Resposta às Perguntas "Não Respondidas" do Irmão Azenilto

Este tema da divindade contribui para restauração da verdade, uma vez que esta foi distorcida pela igreja católica na pessoa de Atanásio e Agostinho e consolidada por um falso cristão, Constantino imperador romano, na era da igreja de Pérgamo.

Diga-se de passagem que esta foi uma era de apostasia dentro da igreja cristã primitiva. Digo mais, aqueles que com dor no coração se separaram da igreja por amor a verdade e obediência á Deus , esses é que foram chamados de apóstatas.       

Sendo assim se não houver restauração da verdade, vai haver separação na igreja da mesma maneira que houve no passado.

Veja que interessante! No nascimento da iasd, a mesma não guardava o sábado. Então surgiu esta novidade ( o sábado ) dentro da iasd. Algumas pessoas diziam que este tema ( o sábado ) era especulação e que não iria contribuir em nada para a elevação da espiritualidade individual e coletiva daquelas pessoas, que também não contribuiria para a pregação do evangelho em todo o mundo em cumprimento de mat.24:14.

Se a iasd não aceitasse esta novidade ou "especulação" como diziam alguns, não poderia se considerar entre aqueles que fala ap.12:17 "... os que observam os mandamentos de DEUS e mantêm o testemunho de JESUS." E mais, contribui também e principalmente para obediência a Deus e para vida eterna.

Obediência a Deus - Ex. 20:3: Não teras outros deuses diante de mim

O próprio Deus foi quem escreveu com seu dedo nas tábuas de pedra. Ele disse:"... diante de Mim." e não diante de nós . Disse estas palavras na presença de Jesus.

Vida eterna - João 17:3: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste.

Sendo assim, não estariam aqueles que aceitam a falsa doutrina da trindade corren sério risco? Em minha opinião, essa falsa doutrina faz parte da marca da besta.

Antes de responder as outras dez perguntas, gostaria de citar as palavras do Senhor Jesus em mat. 11:25-27 (B.J)

Por esse tempo pôs-se Jesus a dizer: Eu te louvo, ó Pai , Senhor do céu e da terra, porque ocultaste aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai , e ninguem conhece o filho se não o Pai, e ninguém conhece o Pai se não o filho e aquele a quem o filho o quiser revelar.

Jesus proferiu estas palavras sob a ação do espírito santo luc.10:21. Já deu para perceber que o conhecimento do evangelho eterno será dado preferencialmente aos pequeninos e o conhecimento do Pai e do Filho será concedido a quem o Filho quiser. Tomara que nós, bem como alguns "doutores" em divindade, estejamos entre eles!

1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser o mesmo ontem, hoje e para sempre? (Heb. 13:8).

Resp. nº1:

O autor da pergunta, ou esta interpretando equivocadamente o texto ou esta querendo confundir as pessoas. O texto fala sobre o caráter de Jesus , nisso Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se não for assim veja a incoerência.

a- Jesus Cristo antes se chamava Miguel e só após seu nascimento de Maria passou a se chamar Jesus. ap.12:7 e mat. 1:21

b- João 1:14 ."O verbo se fez carne e habitou entre nós... " . Será que Jesus já tinha passado por esta experiência antes?

c- Muitos quando se encontrarem com o Senhor Jesus na nova Jerusalém irão perguntar: "... Que feridas São essas em tuas mãos?"

Jesus não tinha sido crucificado antes de vir a esse mundo.

Eu pergunto. Depois de tudo isto Ele continua sendo o mesmo que ontem ?

2. Já que o Senhor não dará a Sua glória a nenhum outro ser (Isaías 42:8; 48:11) como pôde o Senhor Jesus pedir ao Pai: "Glorifica-Me contigo mesmo com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo" (João 17:5). E como pôde Pedro atribuir-lhe glória, que só deveria ser atribuída a Deus? (2 Pedro 3:8).

Resp. nº2. 

Heb. 1:3 -- "É Ele o resplendor de sua glória e a expressão do seu ser..."

    O sEnhor Jesus é o resplendor da glória de DEUS.

3. Como Jeová Se refere a Si mesmo como tendo sido transpassado? (Zacarias 12:1 e 10). Em Apocalipse 1:7 todos verão a Cristo que foi traspassado.

    Resp. nº3

    Esta pergunta é a que mais demonstra a falta de estudo e pesquisa da palavra de Deus , ou a intenção de confundir as mentes.

    Vamos comparar o texto de Zacarias. 12:10 em duas versões diferentes.

Bíblia Apologética >> Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele; como se chora amargamente pelo primogênito.

Bíblia de Jerusalém >> Derramarei sobre a casa de Davi e sobre todo habitante de Jerusalém um espírito de graça e de súplica,eles olharão para mim. Quanto àquEle que eles traspassaram; eles o lamentarão como se fosse a lamentação de um filho único; eles o chorarão como se chora sobre o primogênito.

