Estudo Bíblico Identifica Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo

 

1. Os apóstolos só conheciam duas pessoas divinas, o Pai e o Filho, pois foi assim que aprenderam do Mestre.

Mateus 11: 27. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 9: 26. Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.

Lucas 10: 22. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

João 1: 18. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.

João 5: 22 e 23. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo, para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.

João 1: 1 a 3. No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

João 17: 3 a 5. E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

I Pedro 1: 1 e 3. Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

II Pedro 1: 1 e 2. Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

I João 1: 1 a 4. O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada), o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

II João 1: 3. A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e caridade.

Apocalipse 1: 1 e 2. Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

 

2. O apóstolo Paulo também conhecia apenas duas pessoas divinas: Deus, o Pai, e Jesus Cristo, o Senhor.

Romanos 1: 1 a 4. Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, — Jesus Cristo, nosso Senhor,

I Coríntios 1: 1 a 3. Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus) e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

I Coríntios 8: 6. Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

II Coríntios 1: 1 a 3. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação,

Gálatas 1: 1 a 3. Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos), e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: graça e paz, da parte de Deus Pai e da de nosso Senhor Jesus Cristo,

Éfesios 1: 1 a 3. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus: a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,

Filipenses 1: 1 e 2. Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1: 1 a 3. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,

I Tessalonicenses 1: 1. Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

II Tessalonicenses 1: 1 e 2. Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz a vós, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

I Timóteo 1: 1 e 2. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

II Timóteo 1: 1 e 2. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso.

Tito 1: 4. Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador

Filemom 1: 3. Graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

 

3. Outros escritores do Novo Testamento também se submetem a apenas duas pessoas divinas.

Tiago 1: 1. Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde.

Judas 1: 1. Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo.

 

4. Jesus Cristo existia como Filho unigênito de Deus antes da Encarnação e foi enviado pelo Pai.

Mateus 10:40 Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.

Marcos 9:37 Qualquer que receber uma destas crianças em meu nome a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber recebe não a mim, mas ao que me enviou.

Lucas 10:15-16 E tu, Cafarnaum, serás levantada até ao céu? Até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou.

JOÃO 3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

JOÃO 6:37-39 Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai, que me enviou, é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último Dia.

Mateus 8:28-32 E, tendo chegado à outra margem, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram, que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.

João 8:58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.

II Timóteo 1:9 que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,

Gálatas 4: 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

I Timóteo 4: 1 Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,

 

5. Livros da Sra. White confirmam que, desde o princípio, existem apenas duas pessoas divinas, Deus o Pai e o Filho de Deus.

Primeiros Escritos -- 54:0 a 55:1 e 92:1.

História da Redenção -- 13:1 e 2 a 14:1.  16:2. 17:1. 18:1. 19:2. a 21:0.

Sobre a misericórdia de Deus, perdoando a Satanás --  História da Redenção, pág. 21 a 22:0. 22:2 a 23:0.

Patriarcas e Profetas -- 13:5. a 14:0. 14:3 a 15:0. 16:1 e 2. 17:1. 19:2. 57:2. 64:2. 65:2 a 66:0. 433:0 e 1.

O Desejado de Todas Nações -- 17:1 e 3.

O Grande Conflito -- 493:1 a 3. 495:1.

 

6. No novo Céu e na nova Terra, não haverá trindade.

Apocalipse 7:6 a 12 e 15 a 17. 14:1 . 21:1 e 2. 22:1 e 2.

Confira em:

Primeiros Escritos, 54:2 e 55:1, e 92:1.

História da Redenção, 432:0, 1, 3. e 433:1.

Patriarcas e Profetas, 63:0.

O Grande Conflito, 673:1 e 2 e 675:1.

 

7. Deus Pai e o Filho de Deus têm um Espírito, que é comunicado por Eles aos fiéis.

Veja Lucas 24: 39 e Efésios 4: 4.

O Pai é uma pessoa. Portanto, tem um espírito. Ele é santo? Sim é um espírito santo.

O Filho é uma pessoa. Portanto, tem um espírito. Ele é santo? Sim é um espírito santo.

O Espírito Santo é uma pessoa? Tem Ele um espírito? Existe espírito do Espírito?

Só existe um Espírito Santo. Éfesios 4: 4.

Veja Gênesis 1:26 e 27 e 2: 7. O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, e têm um espírito.

Em I Tessalonicenses 5: 23, o apóstolo Paulo ora para que "Deus vos santifique vosso espírito." Neste caso, espírito pode ser igual a intelecto, gênio, mente, pensamento, cérebro, fôlego de vida, ou memo o ser interior.

Contudo, lembre-se o homem tem espírito, mas não é espírito santo.

Veja também Habacuque 2: 18 e 19. A imagem de escultura, que não fala, não pensa, não tem espírito.

Consulte ainda Jó 14:10; Jó 20: 3; Salmo 51:10 a 12; Salmo 143:4; Salmo 146:4; Eclesiastes 12:7. Isaías 26:9; 42:5; Lucas 23:46; e Tiago 2: 26.

Resumindo:

1. Deus, o Pai, tem um espírito e ele é santo. Ver I Coríntios 2:10 a 16; II Coríntios 3:3; Apocalipse 4:5; Mateus 1:18 a 20; Gêneses 1:1 e 2. Confira em Patriarcas e Profetas, págs. 13 e 14.

2. O Filho de Deus tem um espírito e ele é santo. Ver I Pedro 1:10 e 11; Atos 16:6 e 7; Salmo 33:6;  João 1:1 a 3. Confira em O Desejado de Todas Nações, 148:1.

3. O Pai e o Filho agem juntos, mas não são a mesma pessoa. Ver João 1:1 a 3; Gênesis 1:26.

4. O Pai e o Filho são um em propósito e na maneira de agir. Têm o mesmo espírito santo. Ver Mateus 12:17 e 18; Romanos 8:9 a16; Lucas 4:17 e 18; João 10: 29 e 30; João 17:11 e 22; Atos 3: 19; Mateus 18:20; Gálatas 4: 6.

5. O espírito santo é um poder do Pai e do Filho. Ver Lucas 24:49; Atos 2: 15 a 17; II Pedro 1: 2 e 3; I Coríntios 13:10; e Mateus 10:1.

6. Homens justos recebem o santo espírito do Pai e do Filho. Ver Números 11:16 a 17 e 25; Lucas 1:15 e 17 e 41; 2: 25; João 6:63; 14:16 a 18, 23,  26 e 28; Atos 7:55; 13:2; 17:16; I Coríntios 12:4-6 e Colossenses 2:5. Confira em O Grande Conflito, págs. 73 e 74.

7. O espírito santo é dado por medida conforme a entrega e santidade humana. Ver II Reis 2:9; e João 3:34.

8. No Pentecostes, o espírito santo do Pai e do Filho foi derramado sem medida. Ver João 20:22; e Atos 2:17 e 18.

(Roteiro preparado pelo irmão Romualdo, de Campo Grande, MS.)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com