Gabriel, Instrutor e Consolador, e o Espírito de Profecia

 

1. Segundo informou Deus a Moisés, de onde partiriam Suas mensagens ao povo de Israel e como seria manifestada Sua vontade?

R. Do lugar santíssimo no santuário, que simbolizava o local de Seu trono no Céu. Mais precisamente, a luz proviria dos querubins sobre a arca do concerto.

"Ali me encontrarei contigo e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins colocados sobre a arca da aliança, eu te comunicarei tudo o que ordenar aos israelitas."  Êxodo 25:22.

Acima do propiciatório estava o shekinah, manifestação da presença divina; e dentre os querubins Deus tornava conhecida a Sua vontade. (Patriarcas e Profetas pág. 349)

2. Isso significa que, no serviço simbólico do santuário terrestre, a mensagem de Deus era transmitida através daquela representação de anjos sobre a arca?

R. Sim. Algumas vezes uma luz caía sobre o anjo da direita, para significar aprovação ou aceitação, diz a Sra. White. (Patriarcas e Profeta, pág. 349.) E a Bíblia nos permite entender ainda melhor nesta passagem do livro de Jó: "Chama agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?" Jó 5:1. (Da direita ou da esquerda?)

3. E hoje,como Deus fala aos homens?

R. Deus fala de pelo menos dois modos -- pela revelação Bíblia e por sonhos e visões -- , mas o homem não atenta para isso. "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2Pedro 1:20,21.

"Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução." Jó  33:14,15,16, ver os versos 19 e 20.

4. Incluiu a revelação bíblica a participação de anjos, como era tipificado no santuário?

R. Citações bíblicas e do Espírito de Profecia:

"À terra onde se revelara a glória de Deus, e brilhara a luz da profecia, foram os anjos." (O Desejado, 19a  ed.  pág. 43)

"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo,  notificou ao seu servo João..." Apocalipse 1:1

"Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve  devem acontecer." Apocalipse 22:6

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 2:7,11,29, 3:6,13,22.

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas." Apoc. 22:16. Ver Apoc. 1:1-2.

"E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." Apoc. 19:10

5. O anjo responsável pelas profecias é também "querubim cobridor", como no antítipo?

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." Apocalipse 22:8,9

Portanto, são os profetas que têm o "testemunho de Jesus;" e o anjo que apareceu a João é evidentemente o mensageiro especial que traz instrução para todos os profetas. Sem dúvida, é o anjo Gabriel, que apareceu a Daniel. (Vida e Ensinos, pág. 241)

"Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados? E ouvi uma voz de homem de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde. Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido." Daniel 8:13,16 e 9:21,22.

"Ao prosseguir a oração de Daniel, o anjo Gabriel vem voando das cortes celestiais para lhe dizer que suas petições foram ouvidas e atendidas. Este poderoso anjo é comissionado para dar-lhe entendimento e compreensão - para abrir perante ele os mistérios dos séculos futuros. Assim, enquanto ardentemente buscava saber e compreender a verdade, Daniel foi levado em comunhão com o mensageiro delegado pelo Céu." (Santificação, pág. 48)

"Que grande honra é outorgada a Daniel pela Majestade do Céu! Conforta Seu servo tremente e lhe assegura que sua oração foi ouvida no Céu. Em resposta àquela fervorosa petição, o anjo Gabriel foi enviado para influenciar o coração do rei persa. O rei havia resistido às impressões do Espírito de Deus durante as três semanas em que Daniel estivera jejuando e orando, mas o Príncipe dos Céus, o Arcanjo Miguel, foi enviado para convencer o coração do obstinado rei, a fim de que tomasse alguma decisão para atender à oração de Daniel.” (Santificação, pág. 49-51)

