EM MOMENTOS COMO ESTE

Por Jan Paulsen


Quando nós refletimos no que os últimos dias nos trouxeram de terror e trauma, incerteza e confusão, sentimo-nos como seres humanos ordinários absolutamente necessitados; é como se houvesse um espaço vazio dentro de nós, como se houvéssemos sido esvaziados. É difícil encontrar palavras que possam expressar o horror que experimentamos e como nos sentimos agora respeito de este. As palavras parecem tão vazias que se sente como se elas se gastaram. Damo-nos conta de nossa própria fragilidade humana, e nos damos conta de que as estruturas que construímos ao redor de nós não vão resistir a prova. E assim, devemos procurar em outra parte por ajuda. Imediatamente vêm à mente as palavras do Salmista:

"Elevarei meus olhos aos Montes; de onde virá meu socorro? "
E a resposta da fé vem imediatamente,
"Meu socorro vem de Jeová, que fez os céus e a terra"
(Salmo 121)


Como crentes somos um povo de esperança, e falamos a linguagem da esperança, a fé e a crença no futuro, ainda quando enfrentamos um momento tão penoso como o que enfrentamos agora. E nos recordamos delas palavras do David: "Estes confiam em carros, e aqueles em cavalos, mais nós do nome das Jeová nosso Deus teremos memória" (Salmo 20:7) Por conseguinte, embora difíceis são estes dias, como crentes não somos os agentes da escuridão e o desespero. Mas precisamos olhar ao Senhor.

Não há nenhuma dúvida que a mão do maligno esteve trabalhando no que aconteceu, as impressões digitais do que, do único que constantemente está procurando oportunidades de criar estragos, destruir, e causar caos estão ali. Ele é o amo indiscutível em desenvolver o mal em um intrincado sistema . O fato abominável que aconteceu em Nova Iorque e em Washington DC e por isso a toda a humanidade, é que não só o mal foi infligido contra as instituições e estruturas da sociedade, a não ser contra um múltiplo de milhares de pessoas inocentes que pagaram com suas vidas nas mãos do maligno; e nos condoemos com os muitos múltiplos de milhares mais que perderam um ser amado e que estão chorando em seus corações nesta hora.

Como pode você reunir as partes da vida de novo depois de algo assim?

A resposta não é fácil, e alguns a buscarão por muito tempo e não a poderão encontrar. Não ficaremos curtos em opiniões opiniões e teorias durante nas próximas semanas. Minha preocupação é: Quantas mais vistas inocentes se perderão antes de que sejamos capazes de deixar isto atrás?.

Como podemos você e eu ajudar? Como podemos nós ajudar como uma comunidade de igreja?

Como uma comunidade crente nós lemos a Bíblia e somos guiados pelo Espírito em nossa compreensão do que lemos. Algo do que nos lemos diz a respeito do que acontecerá nos dias finais da história da terra, e alguns daqueles acontecimentos serão rápidos e e de proporções cataclísmicas. Mas é importante recordar que só Deus conhece precisamente como se desenvolverá o futuro e como os eventos se sucederam. E não ajuda a ninguém, e não ajuda à missão que Deus confiou a sua igreja para levar a cabo, que você ou eu nos ponhamos a especular sobre o que ainda falta por suceder. Somos chamados a ser vigilantes, estar sóbrios, e para continuar com nossa missão até que O venha.

A mim isso quão médios quando nós comprometemos na Missão de Deus e quando nós esperamos a vinda de nosso Senhor, nós devemos ser tranqüilos e devemos refletir, acordado e informado, mas não ficar histérico ou ceder ante as especulações do colourful. Nós devemos ser sensíveis aos problemas que os nossos companheiros de humanidade sofrem, e nós devemos ser compassivos em nossos esforços ajudar. Isso significa, na situação atual, que nós damos o consolo, nós damos sangue, e nós damos o dinheiro. Significa que nós oramos para nossos vizinhos sofredores e nós oramos com eles. Mas nós também recordaremos orar para estranhos fora de que podem ser um maneiras largas mas quem também é vítimas inocentes não agarradas em algum preço nítido mau de sua própria fabricação. E nós estendemos a mão para ajudá-los, como haveria a Cristo, para também eles é dele.

Para mim isso significa que em tanto estamos comprometidos na Missão de Deus e em tanto esperamos a vinda de nosso Senhor, devemos ter calma e reflexão, estar acordados e informados, mas não ser histéricos ou dar lugar a coloridas especulações. Devemos ser sensíveis aos problemas que a humanidade que nos rodeia sofre e devemos ter compaixão em nossos esforços de ajuda. Isso significa, na situação atual, que damos consolo, damos sangue e doamos dinheiro. Significa que oramos por nossos vizinhos sofredores e oramos com eles. Mas devemos também recordar orar por quão estranhos podem estar muito longe mas que também são vítimas inocentes de alguma rede maligna na qual eles não participaram. E devemos fazer um esforço por alcançá-los, como o faria Cristo, pois também eles são deles.

Como crentes nós falamos regularmente com Deus. Bem, recorde também falar com ele em relação aos líderes de nossas nações, América e qualquer outro lugar, quem agora encara algumas decisões muito difíceis. Ao procurar reparar o que está prejudicado, tomara que as reparações não sejam piores que o dano!

Deus não abandonou à humanidade; longe está isto dele! Ele tem um compromisso imensurável com a humanidade, parcialmente descoberto no presente de seu Filho, e ele está ali para ajudar . Ele tem uma forma de fazê-lo. É para nós aprender a nos submeter, e então procurar entender como ele nos faria atuar. Eu pediria a nossos líderes nacionais que tomassem tempo em suas deliberações para lhe buscar em oração, pois O é o único que pode lhes guiar com emano segura.

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com