João Paulo II enfrenta protestos durante beatificação de Pio IX

Grupos de judeus estiveram na Praça São Pedro para se manifestarem contra a beatificação do papa, acusado de anti-semitismo e intolerância com crenças não-católicas

João Paulo II beatificou neste domingo o seu antecessor Pio IX, um dos papas mais polêmicos da história do Vaticano. Assistida por 100 mil pessoas na Praça São Pedro, a cerimônia aconteceu sob protestos da comunidade judaica, que avaliou a escolha como um retrocesso nas relações entre católicos e judeus.

Pio IX é acusado de anti-semitismo e de ser intolerante com as outras religiões. No mesmo dia, João XXII, um papa progressista, também foi beatificado. Segundo especialistas, para abrandar a escolha de Pio IX.

Para justificar a atitude do Vaticano, o papa se defendeu nesta segunda-feira, descrevendo seu antecessor como um homem incompreendido, ao qual "nunca faltou indulgência para com seus inimigos". "O pontífice do século passado, de família nobre, fazia pregações ‘como um simples sacerdote’ e conversava com pessoas comuns nas ruas de Roma", afirmou João Paulo II em um encontro com grupos de peregrinos.

Pio IX, que teve o papado mais longo da história, de 1846 a 1878, era um tradicionalista rígido que manteve restrições aos judeus durante todo seu pontificado. A gota d’água, que acabou de vez com a relação entre as duas religiões, foi quando ele raptou um menino judeu de seis anos para criá-lo no cristianismo.

O menino havia sido batizado na religião católica a pedido de uma babá, sem autorização da família. Pio IX sentiu-se no direito de tirá-lo dos pais com a força da polícia pontifícia. O episódio causou grande indignação no mundo inteiro.

Grupos judeus insistiram ainda nesta segunda-feira nos protestos contra a beatificação. Algumas autoridades judaicas acham que isso pode causar mal-estar entre as duas religiões. De 22 anos para cá, a política do Vaticano é aproximar-se de crenças diferentes e desculpar-se pelo tratamento dado historicamente aos judeus.

João Paulo II não rebateu diretamente as críticas, mas disse que Pio IX era "particularmente atento" à Terra Santa e queria restabelecer o patriarcado romano em Jerusalém.

Fonte: http://vejaonline.uol.com.br/ 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com