Prof. Azenilto Dá Nota -5 para Quem Não Acredita na Trindade

Que bom  que esse irmão não permitiu que essas "novidades" ideológicas o fizessem perder de vista o que realmente importa na experiência cristã visando à salvação, como ele afirma.

Quanto a suas perguntas sobre "onde está o trono do Espírito Santo", ou coisas semelhantes, primeiro, ele não respondeu plenamente às perguntas que lhe foram propostas, para começar. Também, suas perguntas são baseadas no chamado "argumento do silêncio".

É bom que ele e seus amigos saibam ser esta a maneira mais pobre de se argumentar em defesa ou contestação de uma tese. Pois no mesmo tom eu diria: onde a Bíblia diz que NÃO HÁ um trono para o Espírito Santo? Se não diz que há, também NÃO DIZ que NÃO HÁ, ¿verdade?  Então, ficamos empatados.

É a isso que levam esses "argumentos do silêncio"--a lugar nenhum. Mas se é para explorar o potencial especulativo no estudo da Bíblia, dentro do raciocínio humano, limitado e enganoso em tantos casos, poderíamos argumentar:

A Bíblia diz que Jesus está sentado à direita do Pai (Atos 2:34, 35), certo? Diz que está "no meio do trono" (Apoc. 5:6). Então, se está à direita, e no meio, então há um espaço livre à esquerda. Sendo que os seres celestiais proclamam diante do trono "Santo, Santo, Santo" (Apoc. 4:8), podemos concluir: à esquerda se assentaria o Espírito Santo, e assim a Divindade está completa! Será essa uma metodologia segura para se estabecerem premissas teologais?

Quanto a ele dizer que tais teorias em nada acrescentaram à espiritualidade dele e de seus amigos de mesma persuasão, nem contribuíram em nada para a finalização da missão que tanto ansiamos ver concluída e assim dar fim à chamada "vergonha da tarefa inacabada" (o cumprimento de Mateus 24:14), diríamos que temos aí 0 pontos. O efeito seria neutro, não aumenta nem diminui em nada.

Contudo, prossigamos nessa breve avaliação matemática. Que efeitos negativos tais teorias têm acarretado? Analisemos alguns:

1) Acusações infundadas e caluniosas contra irmãos, o que contraria o mandamento de Jesus em Mateus 7:1 ("não julgueis, para que não sejais julgados"). Eu próprio fui citado como alguém que teria alterado textos no processo de uma tradução para de algum modo não esclarecido "favorecer o sistema" denominacional. Esse tipo de insinuação não reflete um espírito cristão genuíno. Se alguma dúvida houvesse quanto a isso, que se dirigissem primeiro a mim para tirar a limpo a questão, em lugar de utilizar um site de tanta visibilidade apresentando tal acusação, que, aliás, não procede de modo nenhum

2) Se lermos Apocalipse. 12:10 as coisas se complicam mais ainda: quem é ali tratado como acusador dos irmãos é Satanás!

3) Dedicados e profundos teólogos adventistas são tratados genericamente como indivíduos de atitude desprezível por serem "orgulhosos" e irredutíveis, só porque suas conclusões não batem com os pressupostos desse pessoal. Não percebem que com isso revelam certo complexo de superioridade, como se tivessem descoberto "verdades e fatos desconhcidos desses especialistas", o que, porém, é totalmente destituído de base nos fatos.

4) A unidade da igreja é prejudicada por essas contestações aos ensinos fundamentais que não carecem de correção, ensinos esses que foram devidamente debatidos e há décadas aprovados pela comunidade de fé em assembléias representativas.

5) Tempo, energia e recursos são desviados para especulações que confessadamente não acrescentam nada à espiritualidade dos seus próprios promotores. Poderiam ser melhor utilizados para o benefício espiritual da membresia e promoção da causa do Reino de Deus e conclusão da pregação do evangelho.

Assim, vejam que contundente é o resultado de uma simples conta matemática:  cinco pontos negativos, nenhum positivo. Então, temos: -5 - 0 =  -5. Ou seja, prevalece um resultado quintuplamente negativo.

Pensem seriamente sobre isso os que desejam acima de tudo cumprir "a vontade do Pai que está nos céus".

Abraços

Prof. Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com