7 – A Crença na Trindade e o Primeiro Mandamento

 

Talvez muitos adventistas do sétimo dia ainda não tenham visto o que é a crença da Trindade adventista segundo reza o manual da igreja. O manual reza o seguinte:

Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. É para sempre digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação. (Deut. 6:4; Mat. 28:19; II Cor. 13:13; Efés. 4:4-6; I Pedro 1:2; I Tim. 1:17; Apoc 14:7.)” -- Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 14º edição – 2001, pág. 9.

Como pode ser visto pelo texto acima, a doutrina da Trindade afirma que o Espírito Santo é um Deus e que portanto é “digno de culto, adoração e serviço”. Na Bíblia, não encontramos qualquer passagem que ordene a adoração ao Espírito Santo. Pelo contrário, a Bíblia afirma expressamente que só se deve adorar ao Pai e ao Filho:

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.  E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.” Apocalipse 5:13,14

A doutrina da Trindade afirma também que o Espírito Santo é um terceiro ser pessoal, pertencente à divindade, e portanto é Onisciente. Um ser onisciente deve conhecer intimamente o Deus Pai. Mas a Bíblia afirma expressamente que só existem dois seres que são uma unidade e que se conhecem:

Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus 11:27

E Jesus afirma:

Eu e o Pai somos um.” João 10:30

Assim, aceitar a doutrina da Trindade, significa aceitar a adoração a um deus (o Espírito Santo) que não é Deus, segundo a Bíblia. Ao adorarmos um deus que não é Deus segundo a Bíblia, estamos transgredindo o primeiro dos 10 mandamentos, no qual Deus afirma expressamente:

Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3

Assim, ao aceitar a doutrina da Trindade estamos transgredindo o primeiro mandamento, pois estamos adorando um deus que não é Deus, e desta forma colocando outro deus diante do Deus vivo.

Download

Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com