uma instituição de Deus. Prefiro ser o líder de desbravadores de meus filhos e não entregá-los à pessoas que não têm o preparo espiritual adequado nem maturidade suficiente para conduzir crianças a Jesus, sejam elas Pastores, Anciãos ou Diretores de Clube.

Infelizmente os líderes da Igreja não estão observando o que está acontecendo em nosso meio Adventista, ou, se estão, não estão querendo tomar nenhuma providência! Talvez necessitem da sabedoria que vem do Céu. 

Para finalizar, foi num acampamento de desbravadores que uma pessoa que conheço engravidou a sua namorada e tiveram o primeiro filho. Ela veio a se tornar a sua esposa e mais tarde se divorciaram.

Espero que estas observações venham a servir para que os líderes reflitam positivamente e tomem providências para transformar, com a orientação do Espírito Santo, o clube dos desbravadores em uma instituição que trabalhe para Deus verdadeiramente.

Testemunho de um Pai e irmão em Cristo muito preocupado e triste com o Clube dos Desbravadores.

Lembrem-se, irmãos, ensinando competição e não coperação, estamos introduzindo pessoas na Igreja que se tornarão os futuros fariseus!

Diogo, ancião de igreja 


Querido irmão Diogo,

Foi com grande tristeza que li seu depoimento, em reação ao texto em defesa dos Desbravadores que preparei. Entendo que o senhor tem razão em discordar da maneira como o estudo da Bíblia e da Lição foi transformado em apenas mais uma maneira de ganhar pontos para o clube. Mas não acha que é hora de acordarmos e nos lembrarmos de quem realmente somos? Adventistas do Sétimo Dia! 

Santificamos e dedicamos o Sábado à Deus, aguardamos a volta do Senhor Jesus e temos a missão de anunciar ao mundo que Ele voltará em breve. Não é hora de dobrarmos os joelhos e pedir a orientação de Deus para todos nós? Não é hora de refletirmos mais, em grupo, sobre tudo que estamos fazendo? Para que haja algum resultado positivo em nossos esforços, penso que é necessário esforço conjunto, fruto da união e reuniões entre todos os que sentem que têm o dever de mudar o que está errado e preservar o pouco que ainda esteja correto.

Que bom que o senhor decidiu ser o líder de desbravadores de seus filhos! Mas e os outros meninos e meninas? Não quero acusá-lo ou fazê-lo sentir-se culpado. Apenas gostaria de pedir que pense nas outras crianças e jovens que estão no Clube de Desbravadores. Podem existir líderes no clube que já perceberam esses problemas, gostariam de mudar e procuram um apoio para executar essas mudanças. E esse apoio que falta pode ser exatamente o seu!

Aproveito agora para fazer um apelo a todos que estão lendo este texto e que sentem que têm um dever a cumprir, seja no Clube de Desbravadores, seja em qualquer outro departamento da igreja, que orem muito e se unam com outras pessoas que têm o mesmo desejo.

"Duas pessoas juntas podem lucrar muito mais do que uma sozinha, porque o seu trabalho vai render mais. Se uma delas cair, a outra a ajuda a levantar-se; mas o homem sozinho, quando cai, está em má situação. E quando a noite está fria, duas pessoas usando o mesmo cobertor esquentam uma a outra. Mas, uma pessoa sozinha, como vai se esquentar? Uma pessoa sozinha corre o risco de ser atacada, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. E se forem três, melhor ainda; a corda trançada com três fios não arrebenta facilmente." - Eclesiastes 4:9-12, versão da Bíblia Viva.

Helena, líder J.A.


Helena, agradeço o seu recado e orientação. Vou me empenhar mais em despertar os líderes de minha Igreja local quanto aos erros que vêm sendo cometidos e também expor-lhes os muitos métodos que tenho elaborado para dirimir os problemas desta forma de trabalho com os desbravadores. Existem muitos métodos que podem ser utilizados para despertar a cooperação entre as crianças e estimular o altruísmo e não o egoísmo.

Helena, que o Senhor continue abençoando o seu trabalho. Não desanime mesmo que pessoas como eu façam alertas, às vezes, sem muita consideração pelo trabalho já realizado até aqui com os desbravadores. Perdoe-me pelo desconforto que gerei a você.

Maranata,

Diogo, ancião de igreja 


Leia também:

Outros debates:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com