Estudiosa das Escrituras Prepara Apostila em Defesa da Trindade

Caro irmão Robson,

É triste ver pessoas inteligentes se enredando por ventos de doutrinas. Não dá para aceitar o fato de adventistas que não são neófitos, como você, o Ennis Meyer, o Diogo Torres etc, levantarem a bandeira ariana contra a Trindade. É... mas isso não é surpresa no meio adventista. Não devemos nos esquecer de Canright, Dr. Kellogg, W. Rhea, e do desastroso Desmond Ford contra a doutrina do Santuário.

Estou lhe enviando um estudo que fiz de 48 págs. sobre a Trindade (em anexo) e gostaria que vc lesse com oração e atenção; e que divulgasse em sua home page. Percebi que vc é democrata e publica as opiniões contra e também, a favor da Trindade.

O que mais achei interessante no “grupo contra” é que quando citam Ellen White para dar crédito à inexistência da Trindade, os escritos dela são reais, autênticos e incólumes. Mas quando os trinitarianos usam os textos dela para corroborar a Trindade, neste caso, os textos passam a ser adulterados, corrompidos e manipulados. O que vc acha dos textos a seguir?

1 - Negar a preexistência é negar a Pessoa de Cristo:

“Há muitos que condenam a preexistência de Cristo, e portanto, negam Sua Divindade; não O aceitam como Salvador Pessoal. Isso é uma completa rejeição de Cristo. Ele era Um com o Pai desde o Princípio” EGW- Signs of the Times, 28/05/1894.
 
2 - Jamais houve tempo:

“Falando de sua preexistência, Cristo remonta o pensamento a épocas sem data. Ele nos assegura que jamais houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o Deus eterno.” EGW- Signs of the Times, 28/09/1900

3 - Distinto, mas Um com o Pai:

“O Senhor Jesus, o Divino Filho de Deus, existiu desde a Eternidade, como Pessoa distinta, mas sendo Um com o Pai.”EGW - ME, vol 1, p. 247-248. Aí eu pergunto:  E por um acaso, a eternidade teve início?!?!
 
4 - Jeová é Cristo:

Jeová é o nome dado a Cristo.” EGW - Signs of the Times, 03/05/1899

“Jeová, o Ser eterno, existente por si mesmo, incriado, sendo o originador e mantenedor de todas as coisas, é o único que tem direito à reverencia e culto supremos.” PP, pág 329

5 - Um com o Pai desde a eternidade:

“Desde toda a eternidade estava Cristo unido com o Pai...”EGW- Signs of the Times 02/08/1905.

6 - Glória desde a eternidade:

“Ao transpor as portas celestiais, foi Jesus entronizado em meio à adoração dos anjos... e Cristo foi de fato glorificado com aquela glória que tinha com o Pai desde toda a eternidade.” EGW- AA, 88-89

7 - O Verbo eterno:

“A Palavra existiu como Ser Divino, a saber, o eterno Filho de Deus, em união e unidade com o Seu Pai...O Verbo estava com Deus, o Verbo era Deus” EGW- ME, vol1, p. 247

8 - Vida interminável:

“A vida de Cristo não é um vapor; é interminável.” EGW, Signs of the Times 17/06/1897

9 - Deus no mais alto sentido, igual ao Pai:

“Cristo era Deus essencialmente, e no mais alto sentido. Estava Ele com Deus desde toda a eternidade, Deus sobre todos, bendito para todo o sempre”. EGW- ME, vol1, p.247

10 - Cristo, o Eu Sou:

“O nome de Deus dado a Moisés para exprimir a idéia da presença eterna, fora reclamado como Seu pelo Rabi da Galiléia. Declara-se Aquele que tem existência própria...” EGW- DTN, 353

11 - Sua Divindade não morreu na cruz:

“A humanidade morreu; a Divindade não morreu. Em Sua  Divindade, possuía Cristo o poder de romper os laços da morte...unicamente Aquele que tem Ele só a imortalidade... ”EGW-ME vol 1, p. 301

12-  Ele ressuscita pela vida que havia em Si mesmo:

“O Salvador saiu do sepulcro pela vida que havia em Si mesmo... Eu Sou a ressurreição e a vida. Estas palavras só podiam ser proferidas pela Divindade.” EGW DTN, 785.

Irmão, ninguém vai te convencer da verdade; só o Deus Espírito Santo pode fazer isso. Que o Deus Trino possa te abençoar.

Obs. Não esqueça de ler o estudo na íntegra. (Para baixar a apostila para seu computador, clique sobre este link com o botão direito do mouse e escolha a opção "salvar destino como".)

Andréa Souza.


Esclarecimentos do Editor:

1. Ainda não incluí nenhum texto de minha autoria neste debate. Portanto, a irmã desconhece minha opinião sobre o tema e não pode me incluir nem a qualquer um dos debatedores em sua relaçãozinha de "hereges".

2. Democraticamente, tenho publicado artigos que representam variados pontos de vista sobre a Trindade.

3. Em nenhum momento alguém colocou em dúvida a divindade de Jesus Cristo, embora Ele próprio Se considere menor que o Pai.

4. O que está em debate é a personalidade do Espírito Santo, não Sua existência, influência ou poder.

5. Até que me convençam, prefiram a bênção do Deus único, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, em nome de quem diariamente Lhe imploro porção ilimitada de Seu Santo Espírito, porque essa é uma promessa Bíblia que visa saciar minha necessidade humana de uma natureza divina interior, que se oponha ao meu velho homem e me capacite para enfrentar as hostes espirituais da maldade.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com