Bendito Calor que Vem da Bíblia e Aquece Nossa Vida!

Caro irmão Robson, que a paz de Cristo esteja com todos nós, que seu amor nos envolva e nos constranja a fazer a sua obra... Que Deus te abençoe pelo trabalho que você tem feito.

Bem, a minha história é muito longa e eu não vou contá-la toda neste e-mail. Sou um irmão leigo, e por muito tempo permaneci "morno" na igreja, como a maioria... Mas Deus, que é todo misericordioso, recentemente me despertou, e agora todos os dias acordo de madrugada (por volta das 4:00 hs), oro e peço que Deus me conceda o amor, o amor como está em I Cor. 13.

Tudo isso começou há 10 meses atrás... E Deus tem me transformado. Sei que todos os méritos são dEle, eu apenas me dispus a entregar meu coração para que Ele o transformasse pela atuação do Espírito Santo.

Dentro deste contexto, decidi estudar somente a Bíblia, me propus a estudá-la com o pensamento de que a Bíblia é auto-explicativa. Li o Evangelho de Mateus e vi muitas referências aos profetas, então decidi estudar os profetas e tenho descoberto muitas coisas interessantes relacionadas com o Apocalipse que gostaria de compartilhar com os leitores desta página.

Hoje eu gostaria de contribuir com o que me chamou mais a atenção. Tenho utilizado a Bíblia na Linguagem de Hoje, e gostaria de falar um pouco sobre Apoc. 13. É interessante notarmos que, no verso 17, fala-se em "compra e venda", não é mesmo? Pois bem, um dia estudando Ezeq. 28:12-18, encontrei o seguinte:

(Verso 12) "Homem mortal, cante uma canção de tristeza por causa do fim que o rei de Tiro vai ter. Diga-lhe que eu, o Senhor Eterno, digo isto:’Você era um exemplo de perfeição. Como era sábio e simpático! (Verso 13) Você vivia no Éden, o jardim de Deus, e usava pedras preciosas de todo tipo: rubis e diamantes; topázio, berilo, ônix e jaspe; safiras, esmeraldas e granadas. Você tinha jóias de ouro que foram feitas para você no dia em que foi criado. (Verso 14) Eu fiz de você um anjo protetor , com as asas abertas. Você vivia no meu santo monte e andava pelo meio de pedras brilhantes. (Verso 15) A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, até que você começou a fazer o mal. (Verso 16) Você ficou ocupado comprando e vendendo, e isso o levou à violência e ao pecado. Por isso, anjo protetor, eu o humilhei e expulsei do monte de Deus, do meio das pedras brilhantes. (Verso 17) Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, e a sua fama o fez perder o juízo. Então eu o joguei no chão a fim de servir de aviso para outros reis. (Verso 18) Você foi tão desonesto nas compras e vendas, que os seus lugares de culto foram profanados. (...)"

Em Ezeq. 35:13, podemos ler: "Muitas vezes eu o ouvi falar contra mim com desprezo."

Quando lemos em Apoc. 13:17: "Ninguém podia comprar ou vender, a não ser que tivesse esse sinal (...)" O que parece? Relacionando as passagens citadas, parece que comprar e vender é o mesmo que falar de Deus.

Para a maioria, se não a totalidade das religiões, falar de Deus envolve um comércio, ou através dos dízimos ou através de ofertas, onde as obrigações que deveriam ser nossas (o testemunho de uma vida transformada, a pregação através deste testemunho, as obras sociais que deveriam advir de nossas vidas transformadas...) todas elas são transferidas para um representante (ou um pastor ou um padre, etc). Desta forma, nós provemos os meios e os servos de Deus fazem o que caberia a nós, por isso sempre esperamos muito de um pastor, quando na verdade ele é um servo de Deus tanto quanto nós. Somos todos irmãos, conforme vemos em Mat 23:8-11: "Vocês não devem ser chamados de ‘mestre’, pois todos vocês são irmãos uns dos outros e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Nem devem ser chamados de ‘líder’ porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês o mais importante é aquele que serve."

Já que estamos falando das religiões é bom lembrar que o único que tem as chaves do céu que pode ligar e desligar alguém dos livros do céu é Cristo, e ninguém mais. Vejamos Apoc. 3:7 ..."Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro (Quem é santo e verdadeiro?), que tem a chave que pertencia ao rei Davi; é a mensagem daquele que abre, e ninguém fecha; que fecha, e ninguém abre."

Diante de tudo isso, podemos concluir que Babilônia representa todo o sistema religioso atual, pois todas as religiões se corromperam com doutrinas humanas. Deus sempre teve um povo na terra, e nem sempre foi um povo organizado... Israel também falhou, mas entre os israelitas haviam alguns sinceros. Só os pastores viram quando o Messias nasceu...

Sobre Babilônia vão cair os juízos de Deus e ela será destruída totalmente. Apoc 17:16: "Os dez chifres que você viu e o monstro odiarão a prostituta. Eles tirarão tudo o que ela tem e a deixarão nua. Comerão a sua carne e a destruirão com fogo." Isso só vai acontecer, ao que me parece, quando a porta da graça já tiver sido fechada, pois as pessoas já estarão seladas.

