Como o Vaticano Reagiu aos Supostos Ataques Terroristas

ONU: DIA INTERNACIONAL DA PAZ, PEDIDO PARA ACATAR CESSAR-FOGO
11/09/2001 11:55

Nova York, 11 set (SN) - O Dia Internacional da Paz é celebrado hoje, e nesse sentido a Assembleia-Geral das Nações Unidas pediu para acatar por um dia o cessar-fogo e não violência em nível mundial. Na sua mensagem por ocasião desta data, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirma que "este ano, por iniciativa da Costa Rica e do Reino Unido, a Assembleia Geral decidiu dar um passo em frente. Declarou que o Dia Internacional da Paz deveria ser um dia de cessar- fogo e de não violência a nível mundial". Annan indica que a ação "promete ser mais do que simbólica", pois onde as tréguas forem respeitadas, poderá prestar-se auxílio às vítimas civis em condições de segurança, segundo o texto. O secretário-geral diz ainda que esta trégua pode ser uma base para pôr termo aos conflitos. Afirma ainda que o Dia Internacional da Paz começou há 20 anos com um sonho e que, por esse sonho, "ousemos imaginar um mundo sem conflitos nem violência. E aproveitemos a oportunidade para que a paz comece a ter efeitos, dia a dia, ano a ano, até que todos os dias sejam um dia de paz".

Fonte: 
http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109111155

EUA: PAPA CONDENA ATENTADOS E REZA PELAS VÍTIMAS
11/09/2001 16:07

Cidade do Vaticano, 11 set (SN) - O papa João Paulo II condenou hoje os atentados terroristas contra os Estados Unidos e disse que rezará pelas vítimas dos ataques. A informação é da assessoria de imprensa do Vaticano. De acordo com as informações, o pontifície enviou um telegrama de apoio ao presidente norte-americano, George W. Bush. "O Santo Padre está sendo informado constantemente sobre os fatos desta enorme tragédia. Desde o primeiro momento ele tem orado ante Deus para que outorgue repouso eterno para as numerosas vítimas e conforto para as suas famílias", afirmou o porta voz da Santa Sede, Joaquín Navarro Valls.

Fonte: http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109111607 

RÁDIO VATICANO INFORMA SOBRE OS ATENTADOS EM NOVA YORK (1)
11/09/2001 16:13

Cidade do Vaticano, 11 set (RV) - O que ocorreu esta manhã, em NY, mais parece um dos colossais filmes de Hollywood sobre os grandes desastres, terremotos, maremotos ou guerras envolvendo as grandes metrópoles norte-americanas. Pelo menos três aviões de passageiros foram envolvidos nos ataques, quase simultâneos, que atingiram Nova York e Washington. 

No primeiro dos ataques, ocorrido às 8h48m (hora local) um avião chocou-se contra a torre norte do World Trade Centre, cujos dois arranha-céus tornavam a paisagem de Manhattan inconfundível para qualquer cidadão do mundo. Um segundo avião atingiu a torre sul cerca de 20 minutos depois. Ambos os prédios ruíram mais tarde. Não se sabe o número de mortos e feridos. 

A "American Airlines" anunciou a perda de dois aviões: o vôo 11, partido de Boston, Massachusetts, com 81 passageiros e 11 tripulantes a bordo, e o vôo 77, que decolou de Washington com 58 passageiros e seis tripulantes. Ambos tinham como destinação Los Angeles. 

Uma hora após o primeiro ataque, em Nova York, um avião atingiu o Pentágono - o Departamento de Defesa norte-americano, em Washington - causando o desmoronamento parcial do prédio. O vôo número 93 da "United Airlines" que seguia de Newark, Nova Jersey, para San Francisco, Califórnia, caiu nas proximidades de Somerset, na Pensilvânia. 

Um passageiro através do celular avisou as forças de segurança que o avião tinha sido sequestrado. Não se tem ainda o número dos mortos e feridos. A "United Airlines" também expressou "preocupação profunda" com o destino do vôo 175, que saíra de Boston para Los Angeles. O Pentágono, a Casa Branca, os Departamentos de Estado e de Justiça, o Capitólio, a sede da CIA (serviço secreto norte-americano) e outros prédios do governo em Washington foram evacuados.

