Expiação e Chuva Serôdia: O Debate Continua...

(Se ainda não leu, veja primeiro: Há um Tempo Definido para o Derramamento da Chuva Serôdia sob a Luz da Verdade do Santuário?)

Abaixo relato o que antecede a festa da Expiação, a festa da Expiação e como o povo de Deus deveria se preparar para a festa, a minha dúvida está no fato de não entender que esta festa esteja ocorrendo hoje, pois Cristo não a faz anualmente e sim uma vez por todas.

Festas das Trombetas

Tipo Antítipo
Levítico 23:24-27 * Trombetas soavam, anunciando que o Dia da Expiação aproximava-se. Apocalipse 14:6 e 7 * A primeira mensagem Angélica anunciou que o antitípico Dia da Expiação, o Juízo, era iminente.
Números 28:11-15 * Muitos sacrifícios eram oferecidos na Festa das Trombetas. Hebreus 10:32-37 * Aqueles que proclamaram a primeira mensagem Angélica sacrificaram muito. “Aceitaram com alegria o espólio” de seus bens.
Números 10:3-10 * O sonido das trombetas chamava Israel para comparecer diante do Senhor. 1 Coríntios 15:51-53 * As trombetas de Deus chamarão os santos para encontrar o Senhor quando Ele vier.

O Dia da Expiação

Tipo Antítipo
Levítico 16:29 e 30 * No décimo dia do sétimo mês o santuário era purificado Daniel 8:14 * “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o Santuário será purificado.”
Levítico 16:15-19 * O santuário era purificado e os pecados removidos pelo sangue do bode sacrificado ao Senhor, no fim do serviço anual. Atos 3:19 e 20 * Os pecados serão apagados dos registros do Céu perto do término da obra de Cristo como Sumo Sacerdote.
Levítico 16:2 * A presença de Deus estava no lugar santíssimo no Dia da Expiação. Daniel 7:9 e 10 * O Pai entra no lugar santíssimo do santuário celestial antes de ser aberto o tribunal.
Levítico 16:4-6 * O sumo sacerdote fazia uma preparação especial para entrar no lugar santíssimo. Daniel 7:13 e 14 * Cristo é acompanhado pelos anjos do Céu ao dirigir-se para o lugar santíssimo.
Êxodo 28:9-21 * O sumo sacerdote levava os nomes de Israel sobre seu coração e seus ombros ao entrar no segundo compartimento. Apocalipse 3:5 * Cristo conhece cada nome e confessa os nomes dos vencedores perante o Pai e os anjos.
Levítico 16:20 * Quando o sumo sacerdote saía do santuário, havia concluído a obra de reconciliação. Apocalipse 22:11 e 12 * Ao sair do santuário celestial, Cristo declara publicamente o destino eterno de cada alma.
Levítico 16:21 * Os pecados eram transferidos para o bode emissário. Salmo 7:16 * O pecado recairá sobre a cabeça do originador do pecado.
Levítico 16:22 * O bode levará os pecados para uma terra não habitada, uma terra de separação. Apocalipse 20:1-3 * Satanás será deixado nesta Terra desolada por mil anos.
Levítico 16:23 * O sumo sacerdote depunha as vestes que usava enquanto oficiava no lugar santíssimo do santuário, e usava outras vestes. Apocalipse 19:11-16 * Cristo depõe Suas vestes sacerdotais e vem à Terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Levítico 16:27 * Os corpos dos sacrifícios eram levados para fora do arraial e queimados. Nada exceto cinzas ficava como lembrança do pecado. Mateus 13:41-43; Malaquias 4:1-3 * Cristo ajuntará “do Seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade”, e eles serão queimados nos fogos do último dia. Restarão apenas cinzas.

Deveres da congregação no Dia da Expiação

Tipo Antítipo
Levítico 23:27 * “Tereis santa convocação.” Todos deviam reunir-se para a adoração. Hebreus 10:25 * O povo de Deus deve reunir-se na congregação, principalmente ao saber que o dia se aproxima.
Levítico 23:27 e 29 * No símbolo, todos deviam afligir a alma, passando o dia em “oração, jejum e profundo exame de coração”. Lucas 21:34-36; Isaías 22:12-14 * A exortaçào é: “Acautelai-vos por v’so mesmos. ... Vigiai, pois, a todo tempo, orando”, para escapar da orgia e da embriaguez.
Levítico 23:27 * Trazia-se “uma oferta queimada ao Senhor”. Havia inteira consagração. 1 Tessalinicenses 5:23; Romanos 12:1 * “Espírito, alma e corpo” devem ser totalmente consagrados a Deus.
Levítico 23:30 * Toda obra secular era posta de lado no Dia da Expiação. Lucas 21:34-36; Mateus 6:32 e 33 * Os cuidados da vida não nos devem sobrecarregar, neutralizando a obra de Deus no coração.

Observações: Nos comentários do Sr. Nelson Oliveira, afirma que no dia 29 de setembro de 2001 é o dia em que Cristo anualmente coloca as vestes de Sacerdote, oficiando assim o dia da Expiação e que todo o ano esse ritual acontece no santuário celestial.

Temos de compreender algumas coisas que acontecem no Santuário Celestial e que gostaria de que o Sr. Nelson Oliveira me respondesse embasado na Bíblia. 

