Roteiro para Estudo Sobre:
O Vegetarianismo na Bíblia (Completo)

1. É o vegetarianismo uma doutrina bíblica?

(A) Sim. Jesus Cristo, nosso exemplo, não comeu carne.
(B) Não. Jesus Cristo proveu alimentos cárneos para outros.
(C) Sim. Na páscoa, os israelitas deviam sacrificar o cordeiro, mas comer apenas as ervas amargas.
(D) Sim. Todos os sacerdotes de Israel eram vegetarianos.

Respostas:

A. ERRADO. Jesus Cristo, mesmo antes da Encarnação, ingeriu alimentos cárneos. Veja Gênesis 18:1-8, Marcos 14:12-18 e Lucas 24:42-43.

B. CERTO. Além de Ele próprio consumir, Jesus Cristo proveu alimentos cárneos para outras pessoas. Veja Marcos 6:34, Mateus 15:36 e João 21:9-13.

C. ERRADO. Todos os israelitas deviam comer o cordeiro pascoal uma vez ao ano (confira em Êxodo 12:1-14), e podiam comer carnes limpas em outras épocas.

D. ERRADO. Os sacerdotes tinham que comer uma porção de alguns dos holocaustos. Veja Levítico 6:25,26 e 30; 10:17-18.

2. Há evidências bíblicas de que Deus prefere um regime vegetariano a um regime cárneo?

(A) Não. Aliás, todo o problema do pecado começou por causa de uma fruta e não, de um pedaço de carne.
(B) Não. Tanto que Noé já conhecia a distinção entre "animais limpos" e "animais imundos".
(C) Não. A prova é que o cardápio de Israel no deserto incluía maná com carne todo dia.
(D) Não. Quando o povo de Israel enjoou de carne de gado todo dia, os anjos trouxeram codornizes para eles.
(E) Sim. Veja como Daniel e seus companheiros fora abençoados quando optaram pelo vegetarianismo.

Respostas:

A. ERRADO. O regime original do homem era estritamente vegetariano. Veja Gênesis 1:29 e 3:18. Satanás tentou a Eva naquilo que lhe parecia ser permitido, mas tinha sido posto como ponto de prova por Deus. Se ele oferecesse a ela um bife acebolado, com certeza seria imediatamente rechaçado, porque Eva o identificaria como o adversário do Criador.

B. ERRADO. A primeira vez que alimento cárneo foi permitido foi depois do dilúvio, quando as águas tinham destruído a vegetação. Veja Gênesis 9:3-4. A distinção de animais limpos e imundos não constava da informação inicial de Deus a Noé. (Gênesis 6:19-20.) Quem introduziu um número maior de pares de animais limpos na arca foi o próprio Deus. Assim, identificou também Ele quais seriam posteriormente os animais tolerados para consumo: aqueles que foram salvos em maior número. Noé não abateria um animal de que soubesse existir apenas um casal!

C. ERRADO. Quando Deus milagrosamente proveu alimento para Israel no deserto, deu-lhes somente 1 (uma) refeição de carne e maná por 40 (quarenta) anos. Veja Êxodo 16:12, 13, 21, 22 e 35.", "ERRADO. Israel reclamou do regime não-cárneo e Deus Se desagradou. Enviou-lhes as codornizes, mas permitiu também uma terrível praga. Veja Números 11:4-6, 31-34; e Salmo 106:13-15.

D. CERTO. Daniel e seus companheiros, por exemplo, optaram por um regime vegetariano na côrte babilônica e, com a bênção de Deus, chegaram a ser os homens mais sábios do mundo daquela época. Veja Daniel 1:8, 12, 19-20."

3. Quais foram as limitações que Deus colocou quanto ao uso de alimentos cárneos?

(A) Nenhuma. Em Gênesis 9:3, está escrito: "Tudo o que se move, e vive, ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora."
(B) Foram três os critérios sugeridos por Deus para o consumo de alimentos cárneos: (1) carne de animais "limpos", (2) sem a gordura e (3) sem sangue.

Respostas:

A. ERRADO. No Antigo Testamento, Deus permite apenas o consumo de carne de animais limpos. (Veja Levítico 11 e Deuteronômio 14.) A permissão de Gêneis 9:3 e complementada pelo versículo 4: "Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis." A distinção entre animais limpos e imundos já havia sido revelada por Deus, ao preservar na arca sete casais de cada um dos animais próprios para consumo, enquantou salvou apenas um casal das espécies restantes. Gênesis 7:2.

B. CERTO. Nem a gordura nem o sangue, mesmo dos animais ''limpos'', podiam ser comidos. Veja Levítico 3:17, 7:23 e 17:10; Atos 15:29.

4. O Novo Testamento acaba com as limitações quanto aos alimentos cárneos?

(A) Sim. O evangelho de Marcos afirma que Jesus "considerou puros todos os alimentos" (7:19).
(B) Sim. Jesus Cristo disse que os discípulos deveriam comer de tudo que lhes fosse oferecido. (Lucas 10:8.)
(C) Sim. O apóstolo Paulo diz que devemos comer de tudo que se vende no mercado, sem nada perguntar. (I Coríntios 10:25-29.)
(D) Sim. A Bíblia diz que "um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes." (Romanos 14:2.)
(E) Não. A comida pela qual ninguém pode ser julgado (Colossenses 2:16-17) não inclui carnes imundas. 
(F) Sim. Paulo disse a Timóteo que tudo que Deus criou é bom e, se recebido com ações de graça, não pode ser recusado. (I Timóteo 4:1-4.)

(A) ERRADO. Marcos 7:19 declara todos os ALIMENTOS como puros. Carnes imundas nunca foram consideradas como alimentos. Essa passagem está falando de pureza cerimonial. Uma passagem paralela se acha em Mateus 15:1-20.
(B) ERRADO. Lucas 10:8 também não autoriza comer qualquer coisa. Os discípulos estariam entrando somente em lares de judeus ou samaritanos, onde a lei do Pentateuco era estritamente observada. Nenhuma carne imunda seria colocada perante eles. Só depois de algum tempo após a morte de Cristo, foi que os discípulos começaram a evangelizar os gentios. Atos 10:34-35; 11:18.
(C) ERRADO. I Coríntios 10:25-29 não é uma discussão sobre carnes limpas e imundas, mas de carnes oferecidas a ídolos. O assunto foi introduzido em I Coríntios 8:1.
(D) ERRADO. Romanos 14:1-2 e 21 revela o contraste entre aqueles que tinham uma consciência fraca e aqueles que eram liberais. A maioria dos cristãos romanos era liberal e estava ofendendo o grupo que era mais estrito, não comendo carne ou bebendo vinho, temendo que tivessem sido oferecidos a ídolos.
(E) CERTO. Colossenses 2:16-17 aplica-se à lei cerimonial, pois a carne e o vinho são declarados ser uma sombra de Cristo. Nenhuma carne imunda entrava nesta categoria.
(F) ERRADO. I Timóteo 4:1-4, que se refere àqueles que exigiam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças, não pode incluir todas as plantas e animais. No caso das plantas, por exemplo, muitas podem ser até venenosas. E há animais reconhecidamente impróprios para consumo humano.

Roteiro de Ronald LeRoy Werner, adaptado por Robson Ramos.

Leia também:

 [Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com