Pela primeira vez na história da aviação norte-americana, todos os vôos comerciais foram proibidos de deixar seus aeroportos de origem. Todos os vôos internacionais que deveriam chegar aos Estados Unidos foram desviados para o Canadá. Israel retirou seu pessoal de todas as missões diplomáticas espalhadas pelo mundo. 

O Presidente George Bush cancelou um compromisso na Flórida e retornou a Washington. Em rápido pronunciamento televisivo, classificou o choque dos aviões contra o World Trade Centre como "ataques terroristas" "tragédia nacional". Bush, no momento, se encontra numa base aérea da Lousiania, para onde foi conduzida pelo Air Force One, o avião presidencial. 

Em Chicago, a Torre da Sears, o prédio mais alto dos Estados Unidos, também foi evacuada. O mesmo ocorreu com a sede das Nações Unidos, em Nova York. As autoridades portuárias de Nova York fecharam todas as pontes e túneis da cidade. 

O presidente Bush dirigiu um discurso à Nação, tranqüilizando os norte-americanos e afirmando que todas as medidas de proteção já foram acionadas. O Chefe da Casa Branca prometeu ainda, em seu pronunciamento, que as forças militares dos EUA encontrarão os responsáveis por essa tragédia e os punirão duramente, e anunciou que as forças norte-americanas em todo o mundo encontram-se em estado de máximo alerta.

Fonte: 
http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109111615
 

A DOR E O PESAR DO PAPA PELA TRAGÉDIA TERRORISTA NOS EUA
11/09/2001 16:19

Castelgandolfo, 11 set (SN) - "Profundamente atingido pelo indizível horror dos ataques terroristas de hoje, contra pessoas inocentes, em diversos lugares dos Estados Unidos - lê-se no telegrama do Papa ao presidente George W. Bush, divulgado pelo porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls - quero exprimir-lhe com também a seus compatriotas, a minha profunda participação e a minha consternação, na oração, neste momento tenebroso e trágico. Recomendando as vítimas à misericórdia de Deus - diz ainda o Pontífice - imploro a Sua proteção para todos aqueles que estão empenhados nos socorros e nas ajudas aos sobreviventes. Peço a Deus que o ampare, assim como todo o povo norte-americano, neste momento de sofrimento."

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109111619

PAPA: ATAQUES NOS EUA MARCARAM UM DIA NEGRO NA HISTÓRIA
12/09/2001 09:22

Cidade do Vaticano, 12 set (SN) - O Papa João Paulo II condenou os ataques terroristas que destruíram o World Trade Center e parte do Pentágono, nos EUA, como "um dia negro na história da humanidade", mas disse que os norte-americanos devem ter coragem para perseverar porque "o mal não dirá a última palavra". O Santo Padre modificou hoje a audiência geral, dedicando-a aos atentados que sacudiram ontem os EUA. Condenou estas atos de terror que causaram "um horror impronunciável" e os classificou como "uma terrível crime contra a dignidade humana".

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109120922

PAPA: AUDIÊNCIA DEDICADA AO ATENTATO TERRORISTA NOS EUA
12/09/2001 09:50

Cidade do Vaticano, 12 set (SN) - Audiência geral, hoje, na praça de São Pedro, "marcada" pelos terríveis atentados de ontem nos Estados Unidos. O encontro já tradicional do Papa com os fiéis de todas as partes do mundo, nesta quarta-feira, foi completamente modificado. João Paulo II deixou de lado sua tradicional audiência para focalizar em suas palavras os temas da paz, da condenação da violência e sua particular proximidade ao povo norte-americano e aos familiares das vítimas. 

Numa praça em silêncio e atingida também ela pelas trágicas notícias que chegam dos EUA, o Santo Padre afirmou estar pessoalmente "chocado" pela "violência destruidora".

