Se o Espírito do Senhor pode ser guiado, ensinado ou aconselhado, não seria Ele uma Pessoa?

Isaías 40:13-14: "Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu  conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?"

Saúde e paz espiritual e fisica em nome do Senhor Jesus.

Chamo-me Miguel Varandas, sou cristão da IASD central do Namibe em Angola há 2 anos e alguns meses. Tenho acessado com freqüência o vosso site e similares, e sou apologista das vossas posições em relação a trindade e outras apostasias que enfermam a IASD.

Tenho aprendido muito convosco e com outros irmãos com destaque para o Ricardo Nicotra sobre a trindade, e por este facto tenho me firmado ser um antitrinitariano, e se houvesse uma congregação como os bereanos ou outra com posição semelhante, certamente que me filiaria a ela. Contudo tenho uma duvida sobre Isaias 40:13-14 e peço que me respondam as seguintes questões:

Os versiculos em causa sugerem existir a pessoa do Pai Todo Poderoso, e a Pessoa do Espírito Santo? Há neles um conselheiro e ensinador e um aconselhado e ensinado?

Espero e agradeço vossa resposta

Maranata!


Resposta de Ricardo Nicotra:

Prezado irmão Miguel.

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo.

É com muita alegria que recebo sua mensagem vinda da África. Parabenizo o irmão por sua iniciativa e abertura de mente para temas tão importantes como este relacionado à pessoa de Deus.

Vou tentar em poucas palavras esclarecer sua dúvida sobre Isaías 40:13 e 14 que diz o seguinte: "Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?"


Numa primeira leitura o leitor pode sentir-se inclinado a pensar que o Espírito de DEUS é um ser pessoal já que o profeta atribui ao Espírito uma ação de caráter pessoal, no caso, ser guiado, aconselhado ou ensinado. Apenas um ser pessoal pode ser guiado, aconselhado ou ensinado. Vou tentar mostrar ao irmão que não é possível afirmar que o Espírito de Deus é um ser pessoal baseando-se neste verso e em outros versos que atribuem ao Espírito ações de caráter pessoal.


1) Em primeiro lugar se analisarmos o contexto de Isaías 40 é possível perceber que a intenção do autor não é afirmar que o Espírito de Deus pode ser guiado, aconselhado ou ensinado por alguém. Pelo contrário, os versos 13 e 14 apresentam interrogações que, assim como a interrogação apresentada no verso 12, podem ser respondidas com a palavra NINGUÉM. Ou seja, ninguém pode guiar ou aconselhar o Espírito de Deus. Isso significa que uma negação está subentendida no verso de Isaías, não uma afirmação.


2) É importante lembrar que o melhor intérprete para os textos do Velho Testamento são os textos do Novo Testamento. Para a interpretação de Isaías 40:13 e 14 somos felizardos pois não encontramos apenas uma simples interpretação deste verso no Novo Testamento, mas encontramos uma paráfrase onde o apóstolo Paulo imprime sua interpretação pessoal a respeito do que é o Espírito de Deus. Se compararmos o texto de Isaías com Romanos 11:34 e I Coríntios 2:16 ficaremos bastante surpresos ao perceber que o Espírito de Deus é interpretado por Paulo como sendo a própria mente de Deus e não uma pessoa distinta do próprio Pai. Vejamos como Paulo reescreveu Isaías 40:13 e 14:

"Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?" - Romanos 11:34.


"Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?" - I Coríntios 2:16.

Perceba que Paulo chama de "mente" o que Isaías chamou de "Espírito". Creio que Paulo tinha a concepção correta do que era, de fato, o Espírito de Deus. Por isso Paulo de forma simples comparou o Espírito de Deus à própria mente de Deus, um atributo intrínseco de Deus e não um ser pessoal que vive fora de Deus. Isso significa que o verso de Isaías deve ser entendido da seguinte forma: Ninguém compreende a mente de Deus e por isso ninguém pode ser seu conselheiro. Ninguém pode ensinar nada para Deus.


3) Convém relembrar que não podemos chegar à conclusão sobre a pessoalidade ou impessoalidade de uma entidade baseados nos atributos ou ações que são atribuídos a esta entidade. Há muitos que afirmam que o Espírito Santo é um ser pessoal porque a ele são atribuídas ações de caráter pessoal como gemer, interceder, entristecer-se. A pessoalidade de tais ações não obriga que o sujeito ao qual as ações são atribuídas seja um ser pessoal. O mesmo Espírito que às vezes aparece como sujeito de ações pessoais em outras ocasiões aparece como sujeito passivo de ações impessoais como "ser soprado", "ser derramado" o que paradoxalmente nos levaria a crer que ele é às vezes um ser pessoal e às vezes um ser impessoal. Seria um absurdo usar tal lógica. A Bíblia também atribui ao espírito do ser humano ações e atributos pessoais, mas ninguém interpreta tal fato como uma prova que o espírito do homem é uma outra pessoa além do homem que possui o tal espírito. Diante disso só nos resta concluir que a pessoalidade de ações atribuídas a uma entidade não implica em absolutamente nada em relação à pessoalidade desta entidade.

Para obter mais informações sobre este tema aconselho a leitura das páginas 19-20 e 58-63 da terceira edição do livro "Eu e o Pai Somos Um" que pode ser obtida gratuitamente no seguinte endereço: http://www.igrejacrista.com/eueopai

Espero ter ajudado.


Um fortíssimo abraço a todos os nossos irmãos de Angola

Ricardo Nicotra

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com