5 – As Promessas de Deus São Condicionais

 

Deus, em Seu infinito amor e misericórdia, recheou Sua maravilhosa palavra de promessas para que por elas os seres humanos cativos do pecado fossem fortalecidos. Entretanto, a mesma Palavra de Deus que nos dá a promessa do derramamento da Chuva Serôdia e tantas outras, adverte que há condições que o homem precisa cumprir para recebê-las. Moisés, inspirado por Deus, citou ao povo de Israel antigo quais eram as condições a serem cumpridas para que este recebesse as promessas de Deus:

9 O SENHOR te constituirá para Si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10 E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti.

11 O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.

12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.” Deut. 28:9-12

A aplicação  das palavras contidas no livro de Deuteronômio é extensível a todos os que desejam servir a Cristo Jesus. Nela o Senhor afirma que constituirá para Si como povo santo aqueles que guardarem os mandamentos de Deus (verso 9). Assim, somente aqueles que guardarem os mandamentos de Deus, receberão suas bênçãos.

Um clássico exemplo de que as promessas de Deus são concedidas mediante obediência está em Isaías 58:13, 14:

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

Este texto apresenta uma promessa de prosperidade para aqueles que guardarem o dia de sábado como sendo santo e sagrado. Naturalmente, aqueles que não guardarem o sábado não podem ser participantes desta promessa, e não receberão as bênçãos ali prometidas.

Entre as bênçãos prometidas para aqueles que guardam os mandamentos de Deus, em Deuteronômio capítulo 28, está “a chuva no seu tempo”  (verso 12):

O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo

A promessa da chuva aqui apresentada abrange tanto a chuva literal, que traz fertilidade ao solo e por conseguinte prosperidade à terra, quanto a chuva espiritual, ou seja, o derramamento do Espírito. Notem que a promessa do verso 12 menciona o derramamento da chuva no seu tempo. Isto significa que, assim como esta promessa se cumpriu no derramamento da chuva temporã, ao tempo predito por Jesus, ela se cumprirá também nos últimos dias, com o nome de Chuva Serôdia, após a lei dominical, conforme está profetizado:

A grande questão que está tão próxima [o cumprimento da lei dominical] eliminará aqueles a quem Deus não designou, e Ele terá um ministério puro, leal, santificado e preparado para a chuva serôdia.” Eventos Finais, pág. 155

Download

Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com