Dirigiu-se depois, significativamente, "ao Deus de Abraão, de Isaac e Jacó", expressão esta que une seja hebreus, como cristãos e islâmicos, para uma oração de paz. "Suplicamo-Lo - disse - para que venha em nosso socorro nos dias de luto e de dor inocente". "Não se pode ainda compreender - continuou o Pontífice - quem semeia a discórdia e a violência". No final da audiência foram rezadas orações em várias línguas. Numa delas pediu-se "pelas vítimas do ódio e da violência" e para que "prevaleçam os propósitos de vida e de respeito".

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109120950 

PAPA: ONTEM FOI UM DIA NEGRO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE (1)
12/09/2001 10:24

Cidade do Vaticano, 12 set (SN) - João Paulo II, visivelmente abatido, com uma voz fraca, presidiu a audiência geral na praça de São Pedro, que foi mais um momento de oração pelas vítimas dos atentados ontem de manhã nos Estados Unidos. 

Em suas palavras quis expressar a sua condenação sem apelo contra os atentados de Nova York e de Washington, expressando sua proximidade ao povo norte-ameicano e aos familiares das vítimas, mas também a preocupação por um possível aumento do ódio e da violência. No início do encontro com os fiéis, o Papa falou do dia de ontem definindo-o "um dia negro na história da humanidade" e "um terrível crime contra a dignidade do homem". 

Ao presidente Bush e a todos os norte-americanos, João Paulo II expressou "os sentimentos mais vivos de pêsames. Diante de eventos de inqualificável horror - afirmou - só podemos ficar profundamente chocados". Um sentimento que o próprio Pontífice revelou ter experimentado. "Logo que soube da notícia - disse ele aos fiéis - segui com intensa participação o desenrolar-se da situação, elevando a Deus minha mais sentida prece". 

O Santo Padre informou que rezou a missa hoje pela manhã em sua residência de Castelgandolfo pelas vítimas dos atentados e por seus familiares.

O Papa quis logo expressar "a condenação indignada" pelos atentados de ontem, afirmando que "nunca os caminhos da violência levam a verdadeiras soluções dos problemas da humanidade" e quis rezar para que "nos corações de todos prevaleçam pensamentos de sabedoria e propósitos de paz". "Como podem acontecer episódios de tamanha selvageria?", perguntou, definindo o coração humano "um abismo do qual às vezes brotam desenhos de inimaginável barbárie, capazes de mudar, num segundo, completamente a vida serena e trabalhadora de um povo". 

"Com afeto e proximidade - disse ainda em sua mensagem lida hoje de manhã - dirijo-me ao amado povo dos Estados Unidos nesta hora de angústia e de pânico, em que é experimentada a coragem de tantos homens e mulheres de boa vontade". 

De modo especial o Papa disse querer "abraçar" os familiares dos mortos e dos feridos, assegurando sua "proximidade espiritual". "Deus dê coragem aos sobreviventes, ajude com seu auxílio o trabalho benemérito dos voluntários - foi seu pedido - e de tantas pessoas envolvidas na obra de resgate, que nestas horas gastam toda sua energia para enfrentar esta dramática emergência". 

E no final da audiência, João Paulo II dirigiu uma especial oração nestas horas difíceis. "Ó Deus onipotente e misericordioso - disse -, não vos pode compreender quem semeia a discórdia, não pode vos acolher quem ama a violência; olhai esta nossa dolorosa condição humana, experimentada por cruéis atos de terrorismo e de morte, conforta teus filhos e abre nossos corações à esperança, para que o nosso tempo possa conhecer dias de serenidade e de paz".

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109121108

VATICANO REFORÇA COM DISCRIÇÃO VIGILÂNCIA EM SEUS PRÉDIOS
12/09/2001 16:15

Roma, 12 set (SN) - O Vaticano reforçou com discrição esta quarta-feira a vigilância de seus edifícios, com um leve aumento do número de agentes policiais e um maior controle nas entradas do pequeno Estado pontifício, depois dos atentados sem precedentes realizados na terça-feira nos Estados Unidos. A presença de dois automóveis da polícia a poucos metros da Praça de São Pedro, onde o Papa realizou esta manhã a tradicional audiência geral, junto a outros automóveis de segurança nas vias de acesso, constituem o único indício de uma maior vigilância do Estado do Vaticano. 

