Adventistas Continuam Mobilizados em Ajudar na Tragédia

Silver Spring, Maryland, EUA ... [ASN] - A Igreja Adventista nos Estados Unidos e ao redor do mundo se uniu em oração pelas centenas de pessoas que foram atingidas diretamente pelos ataques terroristas da terça-feira. As histórias pessoais de membros da Igreja têm chegado à sede mundial da Igreja; histórias de perda, de quase perda e choque. Mas, os temas comuns entre estas histórias é a confiança em Deus, simpatia profunda por aqueles que estão sofrendo, e desejo de participar, de alguma maneira no resgate e na restauração.

Sabemos de que pelos quatro membros da Igreja Adventista que trabalhavam no World Trade Center, ainda não foram encontrados. Os nomes não foram liberados ainda.

Os membros da Igreja Adventista que trabalhavam no Pentágono estavam entre os que foram evacuados com segurança depois que o avião seqüestrado atingiu o prédio.

Participação Local

As Igrejas Adventistas ao redor dos Estados Unidos abriram as suas portas na terça-feira e quarta-feira para que aqueles da comunidade que quisessem orar pudessem faze-lo. Nas áreas perto dos locais dos desastres, os membros da Igreja Adventista logo se ofereceram como voluntários para ajudar no esforço de alívio.

A coordenadora do Ministério do Metro em Manhattan, Janice Wright, chamou os últimos dias de "surreal".

"Há muitas pessoas traumatizadas", comenta Wrigth. "Você vê isto nos rostos das pessoas. Tudo ainda está incerto, com rumores de evacuações de prédios que estão aparentemente caindo".

A Igreja Adventista fica na rua 11, é o prédio da igreja que fica mais perto do World Trade Center, e foi aberta para providenciar alimento, água, aconselhamento e um local para oração. A igreja está localizada na mesma rua do Centro Médico Santo Vicent, um hospital que fica perto da cena do desastre.

A Igreja da Esperança do Advento, uma Igreja Adventista localizada na rua 87 na região este superior, fez vigílias de oração durante toda a semana e realizou um culto especial no sábado, dia 15 de setembro. Muitas Igrejas Adventistas na cidade de Nova York têm tido pequenos cultos de conforto para a comunidade todas as noites, relata Wright.

Os serviços comunitários da Igreja Adventista também na cidade de Nova York estão realizando um treinamento especial para 35 pastores de maneira que eles consigam ligar melhor com o stress e aconselhamento diante da dor.

No dia 14 de setembro, alunos voluntários de vários colégios e universidades Adventistas como Loma Linda, Califórnia; Universidade de Andrews, Michigan, e o Colégio de Columbia, Maryland, vão para a cidade de Nova York. Os alunos vão oferecer seminários de como lidar com a dor e eles também vão facilitar discussões sobre questões espirituais que apareceram com os eventos da última semana.

"Muitas pessoas resolveram levar a religião a sério, pela primeira vez em suas vidas", comenta o vice presidente da Igreja Adventista em Columbia, Monte Sahlin, que também está coordenando o trabalho do ministério Adventista nos metros.

Na região de Washington, a comunidade da Igreja Adventista de Sligo está coordenando um sistema de apoio pastoral e aconselhamento à FEMA (Agência Federal de Gerenciamento de Emergência) no local do desastre do Pentágono.

A mobilização dos membros e líderes da Igreja Adventista ao redor do mundo tem sido "impressionante", comenta o diretor mundial de comunicação da Igreja Adventista, Ray Dabrowski.

Minutos depois do ataque terrorista, 230 pastores Adventistas em sua reunião anual em Bucareste, Romênia, interromperam seu programa de treinamento para orar pelas vitimas e suas famílias, além de terem orado também pela estabilidade do mundo.

Os funcionários da sede da Igreja na África Oriental se uniram durante uma hora em oração durante os ataques. "Como não podemos estar nos locais pessoalmente para dar sangue e apoio físico, enviamos para a ADRA 5 mil dólares", comenta o presidente da Igreja na região, Pardon Mwansa.

Mensagens de conforto e preocupação por aqueles afetados pelos ataques vieram de várias sedes e instituições da Igreja ao redor do mundo como a Associação Nordeste da Renish Westfalia, Alemanha; da Associação de Burundi; da Divisão Inter-americana; da União da Suíça; da União Italiana; da Missão das Ilhas de Salomão; do Hospital Adventista de Sidney, Austrália; da Divisão Sul-Asiática; da Divisão Euro-Asiática; da União da Bulgária; da União da África do Leste; e da União Japonesa.

Funcionários da Sede mundial da Igreja Adventista em segurança

Como a sede mundial da Igreja Adventista é uma organização internacional e sempre tem funcionários em viagem ou em itinerários internacionais. Após uma hora do primeiro ataque terrorista, foi feita uma revista de departamento em departamento para determinar quem estava viajando. Todos dos mais de 60 funcionários que estavam fora do escritório foram encontrados.

"Agradecemos a Deus pela segurança de nossa família da sede mundial, e oramos pelo retorno seguro daqueles que estão tentando voltar para casa", comenta o secretário mundial da Igreja Adventista, Matthew Bediako. "Mas não podemos esquecer as 266 pessoas que morreram nos quatro aviões seqüestrados. Oramos especialmente por suas famílias para que se sintam confortados nos braços do Senhor, Jesus Cristo".

As reuniões ainda estão como foi planejado

A sede mundial da Igreja Adventista está agora planejando para o seu Concílio Anual para os dias 25 a 30 de setembro em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos. Este evento reúne líderes e delegados de cada região da igreja mundial. Um número de pré-reuniões também foram marcadas nos dias antecedentes ao Concílio Anual.

Os administradores das sedes mundiais da Igreja Adventista declararam hoje, que mesmo que alguns delegados se atrasem ou não queiram viajar para os Estados Unidos, o Concílio Anual e as pré-reuniões continuam como foi programado. [Bettina Krause/ANN]

Fonte: http://www.ucb.org.br/news/index.asp?cmd=view&articleid=508  

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com