01/09/2000 - 19h45
Protestantes não são "verdadeiras igrejas", diz texto do Vaticano

da France Presse
na Cidade do Vaticano

As protestantes não são "verdadeiras igrejas" mas comunidades e não podem ser consideradas "irmãs" da Igreja "mãe" de Roma, segundo documentos do Vaticano, assinados pela Congregação para a Doutrina da Fé, divulgados hoje pela agência católica progressista Adista.

O texto sobre o assunto, endereçado aos bispos pelo cardeal Joseph Ratzinger, prefeito dessa entidade religiosa, fala "sobre a unidade e a universalidade salvadoras de Jesus Cristo e da Igreja", e será apresentado na próxima terça-feira (5) no Vaticano pelo prelado alemão.

Segundo ele, a definição "igreja" pode ser eventualmente atribuída às ortodoxas, mas não às comunidades "que não mantiveram um espiscopado válido, assim como a verdadeira e integral substância do mistério eucarístico" da comunhão.

O documento faz alusão às igrejas nascidas da Reforma do século 16 liderada por Martinho Lutero e afirma que essas "não são igrejas no sentido próprio da palavra".

A carta endereçada aos bispos, afirma que não é correto falar de "igrejas irmãs" quando se fala da igreja de Roma e de todas as igrejas ortodoxas consideradas em seu conjunto, tendo em vista que há "apenas uma única Igreja" desejada por Cristo.

Fonte: http://www.uol.com.br/folha/afp/ult94u7553.shtml 

Leia também:

Vaticano Acende Velha Polêmica

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com