"Durante três semanas Gabriel se empenhou em luta com os poderes das trevas, procurando conter as influências em operação na mente de Ciro; e antes que a contenda terminasse, o próprio Cristo veio em auxílio de Gabriel. Os mais altos instrumentos do Céu estavam operando no coração dos reis, e o povo de Deus devia trabalhar com a máxima atividade para executar o decreto de Ciro." (Profetas e Reis, 8a  ed.  pág. 572)

"Achava-se ele diante do altar de ouro, no lugar santo do santuário. A nuvem de incenso ascendia perante Deus, com as orações de Israel. Súbito, sentiu-se consciente da presença divina. Um anjo do Senhor achava-se “em pé, à direita do altar do incenso” Luc. 1:11. A posição do anjo era uma indicação de favor, mas Zacarias não reparou nisso.

"Por muitos anos orara pela vinda do Redentor; agora o Céu enviara seu mensageiro para anunciar que essas orações estavam prestes a ser atendidas; a misericórdia de Deus, porém, parecia-lhe demasiadamente grande para ele acreditar. Encheu-se de temor e condenação própria.

"À pergunta de Zacarias, disse o anjo: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.” Luc. 1:19. Quinhentos anos antes, Gabriel dera a conhecer a Daniel o período profético que se devia estender até à vinda de Cristo. O conhecimento de que o fim desse período estava próximo, movera a Zacarias a orar pelo advento do Redentor. Agora, o próprio mensageiro por meio de quem a profecia fora dada, viera anunciar o seu cumprimento.

"As palavras do anjo: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus”, mostram que ocupa posição de elevada honra, nas cortes celestiais. Quando viera com uma mensagem para Daniel, dissera: “Ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel [Cristo], vosso príncipe.” Dan. 10:21. De Gabriel, diz o Salvador em Apocalipse: 

“Pelo Seu anjo as enviou, e as notificou a João Seu servo.” Apoc. 1:1. E a João o anjo declarou: “Eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas.” Apoc. 22:9. Maravilhoso pensamento – que o anjo que ocupa, em honra, o lugar logo abaixo do Filho de Deus, é o escolhido para revelar os desígnios de Deus a homens pecadores. (O Desejado, pág. 97,98,99)

"João devia assumir a posição de reformador. Por sua vida abstinente e simplicidade de vestuário, devia constituir uma repreensão para sua época. Daí as instruções dadas aos pais de João - uma lição de temperança dada por um anjo do trono do Céu." (O Desejado de Todas as Nações, pág. 100,101)

"As humildes tarefas que estão diante de nós, devem ser executadas por alguém; e os que as fazem devem sentir estarem realizando uma obra necessária e honrosa, e que em sua missão, por humilde que seja, estão fazendo uma obra de Deus, tão certo como o estava Gabriel, quando enviado aos profetas." (O Lar Adventista, pág. 24)

"Foi Gabriel, o anjo que ocupa a posição imediata ao filho de Deus, que veio com a divina mensagem a Daniel. Foi Gabriel "Seu anjo", que Cristo enviou a revelar o futuro ao amado João..." (O Desejado de Todas as Nações, pág. 234)

“O poderoso anjo é visto subido do oriente (ou nascente do sol). O mais poderoso dos anjos tem na mão o selo de Deus vivo ou daquele que é o único que pode dá a vida, que pode gravar na fronte o sinal ou inscrição dizendo a quem será concedida a imortalidade, a vida eterna. É a voz desse mais elevado dos anjos que tem autoridade para ordenar aos quatros anjos que seguram os quatro ventos até que se realize está obra, e até que ele ordene que os soltem." (Testemunho para Ministros, pág. 444, 445 1ª, 3ª ed.)

Vi outro anjo, que subia do nascente e tinha o selo de Deus vivo. Gritou com voz forte para os quatro anjos encarregados de danificar a terra e o mar, dizendo:  “Não façais mal à terra nem ao mar nem às árvores até que tenhamos marcado em suas frontes os servos de nosso Deus”. Apocalipse 7:1-3, ver Ezequiel 9:1-4.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com