Pesquisa Constata Outra Mutilação da IASD em Livro de Urias Smith

Se ainda não o fez, leia primeiro:

Por recomendação do próprio autor, Urias Smith, fomos conferir o comentário referente a Apocalipse 3:14 e constatamos que também foi alterado pela liderança apóstata da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na década de 1940.

Um detalhe importante é que a Sra. White, em quem esses irmãos de então diziam (e outros, de hoje, dizem) acreditar que foi portadora do dom profético, atuando como mensageira de deus para o povo adventista, escreveu acerca desse livro, em sua versão original, sem os cortes de textos anti-trinitarianos e favoráveis à geração de Cristo:

"O interesse em Daniel e Apocalipse deve continuar enquanto durar o tempo da graça. Deus usou o autor deste livro como um conduto por meio do qual comunicar luz para dirigir as mentes para a verdade." E.G. White,  Manuscrito 174, 1899.

W. C. White, (filho da irmã White) escreveu, comentando a opinião de pioneiros sobre este livro em 1910, que "Daniel e Apocalipse recebera a crítica e aprovação dos pioneiros em nossa causa; que havia sido largamente vendido e citado como autoridade por nossos pregadores mais jovens em várias partes; que a irmã White dissera haver um anjo do Senhor estado ao lado do pastor Smith enquanto escrevia o livro." -- W. C.White, Carta a A.F. Harrison, em 26 de junho de 1910.

Esta é a versão "mutilada", impressa no Brasil. O traço com um ponto de interrogação ao lado, indica o exato local em que o conteúdo do livro foi alterado também pelos irmãos reformistas:
      

       
Nas reproduções abaixo, extraídas da versão portuguesa do livro, você encontra o raciocínio completo do irmão Urias Smith, sem qualquer omissão proposital:
   

     
A versão mutilada, brasileira, omite todo o final do primeiro parágrafo da pág. 53 na versão portuguesa: "...mas que o Filho veio à existência de uma maneira diferente, visto que é chamado o 'unigênito' do Pai. Parece absolutamente impróprio aplicar essa expressão a qualquer ser criado no sentido ordinário do termo."
     

Colaborou: Paulo Roberto.

Artigos relacionados:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com