Não Há Respaldo Bíblico para o que o Irmão Nelson Ensina


Texto assinado por: Antônio Rodrigues da Silva - Iasd de Glendale, Califórnia.
Com respostas intercaladas (em negrito) de: Nelson Oliveira Jr., da Iasd de Los Angeles

Ola Robson!

Sou membro leigo e frequento a mesma igreja do Sr Nelson de Oliveira, na California, Los Angeles. Portanto o Nelson é pessoa que admiro e respeito mas gostaria de discordar e questionar a idéia que ele levou a publico,pois nao existe respaldo biblico e nem do espirito de profecia; e gostaria de basear esse meu pensamento nas seguintes questões;

Ele nao esclarece pontos desse serviço de interseção,pelo menos até agora do dia da expiação pelo motivo de nao continuar esplicando a transferencia do pecado para o Azazel.e toma entao carona na mensagem adventista deixando acredito a responsabilidade desses pecados,confessados nesse dia especial,tambem praticado pelos judeus,para o grande e ultimo dia.


Nao escrevemos acerca do bode azazel e tambem sobre as festas tipicas dos tabernaculos porque isto sera cumprido depois que Jesus terminar seu ministerio no santuario.  Portanto, estamos nos consentrando naquilo que esta em nosso alcance agora.  O bode azazel (Satanaz) de acordo com o cerimonial tipico que Moises escreveu, expiara seu proprio pecado pela sua morte.  Ja com voce e eu sera diferente.  Jesus aplicara seus meritos adquiridos na cruz com sua morte em seu e meu favor no dia da expiacao.  Se voce estiver vivo no ultimo dia da graca.


Veja sua declaração pelo que entendo é de que Jesus todo o ano sai do lugar santissimo no dia da expiação e pelo que me parece esses "pecados 'confessados estao como disse sendo acumulados para quando jesus voltar, entao é um dia "manco'", pois os pecados NAO SAO TRANSFERIDOS PARA NINGUEM.


Ao contrario, Jesus executa o trabalho do juizo no dia da expiacao.  Seria aconselhavel o irmao imprima o meu artigo para poder ler com calma e muitas vezes para compreender que foi escrito. 


Ensina ou acredita, que a cada ano Jesus entra e sai do santissimo contrariando abertamente o ensino do Espirito de profecia,porque fala que depois da ascenção de Cristo os serviços do santuario continuaram no céu.Pelo menos falou a um dos menbros  aqui da igreja.


A lei mosaica estava sob o selo do livro de Daniel porque o cerimonial tipico tinha que esperar periodo dos 2300 anos.  “ Ate duas mil e trezentas tardes e manhas, entao o santuario seria purificado.”  Portanto, o dia da expiacao voltou a entrar em vigencia.


Segundo a atividade do santuario na terra,dentro da arca,estava as tabuas da lei.a vara de  arão,mas uma amostra do maná.e fora dela estava como relata a biblia o livro de moises que continha todas as leis e cerimoniais que os judeus praticavam e que de quando em quando era lido perante o povo.Pois bem,ele acredita que essas leis nao foram abolidas e que continuam existindo até hoje,dessa maneira entrando em choque com a biblia que revela no livro de colosensses no capitulo 2 de que as leis de ordenanças foram cravadas na cruz.Entao como se ve sao pequenas coisas e eu estou citando apenas duas delas,mas que criam dificuldades na interperetação e exegese,pois ele tera que mostrar na biblia a que leis o apostolo paulo estava se referindo quando falou a respeito das ordenanças.Mas volto salientar que nao valem argumentos mas sim O ASSIM DIZ O SENHOR.


A cruz e o fundamento para o cumprimento da lei cerimonial.  Os tipos que se relacionavam com a pascoa se cumpriram na cruz, ou seja na pascoa.  Depois, os tipos que se referem ao molho movido devem se cumprir na realidade do molho movido.  Portanto, depois da cruz, no terceiro dia, Jesus cumprindo o que foi dito dele por Moises no cerimonial mosaico, ressuscitou dos mortos.

Acerca do que o Apostolo Sao Paulo falou em Colossenses 2:16 e 17,” Ninguem vos julgue pelo comer , ou pelo beber ou por causa dos dias de festas, ou da lua nova, ou dos sabados.  Que sao sombras de coisas futuras” esta absolutamente certo.  O apostolo Sao Paulo entendeu que Jesus morreu na pascoa, ressussitou nas primicias e outorgou o espirto santo no pentecostes.  Os tipos do primeiro advento se cumpriram.  Agora, no tempo em que o amado apostolo escreveu a carta, os tipos que se referem ao Segundo advento, ou seja, trombetas e expiacao, estavam sob o selo do livro de Daniel e portanto aguardando o fim dos 2300 anos.  Portanto, bem disse o apostolos que ninguem vos julgue agora porque estes sabados sao sombras de bens futuros.  Veja como a biblia nao se contradiz nunca.


