A Simplicidade do Evangelho Bereano

Desde que apliquei meu coração em descobrir a verdade de Deus e sobre Deus por mim mesmo e não por intermédio de terceiros, de teólogos ou doutores seja lá no que for, evidentemente que não com uma confiança própria mas confiando unicamente na infinita graça e misericórdia do Onipotente, quando comecei a estudar por mim mesmo, suplicando pela revelação direta dos céus, descobri coisas maravilhosas sobre as quais até agora estou deveras impressionado.

Dentre as diversas preciosidades reveladas, gostaria de compartilhar uma simples mensagem das Escrituras, que provavelmente passa despercebida para muitos teólogos e estudiosos, que expressam na maioria das vezes um pensamento não-bíblico, mas filosófico.

Falarei sobre detalhe das Escrituras que provavelmente representará muito para os que desejam fazer parte do verdadeiro povo de Deus nestes últimos dias. A verdade liberta, por isso é muito importante relembrar alguns conselhos bíblicos ignorados por uma grande parte dos estudiosos das Escrituras, em todas as épocas e especialmente nos atuais dias.

I Cor. 4: 6  - “...não ultrapasseis o que está escrito;”  Em outras palavras, Paulo esta dizendo claramente que não devemos ensinar ou dizer nada além ou a menos do que já foi ensinado e deixado por escrito para ser ensinado as gerações posteriores. 

Prov. 30:5-6 – “Tudo o que Deus diz é verdade. Ele é como um escudo para todos os que procuram a sua proteção. Nunca declare que Deus disse alguma coisa que, de fato, ele não disse; se você fizer isso, ele o corrigirá e mostrará que você é mentiroso." (BLH)

Deut. 4: 2  -  “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando.”

Apoc. 22:18-19 – “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.”

Isaías 8:20 - “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.”

Muito me impressiona, que, mesmo depois de todas estas advertências e conselhos, ainda existam pessoas que a exemplo do passado continuam insistindo em declarar coisas que a própria Bíblia não diz, ou quando afirmam dizer, logo se percebe que está fora de contexto como pretexto para se afirmar o que não é verdadeiro.

Será que nunca se ponderou ou se parou para pensar, no porquê de Deus ter deixado estas advertências e conselhos registrados? Será que toda citação bíblica é 100% fiel à revelação deixada pelo Espírito? Se toda citação bíblica houvesse sido miraculosamente preservada e fosse 100% fiel ao texto original e verídica, que sentido então teriam tais advertências?

E se devemos dar crédito a toda tradução e citação das Escrituras, por que não dar crédito a tradução do texto de Lucas 23:43, por exemplo? Provavelmente, alguns logo responderiam: É porque houve uma adulteração desse texto para fazer valer uma doutrina não bíblica. Sim, quase todos nós concordamos. E se existe uma clara adulteração desse texto, porque então não haveria em outros mais?

De maneira alguma estou desacreditando a SANTA PALAVRA DE DEUS, nem sequer passou pelo meu pensamento questionar sua inspiração e autoridade! A BÍBLIA é a palavra de Deus e ponto final. Mas Deus mesmo, revelou-nos que Sua palavra, que é a verdade (cf. João 17:17), sofreria os ataques mais cruéis de Satanás, o qual se utilizaria homens amantes de si mesmos e que, por isso, deitariam por terra a verdade de Deus e sobre Deus e isso que fariam, infelizmente, prosperaria. (Conf. Dan.7:25 e 8:12.)

Sendo assim, é muito importante estar em conformidade com os conselhos anteriormente recebidos e que eu e você não saiamos desta realidade, se desejamos não ser achados em falta no grande dia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Trindade, complicação humana

Uma das coisas que atualmente se tem ensinado fortemente dentro de todas as denominações é a doutrina de que Deus é não é apenas um e um só, como está escrito na Bíblia, (não esqueçamos das advertências e conselhos anteriores) mas Deus é constituído de três pessoas co-eternas e co-iguais em todas as coisas.

Essa foi uma das coisas em que sempre acreditei sem contudo compreender, pois acreditava mais nos doutores e teólogos do que na própria palavra de Deus, até que por mim mesmo estudasse sobre este assunto tão simples e claro para ser entendido, que é razoável que alguns “doutores em divindade” não o conheçam, tendo em vista o que disse Jesus em Mateus 11:25-27, e o que disse Paulo em I Cor.1:26-29.

Bem disse o sábio Salomão as palavras registradas em Ecles. 7:29: “Tudo o que eu aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” (BLH)

Por que será que os homens gostam de complicar as coisas simples? Seria por acaso, por ser esta uma forma mais fácil de manipular pessoas?

É impressionante como de modo fácil nos esquecemos das orientações e advertências de Deus! Quantos, por acaso, lembram-se freqüentemente das palavras de Jer. 17:5:  “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR”?

Ezeq. 18:20: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.”

Estas advertências foram deixadas para nos fazer lembrar, que a responsabilidade é individual, que cada um dará conta de si mesmo a Deus e que naquele grande e terrível dia (para os ímpios), não adiantará, tentar lançar a culpa sobre o pastor, ancião ou qualquer outra pessoa, pelo fato de não ter vivido na verdade. 

