Igreja Adventista ou Igrejas Adventistas?

Apreciado Irmão Robson:

Tenho lido com muito interesse e muita surpresa o artigo onde o pastor Adventista se encontra com a Papa. Tenho, porém, a opinião que não é preciso rasgar as vestimentas por isso, nem muito menos chamar "traidor" a este irmão.

Agora vou explicar o porquê opino desta maneira:

1 - Creio que embora a Igreja Adventista do 7º Dia é uma organização mundial e as raízes históricas do movimento deram um formato de doutrina única,  o que não se dá em outras denominações. Por exemplo: há muitos tipos de Batistas, muitos tipos de Presbiterianos, milhares de tipos de pentecostais, etc. Atualmente, especialmente depois de 1960, também se começaram a notar fortemente diferentes tipos do Adventistas. Vocês já sabem...

Eu acredito que isto é fruto das Universidades Adventistas, o maior acesso a literatura de outras linhas de pensamentos, internet, TV, etc. Ou seja, um fruto do tipo de sociedade em que vivemos. Acredito que nisto EUA é muito mais forte. Não acredito que se possa deter os pastores ecumênicos, como tampouco se podem deter os letreiros antipapistas, nem as páginas Web "anti-associação". 

Estamos em uma época onde dificilmente encontraremos duas pessoas no mundo que pensem da mesma maneira. Muito diferente de algumas décadas atrás, quando o que a autoridade dizia, isso se devia fazer... Esse era o tempo das ditaduras, monarquias, etc.

2 - Então, o que fazer? Minha sugestão: Seria bom deixar a mentalidade de IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA como uma unidade, como um povo de uma mesma crença e de um mesmo sentir. Se queremos que todos pensem igual, vamos morrer de angústia. Acredito que cada dia se verão mais e mais costumes estranhos, que não nos devem surpreender. 

Acredito que os irmãos deveriam ter a idéia de Igrejas Adventistas do Sétimo Dia, e deixar de nos amargurar pelo que fazem lá ou por aqui, e sermos responsáveis por nossas próprias ações. 

Por isso aplaudo o grupo da cidade de Poá, por afastar-se do SISTEMA que quer impor sua linha de pensamento e adequar-se a suas próprias convicções.

3 - Tendo isto em mente, não acredito que este irmão, pastor dos EUA, que recebeu a bênção da Papa, seja tão digno de condenação (possivelmente terá seguido alguma convicção) e Seu pecado é muito pequeno em comparação com Pastores sul-americanos que vêem a si mesmos como Papas do adventismo... Espero que não me entenda mal, mas fui obreiro adventista por mais de 20 anos e já vi mais de 250 papas!

4 - Por último, Irmã Robson, e outros irmãos que leiam esta nota, animo-lhes a ter fortes convicções. Lutem por alcançar um estilo de vida de acordo com seus ideais. Publiquem estas convicções com todo ardor, mas não se deixem adoecer pelo que outras Igrejas Adventistas do 7º Dia, ou outros pastores, façam. Afinal de contas, o REMANESCENTE não é nenhuma organização, a não ser um conjunto de pessoas, que serão salvas individualmente.

Houve um tempo que me preocupava muito com tudo que se passava até na Conchinchina. Atualmente, penso que não importa o que ninguém faça. Não devo permitir que isso obstrua minha salvação e minha paz mental. 

Sigam fiéis a Deus e recordemos que cada um dará conta de si. 

Wolfgang Streich.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com