Outro detalhe que gostaria de salientar está em Apoc. 17: os 7 reis ( 7 chifres) são reis e o oitavo será a própria besta, que reinará juntamente com os 10 reis. E a besta obrigará que todos a adorem (Apoc 13:16), este novo sistema religioso parece ser o mesmo descrito em II Tess. 2:

(Verso 3) "Não deixem que ninguém os engane de nenhum jeito. Porque, antes desse Dia, terá de vir a Revolta contra Deus, e terá de aparecer o Perverso, que está condenado ao inferno. (Verso 4) Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo o que acham que é divino (ou seja, todo o sistema religioso como nós conhecemos) Ele vai se colocar acima de todos e até vai entrar e sentar-se no Templo de Deus e afirmar que é Deus! ... (Verso 6) Porém há alguma coisa que não deixa que isso aconteça agora, e vocês sabem o que é. Portanto, no seu tempo certo o Perverso aparecerá. (Verso 7) A Misteriosa Maldade já está agindo. Mas o que está para acontecer acontecerá somente depois que for afastado aquele que não deixa que isso aconteça. (não seria a presença do Espírito Santo?) (Verso 8) Então o Perverso aparecerá, e o Senhor Jesus, quando vier, o matará com um sopro e o destruirá com o seu glorioso aparecimento (a Segunda Vinda). (Verso 9) O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas (acho que tudo isso ainda não aconteceu, não é mesmo?). (Verso 10) E usará todo tipo de maldade para enganar os que vão se perder (ou seja, todos já foram selados). Eles vão se perder porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar. (Verso 11) Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que acreditem na mentira. (Verso 12) O resultado disso é que todos os que não crêem na verdade, mas têm prazer na mentira serão condenados."

Não sei se da forma como eu expus o assunto ficou claro. No fim, todo sistema religioso vai ruir e surgir um só e terá como regente o próprio Satanás na figura do oitavo rei (que pode ser o papa João Paulo II, que vai morrer e "aparecer" novamente. Apoc. 17:8, última parte: "Ele estava vivo; agora não vive mais, porém tornará a aparecer." Ele fará todo o tipo de milagres querendo se passar por Deus, mas ele só enganará os que já tiverem selados ou marcados como seus. Em Dan. 9:27, Dan. 11:31, Mar. 13:13, Mat. 24:15, todas estas passagens falam sobre o Grande Terror, que é bem esclarecido pela passagem de II Tess 2:3-12.

Já estamos no sexto rei, a Bíblia diz que o sétimo será muito rápido, e ao que tudo indica, quando o oitavo aparecer a porta da graça já estará fechada. Percebe como está muito próximo? O povo adventista está esperando um reavivamento e uma reforma, o decreto dominical, o derramamento do Espírito Santo, mas eu tenho lido muito a Bíblia e não tenho encontrado nada relativo a isso, e sim que Cristo virá como um ladrão, quando nós menos esperarmos, e se não estivermos preparados, o que será?

Qual é a característica do povo remanescente?

Apoc. 14:12 "Isso exige a perseverança do povo de Deus, dos que obedecem aos mandamentos de Deus e são fieis a Jesus."

E o que é obedecer aos mandamentos de Deus? Em Marcos 12:29-31, lemos:

(Verso 29) "Jesus respondeu: (...) ‘Escute, povo de Israel! O Senhor, o nosso Deus é o único Senhor. Ame o Senhor seu Deus com toda a mente e com todas as forças. (Será que a Igreja Adventista como um todo tem feito isso, será que cada um de nós, como indivíduos, temos feito isso?). E o segundo mais importante é este: "Ame os outros como você ama a você mesmo". Não há outro mandamento mais importante do que esses dois.

Vamos estudar outra passagem, Mat 19:16-26 fala sobre o moço rico. Qual o problema do moço rico? Será que era a guarda dos mandamento? Sim, era. Ele tinha outro deus, a riqueza. E eu e você? Qual será nosso deus? Na nossa vida não deve haver outros deuses, pois só Deus é Deus. Vocês entendem? Tudo é muito sutil, quando vemos o nosso trabalho, a lida diária (os cuidados da vida), tudo isso pode se tornar um deus para nós. Por isso se buscarmos a Deus em primeiro lugar o que Ele nos promete? Tudo o mais, mas devemos dar a Deus a primazia, o nosso melhor. Qual é o seu tempo do dia mais produtivo? É esse que Deus quer para Ele, o seu melhor tempo, não o resto, mas o melhor, não a sobra, mas o melhor...

Nós somos ensinados a adorar a Deus no Seu Santo Templo, mas qual é a verdadeira adoração a Deus? Será que é ir a Igreja (às quartas, sábados e domingos)? Será que é devolvendo o Dízimo, ou será que é distribuindo folhetos, ou será que fazendo obras de caridade? Vamos ler Rom 12:1 e 2:

"Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus em sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança das suas mentes. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável a Ele."

Irmão, se isso não acontecer na nossa vida estamos todos perdidos, não adianta nada sabermos que Cristo voltará em breve se não estivermos prontos para isso. Como poderemos dizer que este era o que aguardávamos se nós nem o conhecemos direito?

Vamos nos voltar para a BÍBLIA, ler, estudar, meditar, mas principalmente orar a Deus, implorar e nos humilhar perante o Autor do universo para que Ele tenha misericórdia de todos nós e nos transforme, para aí sim, Ele nos levar para o lar.

Eu gostaria que este esboço se tornasse público, se você achar conveniente. Se alguém tiver alguma contribuição estou, receptivo.

Um grande abraço e se não nos conhecermos nesta terra espero que nos encontremos no céu.

Klein Ribeiro Monteiro - Membro da IASD Central de Brasília.

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com