O menor Estado do mundo, onde reside João Paulo II, já é bastante vigiado e há vários anos é proibido voar sobre seus 44 hectares, depois que um norte-americano conseguiu, de um pequeno avião, lançar boletins contra o Papa. 

O Papa, que deve viajar de 22 a 27 de setembro para o Cazaquistão e Armênia, mantém boas relações com o mundo islâmico, cujas facções fundamentalistas são suspeitas de terem realizado os atentados.

João Paulo II foi o primeiro papa da história a entrar na mesquita mais venerada pelos islâmicos, em sua histórica visita a Síria em maio passado. O Papa, que visitou os territórios palestinos em sua viagem que seguiu os passos de Moisés em Jerusalém, no ano 2000, em muitas ocasiões se pronunciou a favor do direito dos palestinos a uma pátria e já recebeu no Vaticano o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109121615

PAPA MANIFESTA DOR PELA TRAGÉDIA QUE ATINGIU OS ESTADOS UNIDOS
12/09/2001 16:41

Cidade do Vaticano, 12 set (RV) - "Não posso iniciar esta Audiência sem exprimir profunda dor pelos ataques terroristas que ontem ensangüentaram a América, causando milhares de vítimas e numerosos feridos - disse João Paulo II, na praça de São Pedro, hoje de manhã, dando início à audiência geral -. Ao Presidente dos Estados Unidos e a todos os cidadãos americanos apresento a expressão das minhas mais vivas condolências. Diante de eventos de tão inqualificável horror, não se pode não ficar profundamente turbados. Uno-me a todos aqueles que, nestas horas, expressaram a sua indignada condenação, reafirmando com vigor que jamais os caminhos da violência levam a verdadeiras soluções dos problemas da humanidade. Ontem foi um dia de trevas para a história da humanidade - continuou o Santo Padre -, uma terrível afronta à dignidade do homem. Tão logo soube da notícia, acompanhei com intensa participação a evolução da situação, elevando ao Senhor a minha fervorosa prece. Como podem verificar-se episódios de tão selvagem crueldade? O coração do homem é um abismo do qual emergem, às vezes, projetos de inaudita ferocidade, capazes de, em apenas um instante, transtornar a vida serena e operosa de um povo. Mas a fé vem em nosso socorro nestes momentos, nos quais todo e qualquer comentário parece inadequado. A palavra de Cristo é a única capaz de dar respostas às interrogações que se agitam em nossa alma. Ainda que a força das trevas pareça prevalecer, o fiel sabe que o mal e a morte não detêm a última palavra. Aqui se apóia a esperança cristã; aqui se alimenta, neste momento, a nossa suplicante confiança".

"Com partícipe afeto - prosseguiu o Papa -, dirijo-me ao amado povo dos Estados Unidos, nesta hora de angústia e desânimo, na qual é colocada à dura prova, a coragem de tantos homens e mulheres de boa vontade. De maneira especial, abraço os familiares dos mortos e dos feridos, e asseguro a eles a minha proximidade espiritual. Confio à misericórdia do Altíssimo, as vítimas inermes dessa tragédia, pelas quais celebrei a Santa Missa esta manhã, implorando para elas o repouso eterno. Que Deus infunda coragem aos sobreviventes, ampare com a sua ajuda a obra benemérita das equipes de socorro e dos tantos voluntários, que, nestas horas, dedicam todas as suas energias para fazer frente a tão dramática emergência. Convido também vocês, caros irmãos e irmãs, a se unirem à minha oração. Imploremos ao Senhor, para que não prevaleça a espiral do ódio e da violência. Que a Virgem Santíssima, Mãe de misericórdia, suscite nos corações de todos, pensamentos de sabedoria e propósitos de paz", concluiu.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109121643

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CEE AO PRESIDENTE BUSH
12/09/2001 16:58

Madri, 12 set (RV) - O card. Antonio Maria Rouco Varela, arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, enviou esta mensagem ao presidente dos EUA, George W. Bush: 

