3 – CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENTENDIMENTO DE ELLEN G. WHITE DO TERMO “DIVINDADE”


A palavra “Godhead”, usada diversas vezes por Ellen G. White, traduzida para o português como “Divindade”, no Grego simplesmente significa: divino ou divindade (natureza divina, Strongs #2304; 2305; 2320). A Bíblia apresenta este termo 3 vezes (Atos 17:29; Rom. 1:7,8,19,20 e Col. 2:9). O contexto destas três passagens nos mostra que o termo “Divindade” na Bíblia se refere primariamente à pessoa do Pai, como a suprema deidade e fonte de toda a vida no universo. Por isto, Paulo assim o descreve:

Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo o homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” I Coríntios 11:3

Então, o Filho estaria sujeito ao Pai, para que dessa forma o Pai fosse tudo em todos (I Cor. 15:28). Esta sujeição não diminui a igualdade de natureza que o Filho compartilha com o Pai. Pelo contrário, ela a afirma que o Filho de Deus herdou toda a Sua natureza divina do Pai.

Se o “cabeça” de Cristo é o Pai, então o Pai é a “Divindade” no sentido primário da palavra. O Pai é a primeira pessoa, ou a primeira personificação da “Divindade”. O Filho partilha da “Divindade” do Pai por Sua filiação (o Filho tem as mesmas prerrogativas do Pai). Assim, Ele á a segunda “pessoa”, ou personificação da Divindade (Godhead) de Seu Pai (Heb. 1:1-3).

O Filho humildemente esvaziou-se de Si mesmo para que a Divindade de Seu Pai pudesse ser revelada na humanidade e através da humanidade para o universo . Ellen G. White compreendeu claramente que Cristo veio a este mundo para revelar não a Si mesmo, mas a Divindade de Seu Pai (Godhead).

Pelo Filho de Deus... o Pai deve ser representado... Nosso redentor é uma revelação perfeita da Divindade; e é importante que, como Seus discípulos, nós compreendamos através dEle a relação de Deus para conosco.” Ms 43, 1897, pág. 2.

Em outras palavras, nosso Redentor é uma revelação perfeita de Deus, o Pai.

Ellen G. White entendia que o Espírito Santo de Deus e de Cristo é personificado através do trabalho dos santos anjos. O Espírito de Deus e de Cristo enviado e exercido através do ministério de Seus anjos (espíritos ministradores – Heb. 1:14), é a terceira personificação da Divindade (ou do Pai). Apresentamos abaixo alguns textos que comprovam isto, onde Ellen G. White descreve anjos comunicando poder, ajudando o homem a resistir o mal, e lembrando os homens de tudo o que ouviram para que testemunhem. Estas funções, bem sabemos, são atribuídas ao Espírito Santo – Consolador (João 14:26; 15:26, 27):

Os anjos exercem o poder de Deus para ajudar-nor a resistir o pecado e o mal (terceira pessoa da Divindade, citada em DTN, pág. 671):

Os anjos de Deus, milhares de milhares, ... nos guardam do mal, e repelem os poderes das trevas que nos estão procurando destruir.” A Verdade Sobre os Anjos, pág. 19

Convém lembrar que cada verdadeiro filho de Deus tem a cooperação dos seres celestiais. Exércitos invisíveis, de luz e poder, auxiliam os mansos e humildes que crêem nas promessas de Deus e as invocam....

Anjos celestiais observam aqueles que buscam iluminação. Cooperam com os que procuram ganhar almas para Cristo.” A Verdade Sobre os Anjos, pág. 17

Os anjos comunicam o poder de Deus (Espírito Santo) aos homens:

Se vocês procurarem suprimir todo mau pensamento ao longo do dia, então os anjos de Deus virão e habitarão com vocês. Esses anjos são poderosos em força. ... Os anjos estão conosco todos os dias, guardando-nos e protegendo-nos dos assaltos do inimigo.

Vocês não estão sozinhos na batalha contra o mal. Pudesse erguer-se a cortina, vocês observariam os anjos do Céu lutando do lado de vocês. Isso eles precisam fazer; é seu trabalho guardar a juventude. “Não são porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Heb. 1:14” A Verdade Sobre os Anjos, pág. 19

Os anjos ajudam os discípulos de Cristo a lembrar de tudo o que ouviram (João 14:26):

Quando as inteligências celestes observam aqueles que professam ser filhos e filhas de Deus empreenderem esforços cristãos para ajudar os errantes, manifestando um espírito terno e compassivo para com os arrependidos e caídos, os anjos colocam-se ao lado daqueles, trazendo-lhes à memória as próprias palavras que suavizarão e erguerão a alma.” A Verdade Sobre os Anjos, pág. 20

Os anjos confortam (consolam) e ensinam os discípulos de Cristo que estão privados hoje de sua presença (João 14:16). Assim, tornam-se os portadores do Espírito de Deus e de Cristo enviado para consolar e confortar os homens:

Aqueles que trabalham pelo bem dos outros, estão operando em união com os anjos celestiais. Contam sempre com a companhia destes, e com seu incessante ministério. Anjos de luz e poder sempre estão por perto, a fim de proteger, confortar, curar, instruir e inspirar.” A Verdade Sobre os Anjos, pág. 21.


DENÚNCIAS:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com