Próxima Celebração Ecumênica Adventista Será em Washington

Se você inglês, acesse este endereço: www.columbiaunion.org/visitor/backissues/2000/0901/index.html e clique em Faith, Peace, Harmony 2000 para obter todos os detalhes. (Você irá necesssitar o programa Adobe Acrobat para ver esse arquivo.)


Vikki Montgomery, articulista da revista do Columbia Union VISITOR, informa na edição de 1º de Setembro citada acima, que a entidade conhecida pela sigla Wascowrap (Washington Conference on World Religions and Peace) realizará no próximo dia 7 de de outubro um encontro para celebrar "propostas de paz" de religiões de todo o mundo. 

O evento reunirá eruditos de diferentes religiões para apresentar suas diferentes visões sobre como os líderes religiosos e organizações podem contribuir para a paz mundial. Os debates da Segunda Conferência Anual de Washigton Sobre Religiões Mundiais e Fé têm duração prevista de três horas e serão realizados nas dependências da Igreja Adventista de Sligo, que fica na esquina da Flower e Carroll Avenues, em Takoma Park, Maryland.

A conferência se apóia na declaração da Onu que denominou o ano 2000 como "Ano Internacional da Cultura da Paz" em homenagem à comemoração dos 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A programação inclui um painel de discussões, apresentação de trabalhos escritos, apresentações musicais especiais . Os textos irão conter as perspectivas apontadas pelas maiores religiões mundiais quanto à paz e harmonia no novo milênio.

"O propósito da conferência é reunir todos esses líderes religiosos para que assinem uma declaração conclamando todas os credos a queimarem suas antigas inimizades e cooperarem na solução dos conflitos mundiais," afirma Elisha Pulivarti, fundador e secretário da Wascowrap e diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Southern Asia Seventh-day Adventist Church em Silver Spring, Maryland. "Nosso sonho é trazer os principais líderes religiosos do mundo para nossa próxima conferência em 2001 e discutir o papel deles na conquista da paz mundial, além de fazer com que assinem um documento de compromisso para a redução das tensões religiosas no mundo. Esperamos também estabelecer um Conselho de Clérigos Seniôres."

Líderes de diferentes denominações e representantes de diversas entidades religiosas, obviamente, aplaudiram a iniciativa adventista. Entre eles, comunidades muçulmanas da Flórida, a U.S. Commission on International Religious Freedom, African American Women's Clergy Association, Catholic University School of Religious Studies, Congressmen Steny Hoyer and Albert Wynn, White House Public Liaison Officer Maureen Shea, the Council on Religious Freedom, e o arcebispo de Washington.

Como representantes oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, estarão participando Franklin David, pastor da Southern Asian Church; William Johnsson, editor-chefe da Adventist Review; o "campeão do ecumenismo adventista" Bert Beach, departamental de relações interreligiosas (ecumênicas) da Associação Geral; John Graz, secretário-geral da Irla (International Religious Liberty Association) e departamental de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Associação Geral; e Ted N. C. Wilson, filho do ex-presidente Neal C. Wilson e vice-presidente da Associação Geral, além de consultor da Wascowrap.

Outros palestrantes: Kalpana Patel, que dirige o templo hindu Shri Mangal Mandir, em Ashton, Maryland; Imam Shamshad Nasir, missionário muçulmano; Bhante K. Uparatana, monge presidente do International Buddhist Center e capelão budista da American University em Washington, D.C.; e Amrit Kaur Singh, membro do Guru Nanak Foundation of America e do templo Sikh em Silver Spring, Maryland.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com