"Querido irmão! Nós, pastores da Igreja na Espanha, estamos acompanhando com vivíssima emoção e consternação as terríveis notícias que nos chegam dos Estados Unidos da América. Sentimos, no fundo de nossa alma, as mortes de tantíssimas pessoas inocentes e condenamos, em nome de Deus e do Evangelho, os atentados terroristas, quaisquer que sejam seus autores e finalidades, que causaram tanta desolação e dor em seu país e no mundo inteiro. Sentimo-nos fraternalmente unidos aos pastores e fiéis da Igreja Católica nos Estados Unidos e a todos os homens e mulheres de boa vontade que choram por essa tragédia. Manifestamos as nossas condolências, proximidade e solidariedade. Encomendamos a Deus o eterno descanso das vítimas. Pedimos também ao Senhor, o consolo para todos os que se viram afetados pelos sucessivos atentados. Por fim, rogamos ao Deus da Paz que essa violência homicida cesse e não gere novas violências. Ao mesmo tempo em que rogamos às comunidades cristãs da Igreja na Espanha, para que se unam à nossa oração, aproveito esta triste circunstância para manifestar a V. Exª., em nome de todos os Bispos espanhóis, nossa comunhão afetuosa e fraterna."

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109121658 

COMISSÃO ISLÂMICO-CATÓLICA CONDENA ATENTADOS
13/09/2001 09:30

Cidade do Vaticano, 13 set (SN) - Uma forte condenação pelos "horríveis atos de terrorismo", cometidos nos Estados Unidos foi publicada hoje pela Comissão conjunta islâmico-católica. A breve nota, difundida pela Sala de Imprensa da Santa Sé e assinada pelos dois secretários, do lado católico por dom Micheal Fitzgerald, secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso e pelo lado islâmico por Hamid Ahmad Al-Rifaie, presidente do Fórum Islâmico Internacional para o Diálogo, expressa a mais profunda solidariedade pelas numerosas vítimas e os sentidos pêsames aos familiares. "Semelhantes atos de violência não podem representar - afirma a nota conjunta - o caminho na busca da paz no mundo. Como líderes religiosos desejamos sublinhar que o verdadeiro alicerce da paz é a justiça e o respeito recíproco".

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109130930

EUA: PAPA, ATO INUMANO DESPERTE OS CORAÇÕES DOS POVOS (1)
13/09/2001 11:12

Cidade do Vaticano, 13 set (SN) - "O ato inumano" realizado pelos terroristas em Nova York e Washington deve despertar "os corações dos povos de todo o mundo para uma firme resolução e rejeitar os caminhos da violência e combater tudo o que semeia ódio e discórdina na família humana". É o desejo de João Paulo II depois dos atentados terrositas que atingiram os Estados Unidos. 

Recebendo na manhã de hoje, em Castelgandolfo, as cartas credenciais do novo embaixador dos EUA junto à Santa Sé, James Nicholson, o Papa quis expressar novamente sua "pessoal e profunda participação à dor do povo norte-americano" e suas orações "do profundo do coração pelo presidente e as autoridades civis" do país. Um pensamento particular João Paulo II quis também dirigir aos que, nestas horas estão trabalhando na difícil obra de resgate dos sobreviventes, mas também às famílias da vítimas. O Santo Padre convidou pois todos os povos a "trabalhar por uma nova aurora e para uma era de cooperação internacional, inspirada nos mais altos ideais de solidariedade, justiça e paz".

João Paulo II manifestou, pois, o desejo que o século 21 se abra a uma nova "primavera do espírito humano. As possibilidades que se abrem para a família humana - acrescentou o Pontífice em seu discurso de saudação ao embaixador dos EUA, Nicholson - são imensas, também se não sempre claras num mundo em que muitos nossos irmãs e irmãos sofrem por causa da fome, falta de alimentos, sem acesso aos cuidados médicos e à educação ou estão oprimidos por governos injustos, conflitos armados, migrações forçadas e novas formas de escravidão humana". 

Todas as chagas sociais que afastam aquela que o Papa chama "a revolução da liberdade no mundo", que para ele deve ainda "ser completada através de uma revolução das oportunidades". Um juízo este, lembrou o Pontífice ao diplomata norte-americano, já manifestado diretamente ao presidente George Bush, durante o encontro dos dois líderes no último dia 23 de julho p.p.

