A Igreja de Duas Cabeças

Gêmeas siamesas devem ser separadas, decide corte britânicaA Corte de Apelações de Londres determinou neste sábado (23/09/00) que as gêmeas siamesas de Manchester devem ser submetidas a uma cirurgia de separação. A decisão é contrária ao desejo dos pais das meninas, que queriam que "a vontade de Deus" prevalecesse. O caso, entretanto, não está encerrado. Os genitores, caso queiram, ainda podem entrar com apelo na Casa dos Lordes - a mais alta corte da Grã-Bretanha.

"Depois do julgamento de hoje, os pais farão considerações antes de decidirem se entram ou não com um apelo", afirmou John Kitchingham, advogado da família. O procurador apontado para representar a gêmea mais fraca, que morreria como resultado da operação, também está indeciso sobre um novo apelo.

Segundo os médicos, as duas meninas, identificadas pelos nomes fictícios de Jodie e Mary, morrerão dentro de alguns meses caso permaneçam unidas. Mas Judie poderia sobreviver depois da cirurgia. A decisão dos três juízes da Corte de Apelações foi unânime.

"Embora Mary tenha direito à vida, ela tem pouco direito de sobreviver. Ela está viva porque, e apenas porque, (...) ela está sugando o sangue de Judie, e sua vida parasitária irá em breve causar a morte de sua irmã", afirmou o juiz Alan Ward no sumário do julgamento. Dois especialistas médicos apontados pela Corte para rever o caso recomendaram a cirurgia.

As gêmeas, unidas pelo abdome, nasceram em 8 de agosto no Hospital St. Mary de Manchester, no norte da Inglaterra. Os pais identificados apenas como "católicos da ilha mediterrânea de Gozo" (perto de Malta), apelaram da decisão de um tribunal menor que determinara a realização da cirurgia. Eles contam com o apoio do arcebispo de Westminster, Cormac Murphy O´Oconnor. As informações são da agência Associated Press. (Leia mais sobre o caso em: http://www.cnnbrasil.com/2000/saude/09/23/siamesas.reut/index.html.) 

O caso polêmico e dramático dessas duas meninas ilustra com riqueza de detalhes a situação da Igreja Adventista do Sétimo Dia hoje. Uma Igreja com duas cabeças: Cristo e uma liderança corrupta que nela se desenvolveu e, agora, representa uma ameaça à sua existência! 

Tartaruga

Em 1966, no livro Para Você que Quer Ser Líder, o Pastor Robert Pierson já alertava quanto a esse perigo, narrando a história de uma tartaruga de duas cabeças. 

Ser uma tartaruga com duas cabeças é uma experiência enlouquecedora! Há poucos anos, nos pântanos de Louisiana um pescador encontrou exatamente essa preciosidade da natureza. Um biólogo, numa faculdade de Mississipi, que mais tarde examinou essa tartaruga, informou que cada cabeça era capaz de dirigir a ação da metade do corpo inteiramente independente da outra.

Pobre Harold - nome que deram a essa tartaruga de duas cabeças - freqüentemente se achava em situações das mais frustrantes. Enquanto uma cabeça e uma metade do seu corpo desejava nada menos do que deitar-se preguiçosamente por causa do cálido sol do Sul, a outra cabeça e a outra metade sentia fome e queria ir em busca de alimento. Com uma metade dormindo e outra metade arrastando-se, o pobre e velho Harold passava a maior parte de seu tempo andando em círculos.

A unidade de que a Igreja não pode abrir mão é a submissão ao comando de sua cabeça verdadeira, que é Jesus Cristo. O resto é aberração.

Robson Ramos

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com