  1. Cristo oficializa o cargo de Sumo Sacerdote somente no dia da expiação no Santuário Celestial?
  2. Isto significa que o fechamento da porta da graça ocorrerá em um dos dias de expiação anual?
  3. Nos dias restantes, qual é o ofício que Cristo executa no santuário celestial?
  4. Quando que Cristo torna-se meu substituto?
  5. Quando que Cristo atua como nosso advogado?
  6. Quando que Cristo atua como Juiz?
  7. Como o Sr. Nelson Oliveira chegou a conclusão de que deveríamos guardar o dia da Expiação
  8. Em Gálatas 5:1 a 7  nos coloca na posição de que não nos submetemos  ao jugo a escravidão(lei e rituais antigos)? Não acha que a observância deste ritual estaria novamente nos colocando a nos obrigar a guardar toda a lei?

Realmente a festa das trombetas, se referem ao acontecimento do dia da Expiação, e que o Apocalipse que fala sobre as três mensagens angélicas poderiam ser as trombetas anunciando o juízo, o seu meio e o seu fim.

Atualmente acredito que Cristo está atuando como nosso advogado e a função de Juiz está designado ao Pai. Pode alguém ser Juiz, advogado, substituto, sumo sacerdote ao mesmo tempo? A IASD confunde o trabalho de Juiz no Juízo Pré-Advento com o Juízo Pós-Advento, se alguém pudesse explanar esse assunto aqui na Internet seria de muita utilidade.

Quanto ao Sábado do Dia 10 do sétimo mês (judaico), também fico aguardando uma explicação.

De seu irmão em Cristo, muito interessado em “velhos conhecimentos sob nova moldura”.

Jonas


Nelson Responde:

A dificuldade de entender que o dia do juizo e um dia literal de 24 horas, que ocorre uma vez ao ano a partir de 1844, vem da tradicional interpretacao que considera que o dia da expiacao da primeira ou tipica dispensacao, e um tipo do periodo de juizo presente, desde 1844 ate o fim da provacao, ou seja, o fim da graca.

Porem, nao existe justificativa biblica para justificar esta ideia.  Na profecia, nos nao temos nenhuma chave biblica que justifique que um dia tipifica ou denota um periodo indefinido de tempo.

Mas, quando nos tomamos o periodo da primeira dispensacao, no qual o dia da expiacao acontecia uma vez ao ano, como o tipo da presente dispensacao desde 1844, e o dia ali como tipo do dia aqui, a dificuldade desaparece. 

Jesus poderia julgar todos em um dia, ou um segundo, mas ele segue o processo pre-determindo no plano da salvacao.  Primeiro os mortos, um pouco de cada vez, e por ultimo os vivos no ultimo dia da graca que por divina coincidencia sera o ultimo dia da expiacao.  Se nao for assim, perderemos toda a direcao como os discipulos perderam por ocasiao das festas tipicas da primavera.  Nem um jota e nem um til se omitira da lei ate que tudo se cumpra. 

Procure imprimir meu artigo e depois fazer repetidas leituras para que voce possa compreender melhor e continue assessando o site do Robson para observar as respostas.

Quantas às suas perguntas finais, estas seriam minhas respostas:

  1. Correto.  Lev 16:2; Zac 3:9; Atos 17: 31; Daniel 8:19
  2. Correto
  3. Intercessao.  Hoje ele intercede por voce.  So vai julga-lo no dia da expiacao, se estiver vivo no ultimo dia da graca, que segundo o plano divino ocorrera na repeticao da data do dia da expiacao.
  4. Quando voce o aceita como seu Salvador pessoal.
  5. Sempre, muito mais ainda no dia da expiacao. Veja Zacarias Cap. 3.
  6. No dia do Juizo.
  7. Observando como os tipos relacionados com o primeiro advento foram cumpridos nao somente quanto ao tempo, mas tambem quanto ao evento.  Jesus morreu na pascoa, ressuscitou nas primicias e outorgou o espirito santo no pentecostes.  Tudo isso ocorreu na data correta. Jesus agora, segundo Samuel Snow, principiou o juizo no dia da expiacao.  Como o processo nao terminou, o dia esta vinculado ao processo.  A sombra segue a realidade.  Sugiro que imprima meu artigo e com calma leia algumas vezes para que voce possa perceber bem as nuancias. 
  8. Nao estamos pregando para as pessoas guardarem leis cerimoniais ja cumpridas.  Estamos falando das profecias tipicas do segundo advento.  Do cruzamento da lei mosaica referente aos tipos do segundo advento com a profecia de Daniel 8:14 e 9: 24 a 27.   Estamos falando da hora do juizo.  Voce ja pensou em ir a uma audiencia fora do horario marcado.  Que beneficio a pessoa ira receber se o juiz nao esta disponivel.

Para resumir a sua pergunta sobre o juizo investigativo ou pre-advento eu diria para voce o seguinte:

Jesus sempre intercedeu pela sua igreja e isto e continuo.  Agora em 1844 a fase do juizo investigativo inicia-se.  Portanto, o pai da materia Iran Edson escreveu: “Enquanto atravessava o milharal, detive-me em meio ao campo.   O ceu paraecia abrir-se-me a vista e vi distinta e claramente que em lugar de nosso Sumo Sacerdote sair do Lugar Santissimo do santuario celestial para vir a Terra (em 22 de outubro),… Ele pela primeira vez entrava nesse dia no segundo compartimento desse santuario; e que Ele tinha uma obra para realizar no Santissimo antes de vir a terra.

Ao querido irmao Jonas, um abraco de seu irmao na fe.

Nelson Oliveira Jr.,  da igreja adventista de Los Angeles

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com