"Neste contexto - continuou o Papa - não posso não deixar de citar, entre as tantas situações inquietantes do nosso mundo, a trágica violência que continua a golpear o Oriente Médio e coloca seriamente em perigo o processo de paz iniciado em Madri". 

João Paulo II lembrou que também graças ao compromisso das autoridades norte-americanas o processo de paz no Oriente Médio "fizera nascer esperanças nos corações de todos aqueles que olham à Terra Santa como a um lugar de encontro e oração entre os povos. "Estou seguro - acrescentou o Papa dirigindo-se ao embaixador norte-americano - que seu país não hesitará em promover um diálogo realista que colocará as partes envolvidas em condição de alcançar segurança, justiça e paz no pleno respeito dos direitos humanos e da lei internacional". 

Mas o Papa quis avançar suas considerações também sobre as filosofias que se encontram no alicerce das democracias ocidentais, caracterizadas, disse, "por uma clara visão do mundo em termos materialistas e, no fundo, desumanizantes". Sociedade, as do rico Ocidente que muitas vezes "se afastam dos fundamentos morais da própria civilização ocidental. A liberdade - sublinhou o Papa - não pode ser sustentada num clima que mede a dignidade humana em termos estritamente utilitaristas".

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109131140 

EUA - VATICANO: A PAZ É UM DEVER
13/09/2001 15:16

Cidade do Vaticano, 13 set (SN) - A paz, sobretudo num momento tão difícil para o mundo, "é um dever". É o que afirmou o observador permanente da Santa Sé na ONU, dom Renato Martino depois dos atentados terroristas nos EUA. Dom Martino, entrevistado pela agência "Fides", ligada à Congregação vaticana para a Evangelização dos Povos, afirmou ter visto pessoalmente as torres "cair como fossem papel". "Os novaiorquinos - acrescentou - ficaram aterrorizados, mas agora respondem com uma campanha de solidariedade". Mas hoje é tempo de análise também sobre o futuro da humanidade. 

"A inviolabilidade dos EUA terminou - sublinhou o diplomata vaticano -. Escudo espacial, milhões de US$ gastos contra o terrorismo e depois, com um simples canivete, aquele que se usa para cortar papel, os terroristas conseguem realizar um desastre semelhante. Quando se quer atingir - é a conclusão dele - não existe fronteira que defenda e estes terroristas são pessoas desesperadas, pessoas que não tem mais nenhuma esperança". 

Portanto, para o representante vaticano, hoje é preciso ir "até o fundo das causas do terrorismo para buscar resolvê-lo. "E como a luta contra a Aids - afirma ainda dom Martino - não devem ser estudados só os efeitos, mas também as causas. Não se sabe ainda quando a atividade da ONU vai continuar parada, mas pelo menos a Assembléia geral deve iniciar. A ONU é como que o coração do mundo, e se pára, corre-se o risco de paralizar tudo.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109131516

EUA: PAPA EM ORAÇÃO PARA LEMBRAR AS VÍTIMAS
14/09/2001 09:22

Cidade do Vaticano, 14 set (SN) - Também João Paulo II uniu-se às orações feitas no mundo inteiro pelas vítimas dos atentados de Nova York e Washington. Ao meio-dia, no final da audiência aos membros da Congregação dos Missionários do Preciossísimo Sangue, o Papa retirou-se para rezar em sua capela particular por alguns minutos, associando-se assim ao momento de silêncio proposto em todo o mundo para lembrar os trágicos atentados nos EUA. Mas participou também toda a Cidade do Vaticano, parando por volta das 12 horas, a fim de lembrar as milhares de vítimas inocentes. Também na Sala de Imprensa do Vaticano, os jornalistas presentes foram convidados para um momento de oração, na presença do porta-voz vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109140922 


