Depois do Evento "Amando Babilônia", Pastores e Leigos se Reúnem no Congresso "Dançando com Deus..."


O grupo independente "Re-Igreja", constituído por pastores e leigos da IASD, busca propor caminhos para mudar a igreja a fim de que esta atenda aos desafios do evangelismo no mundo pós-moderno.

26 de agosto de 2003 - Silver Spring, Maryland, United States .... [Wendi Rogers/ANN] - Tradução: Redação de "www.oestadio.com"

Há cerca de apenas dois anos, um grupo de pastores da IASD formou uma rede para "capacitar a próxima geração de pastores a pensar de forma criativa sobre o futuro da Igreja Adventista". Esse grupo, denominado "Re-Igreja", inclui pastores, líderes da igreja e membros leigos.

“Nós lidamos muito com o tema do evangelismo no contexto pós-moderno, tal como o ministério em centros urbanos", afirma Ryan Bell, pastor da IASD do Distrito de Bucks, na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos. “Esse ministério tem a ver com uma mentalidade para alcançar as novas gerações e a nova cultura".

O grupo do Re-Igreja foi fruto da Associação "Sementes", um movimento de plantio de igrejas ocorrido na Universidade de Andrews, que é uma instituição adventista localizada no estado e Michigan. “Nós começamos ... seguindo uma linha baseada nos jovens adultos", afirma Bell. “O processo evoluiu em direção ao pós-modernismo e no que a igreja poderia se parecer no futuro".


O primeiro congresso do grupo Re-Igreja teve como tema “Amando Babilônia". Realizado em 2002 na cidade de Nova Iorque (foto), o evento discutiu novos métodos para atrair a atenção dos cidadãos dos grandes centos urbanos para o evangelho.

Uma das principais atividades promovidas pelo "Re-Igreja" é um congresso anual. O primeiro, com o tema “Amando Babilônia", foi realizado em 2002 na cidade de Nova Iorque. O congresso deste ano, chamado "Dançando com Deus: Passos para Bem Amar", foi realizado entre 13 e 16 de agosto de 2003, em Lake Arrowhead, Califórnia, e contou com cerca de 70 participantes.

“O nosso relacionamento com Deus é muito parecido com uma dança" afirma Bell. "Não é como uma fórmula matemática. Nós aprendemos a nos relacionar com Deus de forma muito semelhante como aprendemos os passos de uma dança. Quando você dança com um parceiro [ou parceira], sempre há um líder. Nós queremos refletir como se estivéssemos seguindo a Deus numa dança. Os passos da dança são a disciplina espiritual, a oração, o discipulado e o amor.

“É uma linda metáfora", ele continua. "Nós falamos sobre o evangelho como música. Quando você ouve o evangelho, ele o faz querer dançar com Deus".


O congresso deste ano, chamado "Dançando com Deus: Passos para Bem Amar", enfatizou que o nosso relacionamento com Deus é muito parecido com uma dança. .

Bell afirma que o congresso do ano passado [“Amando Babilônia"] focalizou temas sobre como penetrar nas cidades, como ser ativo no testemunho, e como amar o mundo. Neste ano, eles "recuaram para refletir. A temática girou mais em torno do amor a Deus. Uma parte chave da missão, que é difícil de separar, é que não podemos amar o mundo se não amamos a Deus. As duas coisas são muito interdependentes", ele afirma.

Os membros do "Re-Igreja" afirmam que as amizades e os conselhos que têm sido partilhados têm provido uma rica edificação. "Trata-se de um grupo auto-gerido cuja meta é fortalecer os relacionamentos, prover recursos e encorajamento, além de explorar tópicos e questionamentos práticos que temos", afirma Samir Selmanovic, pastor dos Ministérios da "Faixa-de-pedestres" da IASD de "Azure Hills" no sul da Califórnia. O web site, www.re-church.org, afirma que o ministério de Selmanovic está centrado em encontrar formas de tornar o cristianismo intelegível às pessoas seculares e erguer uma igreja como um agente do bem na sociedade.


O evento do "Re-Igreja"deste ano, reuniu cerca de 70 participantes que estreitaram seus laços de amizade e partilharam idéias sobre a importância de amar primeiramente a Deus para amar verdadeiramente o nosso próximo .

“É uma questão de sobrevivência para mim. Trata-se de algo vital para o meu ministério", afirma Selmanovic. “Nós tentamos mantê-lo realmente genuíno. É um período edificante, cada ano".

No congresso "as pessoas falaram que no último ano conversamos sobre métodos de evangelismo através do amor. O evento deste ano nos desafiou a refletir que a espiritualidade vem através do amor", afirmou Bell. “As pessoas estão ansiando por experimentar a espiritualidade, mais do que simplesmente procurando respostas para perguntas. A espiritualidade é a chave para o evangelismo no século 21".

O "Re-Igreja" é "uma rede de amigos conspirando para melhorar a igreja e o mundo ao redor melhorando primeiramente a nós mesmos". O web site afirma que o "Re-Igreja" "existe para apoiar nos perigos do ministério e curar quando somos feridos".


O "Re-Igreja" é uma rede de amigos conspirando para melhorar a igreja e o mundo ao redor melhorando primeiramente a si próprios.

“Tenho feito uma porção de amigos neste ministério que pensam como eu, olham para a frente, e estão prontos a arriscar-se", afirma Selmanovic. “Nós encorajamos e somos encorajados.”

O "Re-Igreja" "está totalmente convencido que Deus está fazendo uma coisa nova em nosso meio - que existe uma igreja emergente a qual estamos apenas começando a ver. Acreditamos que Ele está chamando líderes para ouvir, desafiar e formar a Sua igreja para uma nova geração. Estamos totalmente comprometidos com o que existe de melhor no Adventismo do Sétimo Dia - seus ensinos e história - e sentimos uma paixão em fazer esse melhor brilhar", publica o web site.

“Quanto a questão de ser um pastor ou líder leigo da igreja, a coisa realmente importante sobre o relacionamento é ligar-se a Deus e certificar-se que a Sua vida está fluindo através de nós - que estamos fazendo a Sua vontade", afirma Bell.

Apesar dos membros do "Re-Igreja" estarem localizados em sua maioria na América do Norte, Bell afirma que o grupo não é exclusivo de uma região.

Fonte: http://www.adventist.org/news/data/2003/07/1061905213/index.html.en
Fonte do texto traduzido
: http://www.oestadio.com/noticia.shtml#re

Copyright © 2003 Adventist News Network. - Tradução: Redação de "www.oestadio.com"

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com