O texto da bíblia apologética foi traduzido por João Ferreira de Almeida que o traduziu da vulgata que foi adulterada em vários textos por Jerônimo justamente para favorecer as falsa doutrinas como trindade e outras que lhe eram convenientes.

Na bíblia de Jerusalém fica claro que o texto se refere como traspassado à Jesus Cristo o filho de Deus.

Obs. Verificar comentário da bíblia de Jerusalém

4. Como podem tanto Jesus como Jeová revelar-Se com a mesma designação, "Eu sou"? (Êxodo 3:14; João 8:58; 18:5, 6 e 8).

Resp. nº4

Em João 8:58. Jesus só esta afirmando que Ele existia antes de Abraão. O fato de, Eu sou, estar escrito em letras maiúsculas não quer dizer nada, muito menos que Jesus se declara Deus.

    O grego antigo era escrito com letras maiúsculas, foi o tradutor - católico- que traduziu da forma que se encontra .

5. Como pode haver dois primeiros e dois últimos? Jeová é o primeiro e o último (Isaías 41:5; 55:6; 48:12), mas o mesmo qualificativo é atribuído a Jesus: Apocalipse. 1:11-17; 2:8; 22:13.

    Resp. nº5

    Jesus é o primeiro porque foi o primeiro a ser criado como Ele mesmo afirma em ap. 3:14, isso sem citar prov. 8:22-heb. 2:7-9.

    Ele é o último porque foi gerado pelo espírito em Maria. Deus não precisou gerar mais ninguém . ele-Jesus_ foi o último.

    As passagens bíblicas citadas pelo autor na perg. nº 5 fala que Jesus esteve morto.

    Como pode passar pela morte sendo Ele um Deus onipotente e eterno ?

    A morte que Jesus experimentou foi a eterna.

    Veja a incoerência agora da iasd na lição da escola sabatina de Amós pág. 157 >>> " A grande notícia é que Jesus no calvário sofreu a morte eterna por nós(Heb. 2:9) , para que nós..."

    No manual da igreja , a mesma diz na pág. 8 crença fundamental nº 4 que Jesus é Deus eterno.

    Se Ele era eterno como sofreu a morte eterna? Deus não pode morrer!

    Jesus recebeu a eternidade após a ressurreição .

6. Isaías 6:1:1-10 apresenta a visão do profeta que claramente se refere a Jeová, sentado no Seu alto e sublime trono. João 12:36-41 aplica a passagem a Jesus. Paulo informa que quem disse aquelas palavras a Isaías foi o Espírito Santo (Atos 28:25-27)

    Resp. nº 6

    É só prestar atenção nos textos de joão 12:37-40 para perceber que o contexto é outro .

    Jesus se refere a passagens específicas que falam de rejeição dEle mesmo, cegueira espiritual e endurecimento de coração , e, nunca na visão do trono.

7. Pode Jesus ser adorado não sendo Deus? (Mateus 2:2, 8, 11; 14:33; 15:25; 20:20; 28:9, 17; Marcos 5:6; Lucas 24:52; João 9:38. Deus mesmo manda os anjos adorá-lo: Hebreus 1:6.

    Resp. nº 7

    Deus mandou adorar a Jesus e nós vamos adora-lo sim.

Jesus devia ser adorado depois de sua ressurreição. Os magos e Herodes queriam homenagear a Jesus e não adora-lo. Herodes era um incrédulo e os magos não tinham conhecimento do assunto em questão.

Mat.28:9 - as mulheres prostraram-se para abraçar os pés de Jesus.

Em pé ninguém consegue abraçar os pés de outra pessoa, a não ser que esta levante os pés, o que não é o caso. Mesmo assim Jesus já havia ressussitado

Mat.28:17 - Os discípulos adoraram a Jesus após a sua ressurreição .

Obs Textos da b.j.

8. Se Jesus Cristo não é Deus, por que não corrigiu Tomé quando este a Ele se referiu dizendo: "Meu Senhor e meu Deus" (João 20:28).

Resp. nº 8

O fato de Tomé chamar Jesus de Deus , não quer dizer que Ele é.

Deus falou para Arão que Moisés seria um deus para ele , e nem por isso Moisés é Deus para nós.

A preocupação de Jesus era a incredulidade de Tomé.

9. Como explicar que Cristo foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30), por Seu próprio poder (João 10: 17, 18) e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

Resp. nº 9

Vamos começar por romanos 8:11>> e se o espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós ...

O texto fala do Espírito de Deus e não de um suposto "deus espírito santo".

Deus é espírito , e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. joão 4.24

foi Deus quem ressuscitou Jesus , afinal de contas" os mortos não sabem nada" Ecl.9:5

Ver resp. nº5

joão 10:18 é um mandamento do Pai.

O Azenilto esta querendo fazer valer o seu livro.

FLÁVIO GOUVEIA - gouveiaedias@aol.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com