ATENTADOS: BISPO PORTUGUÊS, "NADA SERÁ COMO ANTES"
14/09/2001 10:41

Angra do Heroísmo (Açores - Portugal), 14 set (SN) - O bispo católico de Angra e ilhas dos Açores considerou hoje que depois dos atentados de terça-feira nos Estados Unidos "nada será como antes, para o bem e para o mal". Numa mensagem enviada ao seu irmão de Fall River, Estado norte-americano de Massachussets, D. António Braga afirma "pedir a Deus" para que a situação trágica registrada em Nova York e Washington resulte em "cooperação entre as nações e o progresso da justiça para todos". O bispo de Angra expressou ainda a "solidariedade eclesial para com o povo americano". D. António Braga cumpriu às 10:00 locais na Sé de Angra os três minutos de silêncio em memória das vítimas dos atentados decididos pela União Europeia.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109141041

PAPA PEDE AOS EUA NÃO CEDER À TENTAÇÃO DO ÓDIO E DA VINGANÇA
16/09/2001 09:40

Roma, 16 set (SN) - O papa João Paulo II expressou hoje sua solidariedade às vítimas dos atentados terroristas nos Estados Unidos e pediu que o povo norte-americano não ceda "as tentações do ódio e da violência". 

"Que a Virgem conforte todos os que estão sofrendo devido aos atentados terroristas que feriu profundamente o amado povo norte-americano", disse o Papa. Depois sublinhou: "penso em todos os filhos desta grande nação. Maria acolha os mortos, console os sobreviventes, apóie as famílias atingidas e ajude todos a não ceder a tentação do ódio e da violência". 

João Paulo II encontra-se hoje em visita à cidade italiana de Frosinone, 85 quilômetros a sul de Roma e pediu também à Virgem que ajude a todos a "comprometer-se com a justiça e com a paz". O Papa rezou pelo povo norte-americano diante 40 mil fiéis que se encontravam naquela cidade. Diante de João Paulo II, um coro local de jovens interpretou "Blowin in the Wind", um tema do cantor Bob Dylan e uma grande bandeira dos Estados Unidos foi levantada.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109160940

ITÁLIA: SEGURANÇA REFORÇADA PARA O PAPA JOÃO PAULO II
16/09/2001 09:43

Roma, 16 set (SN) - O Papa João Paulo I foi, hoje de manhã, celebrar missa a Frosinone, uma cidade 85 quilômetros a Sul de Roma, onde as medidas de segurança foram reforçadas. Trata-se da 140ª viagem do Papa na Itália, desde o início do seu pontificado há 23 anos. 

João Paulo II, viajou de helicóptero a partir de Castelgandolfo, onde se localiza a sua residência de verão, percorreu depois a praça da cidade no seu "papamobile", aclamado por 40 mil fiéis que agitavam bandeiras ou lenços. Em seguida, dirigiu-se para o altar, ao ar livre, e começou a celebrar a sua missa. 

Três centenas de polícias e guardas civis tinham sido chamados. Seiscentos homens da proteção civil, uma equipe anti-sabotagem, um grupo de bombeiros e quinhentos voluntários da Cúria Romana garantiam a ordem. Todas as tampas de esgotos da praça tinham sido seladas, um túnel que atravessa o local, fechado à circulação, e todos os edifícios vizinhos inspecionados. O espaço aéreo foi também encerrado.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109160943

EUA: CARDEAL LÊ MENSAGEM DO PAPA À CIDADE DE NOVA YORK
17/09/2001 21:00

Nova York, 17 set (SN) - O Papa João Paulo II une as suas orações a todos os que sofrem, neste momento de dor. O Santo Padre exprime a sua confiança de que todos os americanos encontrem na fé a força e a capacidade para rejeitar o ódio. A mensagem que o Papa fez chegar à homenagem às vítimas dos atentados terroristas nos Estados Unidos foi lida ontem à noite na Catedral de St. Patrick, em Nova York. Uma celebração eucarística celebrada pelo Cardeal Egan, Arcebispo de Nova York e à qual participaram muitos nova-iorquinos, bem como o Prefeito da cidade e o Governador do Estado. Durante a Homilia, o Cardeal Egan elogiou a coragem do povo e apelidou de "heróis" as vítimas do World Trade Center.

http://www.msmtnews.com.br/noticias/ultimasnoticias/index.php3?data2=200109172100

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com