4 – Outro Texto Intrigante

 

Um texto que por vezes gera confusão, e por isso decidimos comentar neste material é o seguinte:

O Espírito Santo é uma pessoa; pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado este testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus. [Que forte evidência do poder da verdade nós podemos dar aos crentes e não crentes quando nós podemos dizer as palavras de João, “Nós temos conhecido e crido no amor que Deus tem por nós. Deus é amor; e aquele que está em amor, está em Deus, e Deus nele.”]

O Espírito Santo tem uma personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve também ser uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. “Por que , qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” MS 20, 1906. Evangelismo, págs. 616, 617.

Ellen G. White também cria e afirmava que somente Jesus poderia perscrutar os segredos de Deus. A citação abaixo, escrita por sua própria pena, prova isto:

Deus informou a Satanás que apenas a Seu Filho Ele revelaria Seus propósitos secretos, e que requeria de toda a família celestial, mesmo Satanás, que lhe rendessem implícita e inquestionável obediência; mas que ele (Satanás), tinha provado ser indigno de ter um lugar no Céu.” História da Redenção, pág. 18

Segundo Ellen G. White, Deus deixou claro para Satanás que somente Jesus Cristo pescrutaria Seus segredos. Deus, o Ser que nunca muda, disse a Satanás que o perscrutar os segredos que jaziam ocultos em Sua mente seria uma prerrogativa somente de Cristo. Assim, Ellen G. White, mensageira do Senhor, não poderia em nenhuma citação contradizer o que Deus havia afirmado. O que ocorre nesta citação é semelhante ao que Bíblia apresenta em Atos 20:28, quando apresenta o Espírito Santo como tendo adquirido a igreja com Seu próprio sangue:

Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28

O texto acima está chamando a Jesus Cristo de Espírito Santo, e isto é exatamente o que Ellen G. White está fazendo na citação acima. O princípio envolvido ao chamar Cristo de Espírito Santo é bem descrito pelo texto abaixo:

Dando-nos Seu Espírito, Deus dá-nos a Si mesmo, fazendo-se uma fonte de influências divinas, para dar saúde e vida ao mundo.” Testimonies, Vol. 7, pág. 273

Como ao dar Cristo o Seu Espírito, isto significa dar-Se a Si mesmo, Ellen G. White o chama de Espírito no texto do livro Evangelismo que estamos analisando nesta seção.

Download

Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com