Novo Estudo Sobre a Lição 11: "O Senhor de Nossa Verdadeira Adoração"

1- Figura

Qual a diferença entre a figura apresentada na lição (acima à esquerda), com a figura usada pela igreja católica (acima à direita)?

É só um símbolo, alguém poderia dizer?  

Para os católicos as imagens também são apenas símbolos, no entanto sabemos que estas imagens são proibidas por Deus. 

Prostrar-se diante de um crucifixo é procedimento genuinamente católico e não representa em nada a verdadeira adoração que devemos prestar a nosso Deus.  

2- Como adorar?

O verso para memorizar diz:

“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou...”

O Auxiliar do Professor diz que adorar significa prostrar-se diante de outro. Adoração é algo que fazemos, não só com a mente, mas com o corpo.

Sobre a nossa postura em oração Ellen White disse o seguinte:

Tenho recebido cartas perguntando-me sobre a posição que deve ser assumida pela pessoa ao fazer oração ao Soberano do universo. Onde obtiveram nossos irmãos a idéia de que deviam ficar em pé quando oram a Deus?

“Prostre-se de joelhos! Esta é SEMPRE a posição apropriada... Tanto no culto público como no particular é nosso DEVER prostrar-nos de joelhos diante de Deus quando lhe dirigimos nossas petições. Este procedimento mostra nossa dependência de Deus.” Mensagens Escolhidas Vol. 2 p.311. 

3- A quem devemos nós adorar?

O pensamento chave diz: “Os que vivem sob a soberania de Cristo terão a maior alegria de adorar a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo em espírito e em verdade.”

Onde encontramos na Bíblia que devemos adorar o Espírito Santo?

Não existe um único versículo na Bíblia que indique que o Espírito Santo deva ser adorado.

Ellen White confirma isso ao afirmar:

“Não é aos homens que devemos exaltar e adorar, é a Deus, o único Deus verdadeiro e vivo, a quem são devidos nosso culto e reverência. ... Unicamente o Pai e o Filho devem ser exaltados.” Filhos e Filhas de Deus, pág. 58.

Se a Bíblia e Ellen White dizem que apenas o Pai e o Filho devem ser adorados, pergunto: Quem somos nós para incluir mais uma pessoa na adoração?

Se aceitamos o que Ellen White escreveu como sendo a revelação de Deus só existem duas pessoas que merecem ser adorados: o Pai e o Filho, o que passar disso vem do inimigo!

4- Deus está em busca de verdadeiros adoradores.

Mas quem é esse Deus que esta em busca de verdadeiros adoradores, é a trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo? Como afirma a lição?

Deixemos que a Bíblia responda:

I Coríntios 8:6

"Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.”

O texto deixa claro que Deus é o Pai e não uma trindade. E é esse Deus, o Pai que esta em busca de verdadeiros adoradores e não uma unidade de três pessoas co-eternas (trindade).

O próprio Cristo confirma isso:

João 4:23-24

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Quem está em busca dos verdadeiros adoradores?

O Pai!

Adilson de Souza
Membro da Igreja Central - Florianópolis - SC

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com