 

Observe os seguintes comentários e veja como é simples o evangelho!

1º - A Bíblia diz claramente de Gênesis a Apocalipse que existem muitos deuses ou que se chamam deuses, mas que apenas um é o Deus de todos os deuses ou em outras palavras é o único Deus verdadeiro. Ver I Cor.8:4-6; Deut. 6:4, Êxodo 20:3; Isaías 45:18; etc.

2º - A Bíblia também diz que este Deus gerou um Filho e que por meio deste Filho Ele criou todas as coisas e também se revelou aos homens. Ver Col.1:15-20. (BLH); Sal.2:7-12; Prov. 30:4 e I João 5:1; Mat.11:27; etc.

3º - A Bíblia revela que este Deus estabeleceu leis, normas e princípios tão importantes aos Seus olhos que se fossem transgredidos resultariam na condenação do transgressor à destruição total. Ele define essa transgressão como pecado, ou seja, transgressão destas leis, cujo preço a ser pago como penalidade é a morte, (inexistência total do ser).

4º - Claramente a Bíblia afirma que o homem pecou e que o pecado passou a todos os homens, logo todos os homens por esse motivo devem morrer. Mas a Bíblia revela que este Deus único é amor e que Ele amou de tal maneira todas as pessoas que estavam e estão condenadas a morrer ou seja, amou de uma tal maneira à humanidade que tomou uma decisão, até hoje, ainda incompreensível para os seres humanos.

5º - Por não poder morrer em lugar do ser humano, pois Ele é o único ser que é imortal, Deus entregou o que de mais precioso possuía e amava, Seu único Filho, para morrer em lugar do homem. Isso Ele fez para provar o quanto Ele amou o ser humano e o restante de toda sua criação. Ver Êxodo 20:1-17; Rom.6:23; Rom. 5:12; Rom.7:12; I João 3:4; I João 4:8; I Tim.6:16; João 3:16; etc.

6º - Por fim, a Bíblia afirma que o único meio do homem ter de volta a vida eterna e estar na presença do Deus único e Invisível, é arrependendo-se verdadeiramente dos pecados e aceitando a morte substituta de seu Filho em seu favor. (Chamam esta ação de Graça.) Também é necessária, uma transformação da natureza humana má e defeituosa inerente ao pecado, em uma nova natureza a semelhança da natureza do Filho de Deus, por meio do Espírito Santo de Deus.

7º - Sem querer acrescentar nada à Bíblia, mas apenas concordar com que ela diz, veja o que está escrito em I Cor. 2:11. Em outras palavras, a Escritura está dizendo que o homem tem um espírito e este espírito que nele está, é o que o conhece, ou seja ninguém é capaz de sondar o intimo de uma pessoa a não ser ela própria. Somente Deus conhece o seu próprio intimo assim como a  pessoa conhece o seu intimo ou aquilo que vai a sua mente ou “espírito”, então Paulo acrescenta que somente o Espírito de Deus, ou seja, Ele mesmo, conhece sua mente, seus pensamentos, sua vontade, seus sentimentos, seu Ser.

Quem sabe ou conhece os pensamentos de Deus se não Ele mesmo ou aquele a quem Ele quiser revelar? Logo, Cristo é o único que conhece os pensamentos do seu Pai, pois o Pai ao Filho tudo revela. Ver Mt.11:27; João 3:35; João 5:19-20; João 13:3. Portanto, este Espírito Santo, é o mesmo que é compartilhado com e na pessoa de seu Filho e que atua em nossa mente, transformando-a até que possamos dizer como Paulo mesmo disse: “...já não vivo eu, mas Cristo vive em mim.” Gal.2:20.

Percebe? Já não são mais meus sentimentos que me dominam, mas os mesmos sentimentos que estão em Cristo e que por fim, vem de seu Pai. Já não é mais a minha vontade e os meus desejos que me controlam, mas são os desejos e a vontade de Cristo que estão em mim e que por sua vez também são os desejos e a vontade de Deus o Pai. Veja também os seguintes textos: I Cor. 2:16; Rom.12:2; João 14:17-18; João 14: 20,23 e 28; Atos 4:11-12; I Tim.2:5 ; etc.

Desaprender para aprender

Creio sinceramente, irmãos e amigos, que ninguém precisa fazer um mestrado ou doutorado na universidade de Andrews ou outra equivalente, para compreender o que acabamos de dizer. Se assim o fosse, o que seria dos irmãos pobres e desafortunados financeiramente como eu? Como disse o sábio Salomão: “Nós complicamos tudo”. Ecles. 7:29. (BLH)

"Isso é simples demais! Não é possível que seja tão simples assim..." Parece ser esse o pensamento dos teólogos e doutores formados nas universidades denominacionais e seculares. À semelhança de Moisés, que primeiro se formou nas universidades do Egito para depois ter que esquecer tudo o que aprendeu, precisam reaprender o caminho da verdadeira sabedoria na escola do deserto e do pastoreio. Foi essa reaprendizagem que o tornou capaz para realização da grande obra de libertação de toda uma nação escrava.

A pergunta que resta é: Até quando o povo estará nas mãos dos complicólogos? -- Milton Marcos de Figueiredo Filho, do Ministério Adventista Bereano.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com