Bispos do EUA Recordam a Bush os Princípios da "Guerra Justa"

Aplaudem a prudência demonstrada e seu convite à tolerância

WASHINGTON, 21 setembro 2001 (ZENIT.org).- Em uma carta dirigida ao George Bush, o presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos expressou seu apoio aos esforços que está realizando para fazer justiça pelos terríveis atentados terroristas de 11 de setembro, e pede que em todo momento se faça segundo os princípios morais.

Em sua carta, monsenhor Joseph A. Fiorenza, bispo do Galveston-Houston, assegura que os bispos de seu país estão rezando nestes momentos para que Bush «encontre os caminhos justos, sábios e efetivos para responder com decisão e moderação à larga tarefa de acabar com o terrorismo».

Referindo-se ao «dever moral» dos Estados Unidos e a «grave obrigação de defender o bem comum» ante estes ataques, o bispo de Houston explica que os bispos «apóiam os esforços de nossa nação e da comunidade global para fazer justiça a aqueles indivíduos, grupos e governos responsáveis pelos atentados, de acordo com a lei nacional e internacional».

«Embora temos que ter em conta o caráter único deste novo tipo de ameaça terrorista -- continua dizendo --, toda resposta militar deve estar de acordo com os princípios morais, em particular com as normas da tradição da guerra justa, tal como é a probabilidade de êxito, garantir a segurança das populações civis, e o caráter proporcional das operações segundo o objetivo procurado».

Fiorenza elogia também «o convite do presidente aos americanos para repudiar atos de intolerância étnica e religiosa», quando afirmou que os «árabes-estadunidenses e os muçulmanos não são nossos inimigos», de fato eles também foram vítimas dos ataques. -- Código: ZS01092107. Data publicação: 2001-09-21.

Fonte: http://www.zenit.org/spanish/visualizza.phtml?sid=10190

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com