O Nelson procura dar enfase que a Sra white nao foi a unica profetiza e que ela nao teve toda a luz sobre o fato.Ora pelo que entendo,realmente nao posso deixar de admitir que o dom profetico terminaria com a irmã White,mas pergunto pode um profeta contradizer outro profeta? ou estou errado quando penso que um continua dando enfase, estabelecendo,e aprimorando a mensagem do outro?Nesse caso leiam o que está escrito no livro "Cristo em seu santuario "a pagina 95 sobre a purificação do santuario na versao em CDR da casa publicadora, e os irmaos encontrarao citaçao interesante  que esclarece que durante "18 séculos este ministerio continuou no primeiro compartimento do santuario........este é o serviço iniciado quando terminou os 2300 dias.Naquele dia conforme fora predito pelo profeta Daniel,nosso sumo sacerdote entrou no lugar santissimo. (Veja somente 18 séculos depois,isto é em 1844n o dia 22 de outubro Ele entra no Santissimo) as observacões entre (  ) sao minhas.

Continuando  o texto vai esclarecendo que IGUALMENTE a purificação real do santuario celeste deve EFETUAR-SE (no futuro) pela remoção ,ou apagamento, dos pecados que ali estão registrados. (E se serão no futuro,com certeza nao deve ser de ano em ano) como fazem os judeus até os nossos dias ,pois como sabemos a irma White tambem esclarece que o tempo que eles os judeus usavam no passado acabou,inclusive com o rasgamento do veu que se parte de alto a baixo mostrando que os serviços prestado no santuario tinham sido completamente distituido do valor que o judeu dava pra ele.e continua o texto...reafirmando que :QUANDO CRISTO PELO MERITO DO SEU PROPRIO SANGUE,REMOVER DO SANTUARIO CELESTIAL OS PECADOS DE SEU POVO,AO ENCERRAR-SE SEU MINISTÉRIO.( pois nao removeu ainda) ele os COLOCARÁ (no futuro) sobre Satanás,que na execução do Juizo,deverá encarar a pena final.


A senhora White escreveu que Jesus principiou o Juizo Investigativo no dia da expiacao em 22 de outubro de 1844.  Entrou no lugar santissimo no dia e hora previsto na cerimonial mosaico que muitos dizem que foi cravado na cruz.  Como apenas principiou, o julgamento deve continuar no tempo especificado para esta finalidade. Jesus acumula a funcao de juiz.  O ritual do santuario da dispensacao mosaica e tipo do periodo da purificacao da nossa dispensacao que principiou em 1844.


Acredito tambem na luz adicional,como esta escrito pela propria sra white,e da maneira como está escrito no inicio da colocação do Nelson. Mas "quem" são os que querem ter luz adicional? Vejamos alguns exemplos de homens e mulheres que quizeram ter "luz adicional: Dr. Kellog, Canright, Desmond Ford, Reformistas, Adventistas da Promessa, Ramo Davidiano (Waco), Jeanine Sautron e o Movimento Adventista do povo remanescente,  etc, etc, etc.


A senhora White disse que necessitamos de luz adicional em muitas areas da fe, que precisamos de uma grande reforma e reorganizacao.  Em meus artigos nao mencionei nenhuma das pessoas inumeradas pelo querido irmao.


Se a mensagem era de Deus, onde estão esses homens e suas mensagens? no que viraram? talves a resposta seja que a IGREJA ADVENTISTA OS SUFOCOU. Entao fica a questão,ou esse povo é muito forte, ou o Deus que confiamos é fraquinho e nao consegue fazer prevalecer e estabelecer suas verdades.Tenhamos Juizo, irmãos, e nao nos vejamos brigando contra a menina dos olhos de Deus.


A igreja adventista nao sufocou ninguem.  Se estivesse sufocado, voce nao estaria aqui agora discutindo as questoes do santuario.  O Robson esta de parabens por ter tido a iniciativa ajudar a tirar o controle da informacao de umas poucas maos.


Outra coisa que gostaria de salientar é que na colocação do Nelson,ele cita em uma de suas paginas iniciais que "voce poderá estar aqui conosco e com os irmãos da igreja adventista de Los angeles em oração  para celebrar com os muitos irmãos mais um aniversário...


