11 – A “santificação do Espírito”

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

I Pedro 1:2

Esta passagem traz o termo “santificação do Espírito”. O que é santificação do Espírito? Gálatas 3:2-6 nos revela:

2  Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Aqui, Paulo comenta sobre o Espírito Santo da promessa, o Consolador, o qual segundo a Bíblia (como vimos anteriormente), representa o poder de Deus concedido aos homens para fazer a Sua obra.

3  Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

4  Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.

Paulo afirma que a santificação, que é o aperfeiçoamento do caráter, deve ser também pelo Espírito, o mesmo Consolador que foi recebido em cumprimento da promessa de Jesus. Em seguida, Paulo deixa claro que está se referindo ao termo “Espírito”, que é o agente santificador, como sendo não o próprio Deus, mas sim o poder de Deus:

Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.

Assim, o “Espírito” que promove a santificação é o poder de Deus que atua em nós. Então o termo “santificação do Espírito” apresentado em I Pedro 1:2 é usado para representar o poder de Deus, atuante na obra de aperfeiçoamento do caráter. Segundo a Bíblia, Cristo também opera a santificação:

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,” 1 Coríntios 1:30

Jesus Cristo também é Espírito (II Cor. 3:17,18; I Cor. 8:6), e por meio de Seu Espírito (poder) opera em nós a santificação junto com Deus, o Pai. O texto acima diz que Ele mesmo se fez santificação. Assim, o termo “Espírito” mencionado em Gálatas é o poder santificador procede do Pai e de Seu Filho Jesus. Por conseqüência, o termo “santificação do Espírito” mencionado em I Pedro 1:2 representa a ação do poder de Deus para o aperfeiçoamento do homem.

O texto de II Tessalonissences 2:13 também traz o termo “santificação do Espírito”. Mas como já compreendemos o que significa este termo pela análise de I Pedro 1:2, entendemos que é desnecessário comentar esta segunda passagem.

Índice

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com