Breve Comentário Sobre o Artigo: "Teologando do Unasp Diz que Pai e Filho Não Podem Derrotar o Diabo!"

Sobre o artigo acima, do Teologando sem nome, irei analisar uma das citações, tanto a citação na Língua Portuguesa quanto a citação da Língua Inglesa, conforme veremos abaixo.

Ele citou o Livro Evangelismo, página 617, que diz:

"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37."

Em primeiro lugar, a palavra Trindade (Trinity), não faz parte dos textos de Ellen G. White. A Palavra utilizada em Inglês é Godhead. Esta nós iremos analisar depois, na seqüência.

São várias as afirmações dessa citação em na Língua Portuguesa. A primeira: “O príncipe da potestade do mal”. O qual, sabemos que é Satanás.

SegundaElesó pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus”. Aqui o texto é claro. O poder é de Deus (God).

Terceira: “Na terceira pessoa da Trindade”. Aqui, a terceira pessoa, é dito, pertencer à Trindade.

Então, a grande pergunta é: O que é a Trindade? Porque se existe a terceira pessoa, existe a segunda e a primeira. Porque não existe terceira sem primeira.

Quarta: “o Espírito Santo”. O texto, também é claro em afirmar que o Espírito Santo é a terceira pessoa. O que implica dizer que vem após a segunda pessoa. Sobre isso, Ellen G. White diz (apenas duas citações dela) o seguinte:

“... Maravilhoso pensamento que o anjo que ocupa, em honra, o lugar logo abaixo do Filho de Deus, é o escolhido para revelar os desígnios de Deus a homens pecadores. ...” – (O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. Tatuí – SP, CPB, 1997. p. 99.).

Foi Gabriel, o anjo que ocupa a posição imediata ao Filho de Deus, que veio com a divina mensagem a Daniel. Foi Gabriel ‘Seu anjo’ que Cristo enviou a revelar o futuro ao amado João; e é proferida uma bênção sobre os que lêem e ouvem as palavras da profecia, e observam as coisas ali escritas.” (Ibidem. p. 234.).

No texto original diz:

The prince of the power of evil can only be held in check by the power of God in the third person of the Godhead, the Holy Spirit. Special Tertimony to Ministers and Workes, No. 10, 1887.... SPTA10.037.001 (trigésima sétima página primeiro parágrafo).

Além das afirmações analisadas acima, irei acrescentar mais algumas, em função desse texto em inglês.

Como já vimos que a palavra utilizada não é Trinity, não é admissível, o uso dos escritos de Ellen G. White para a defesa da Trindade.

É importante que fique bem claro, que a palavra Godhead não pode ser traduzida pela palavra Trindade. Simplesmente, porque esta palavra aplica-se única e exclusivamente ao Pai.

Digno de nota, é a expressão: “of the Godhead”, que geralmente, a CPB traduz dela, a palavra “Godhead”, ora por “Divindade”, ora por “Trindade”. Sem levar em conta as possibilidades das várias traduções para a preposição of.

A palavra “Godhead”, em vários dicionários consultados possui o mesmo significado: Divindade, deidade. Mas em um deles, encontrei o seguinte: 

“Godhead s. divindade (tb. com maiúsc. ); deidade; (com maiúsc.) Ente Supremo.” - (Editor. HOUAISS, Antônio. Dicionário Inglês ─ Português. ATUALIZADO. 1ª ed. Rio de Janeiro – RJ, Editora Record  (Distribuidora Record de Serviço de Imprensa S. A.) 1982. p. 335.

Um outro Dicionário diz:

The Godhead: the Supreme being; the Deity …” – (THE OXFORD ENGLISH DICTIONARY … A NEW ENGLISH DICTIONARY  - On Historical Priciples. Vol IV F-G. At the Clarendon Press. p. 272.).

Portanto, está claro que a expressão Godhead é uma referência ao Pai. O Ente Supremo.

Sobre a conjunção of, encontrei o seguinte: “prep. de (the works of Shakespeare); do; da; disso; a partir de (within a mile of the border); ...” – (Ibidem. p. 536).

É claro que existem outras possibilidades, mas juntando “in the third person of the Godhead”, temos: Na terceira pessoa, a partir da Divindade.

Um outro detalhe que tem que ser observado, é que todas as vezes que Ellen G. White, utiliza a expressão “terceira pessoa” em relação ao Espírito Santo, é para designar um Espírito em especial, o representante do Messias, o Seu anjo da guarda, que esteve com Ele aqui na Terra durante todo o Seu ministério, ou seja, o anjo Gabriel. Porque todos os anjos são Espíritos e, também, são Santos. Principalmente, aqueles que assistem no Monte Santo de Elohym. Ezequiel 28:14, sobre Lúcifer diz: “Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas”.

Portanto, além dos anjos de Elohym serem, seres Santos, os anjos que assistem no Seu Santo Monte, em especial, são Espíritos Santos.

Assim também está escrito: “Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?”. (Heb. 12:9 - AVR).

E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”. (Apoc. 22:6 - AVR). -- josielteli@hotmail.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com