Sim, aqui muitos dos irmaos estarão confessando os pecados, pedindo perdao pelos mesmos e alcancando liberatacao.  Muitos irmaos estaram observando as questoes do santuario e pedindo chuva serodia no tempo das chuvas. Zac.10:1


O Nelson da a conotação de a "igreja" ,quando na verdade não é assim. Talvez um grupo de alguns irmaos que aceitam e pensam como ele, e entao caminham por essa linha de pensamento, que a meu ver precisa ser melhor estudada antes de ser ensinada e divulgada.


Jesus nunca desprezou dois ou tres que tivessem reunidos em oracao.  Posso dizer que sao muitas familias que observam os tempos do refrigerio.  O lindo de nossa igreja e que o povo ja esta se amadurecendo e percebendo que Jesus atua na diversidade.  Ninguem e maior ou menor que ninguem.  Temos que avancar na fe, suportando as cargas uns dos outros.


-    Agora um DESAFIO PUBLICO ,para todos aqueles que creem nessa mensagem ou em qualquer outra "verdade" e vejam bem, e a mim mesmo, que, às vezes, nos perdemos nos nossos pensamentos, achando que é LUZ ou entao que sao inspirados por Deus.


A lei e ao testemunho! Se nao falarem Segundo as esta palavra, nunca verao a alva.  Isaias 8:20.

E meu desejo que estas respostas ajudem ao nosso querido irmao e amigo anonimo e tambem aos leitores interessados neste assunto de grande importancia.

Nelson de Oliveira


...A que mudem de vida,no poder do Espirito Santo,pois ja esta provado de sobejo que sem ele nos nao vamos daqui a proxima esquina. Que reflitam nos dons do Espirito,sem tocar busina e fazer alarido e abreviemos a volta de Nosso Senhor Jesus muitas autoridades da igreja que foram apaixonados pela mensagem adventista no seu primeiro amor,e que agora descontentes e desconfiados atiram pedras nos que continuam crendo como no principio da mensagem adventista.

-          Nao vejo problemas nos escritos inspirados, mas sim nas nossas vidas que sào sem inspiração,pois nao entregamos a nossa mente a transformação do poder do Espirito como ensina O apostolo Paulo "transformai-vos pela renovação da vossa mente "confessando nossas culpas a Deus e ABANDONANDO todo pecado acariciado.

Que o Senhor continue nos dando esperança e quando ele voltar que possa achar fé na terra. Pelo menos no seu "POVO".

Antônio Rodrigues da Silva


2ª Carta de Glendale

Ola Robson,

Sou eu de novo tentando falar sobre a replica do irmao,e pedindo direito de continuar a ter duvida e  dar respostas a suas contestações como segue em ordem de acordo com a colocação do Nelson.

1 - Ao ser enviado o meu artigo para o Nelson contestar, ele picou o meu artigo para responder algumas questões e faz com que nessa atitude o leitor perca a logica do meu pensamento. Nao preciso de muita delonga nisso, pois vc é jornalista e sabe que é assim que funciona as coisas. E a partir dai, passo a nao dar muito  mais credito a sua pagina sobre a "isenção " do seu envolvimento nas questões como vc tantas vezes preconizou em seu site. 

Outra coisa é que o Nelson disse para mim que eu li errado o que ele escreveu sobre ele ter envolvido a igreja de GLENDALE,CALIFORNIA, nessa questão quando na verdade eu disse, porque ele escreveu. Basta o leitor voltar um pouco a pagina e ver que a conotação dada em seu texto foi a de que a "igreja" participaria,quando digo novamente que não é assim, e veja, vou mais longe, não sei quantos, mas sei que é minoria. Da familia dele por aqui, são tres familias e da igreja, pelo que tenho perguntado nem entendem o que é isso, justamente porque quando fala, fala de um modo muito tecnico quando teria que explicar de maneira mais simples essa questão. 

Sua citação de quando estiverem reunidos dois ou tres Deus ali estaria nao pode justificar um ato imprudente desse. Quero salientar que falei inclusive com ele que penso que se ele pensa  um pouco diferente,  deveria se reunir com os irmãos responsáveis pela igreja e dizer para eles no que realmente acredita sobre o santuário e depois dessa avaliação entao passasse a ensinar isso na igreja, para não ficar como a atitude do gato que dá o tapa e depois esconde a unha.

Acredito ser essa a melhor maneira de resolver questões dessa natureza ao invés de querer que os irmãos engula goela abaixo uma teoria sua e de sua familia, ainda mais ele sendo um dos anciãos da igreja. Desculpe a minha rudeza de argumento,mas aprendi isso mesmo dentro da igreja,pois nao sou papador de sermão, ou melhor, nao sou católico que faz tudo o que o padre manda, e nao tao pouco de aderir a teorias sem antes estudá-las e analisá-las justamente pelos dias em que vivemos.

Pode ser até que ele tenha razao, e que um dia tenha que agradecer-lhe por ter colocado isso a publico.  Como ja falei de outra feita, acredito que estamos onde estamos e com muitos pastores fazendo o que fazem, porque estão comendo em outro coxo e depois oferecem da carniça que comem para os irmaos porque acharam gostoso.

2-  Li o artigo varias vezes e penso ter entendido o que vc quiz dizer,embora ainda nao possa concordar.

3 - Nao li em parte alguma da biblia, nada que fale que a lei mosaica estava selada sob o selo do livro de Daniel.Se algum irmao puder me mostrar o ASSIM DIZ O SENHOR agradeceria.Senao realmente vamos pra area da especulação e assim vai ficar cada vez mais dificil.

4 - Embora Paulo tenha falado que são sombras dos bens futuros,NAO ESCLARECE.Portanto sou obrigado a entender que se aparecer outro grupo de pessoas afirmando o contrario e de modo um pouco diferente,vamos sendo jogados de um lado para outro e por ai vamos por todo vento de doutrina ou chamando a cada caso de nova luz.Outra coisa importante é que Deus falou a Daniel que estaria sua mensagem selada até o tempo do fim,mas se esqueceu de falar para Paulo que viveu muito depois de Daniel.

5 - Muitos dizem realmente e ensinam que foram cravados na cruz,porque justamente aprenderam de um dos maiores apostolos da palavra de Deus.O Grande apostolo Paulo,pela sua propria boca ,e nao por declarações supostamente dita.

6 - Conheco muita gente que quer ter luz adicional,e na realidade creem que as tem senão de outra forma nas as escreveriam com tanta veemencia,por isso citei os varios nomes para que os leitores possam se recordar deles e de seus fracassos como mensageiros de nova luz.E me desculpe mais uma vez,pois achei interessante um dos argumentos  da parente do Elias Zorub,que diz que seu avo deixou para  os Zorub a responsabilidade de continuar o que ele acreditou por toda sua vida sendo uma luz, ( vejam e pode até ser ),como que tranferindo o seu dom,como se fosse uma herança de pai para filho,e sinceramente nao sei se esse  é um bom critério.

Tambem quando a senhora White fala em reforma,nao diz em reforma de doutrina,mas reforma de vida inclusive é a unica vez que a vejo sendo extremista quando diz que nossa mudança de vida  tem que ser  RADICAL .Qaunto a reorganização é evidente em razão de estar a igreja inchada,e em seus muitos setores virando cabide de emprego.Dessa maneira os recursos para a pregação que deveriam ser enviados para o evangelismo são desviados para reuniões e passeios sem necessidades.

7 - Sim aqui muitos "dos" irmãos.Dessa vez melhorou, mas se ainda puder explicar diga quantos porque não sei.O que sei que são seus tres familiares e que saiba mais duas familias.

A igreja Adventista pode nao ter sufocado,mas é o que parece pois essas pessoas nao tem ,mais suas obras publicadas nas nossas editoras,muito menos lida e ensinadas,e continuariam falando abertamente dentro da igreja.E mesmo vc querido irmão Nelson teria tomado outro rumo esclarecendo abertamente a igreja pois aqui em Glendale voce nao pode se esquecer que é um dos lideres dessa igreja,pois a esta representando como um dos anciãos.

8 - Nao posso contestar que sao muitas familias que observam os tempos de refrigerio,mas aqui en Glendale sei que não é assim.Jesus atua na diversidade sim,mas na duvida e no engano nunca.E nesse caso prefiro nao fazer,nem celebrar antes de realmente esclarecer pormenores.E acredite que o faria se pudesse ver com os teus olhos.

9 - quanto a resposta Lei e testemunho, gostaria de entender melhor a questão do testemunho. Qual testemunho? onde? e de quem? por gentileza nao pegue isso por ofensa, pois sei que é uma pessoa idonea e responsavel.

Gostaria se possivel que vc publicasse isso que escrevo e tambem que juntasse os pedaços do que escrevi,e que as suas respostas,as do Nelson, sejam colocadas  com o mesmo criterio que ele responde ao outro leitor no final do que ele escreve.Continuo reafirmando que tenho um carinho especial pelo meu irmão em Cristo e torcendo pra que todos juntos possamos um dia falar a mesma lingua, no poder de Jesus, e que possamos realmente nos libertar de todos os pecados.

Muito obrigado, espero nao ter ofendido pessoas especialmente voce meu querido irmao, ao qual continuo afirmando meu apreço e carinho.

Do irmão em Cristo,

Antonio Rodrigues da Silva, Glendale, California.


Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com