Quando Tudo Dá Errado, Qual é a Vantagem de Crer em Jesus?
Afinal de contas, que diferença faz ser cristão?

Por Robson Ramos

Tudo que pode dar errado, acaba dando mesmo! Essa é uma das mais trágicas leis da vida. E o pior é que vale para todo o mundo. Não faz diferença se você é cristão ou não-cristão. Crentes e descrentes continuam sendo apenas humanos.

Crer em Jesus não livra ninguém de cometer erros e enfrentar problemas. Seria muito cômodo se a fé em Cristo agisse como um tipo de vacina contra tropeços, ou um antídoto para os resultados negativos de nossos deslizes. A vida ficaria bem mais fácil. Mas, com certeza, perderia quase toda a graça. Correr riscos é que faz dela um desafio, uma aventura mais saborosa.

Pelo que a Bíblia diz, Deus imaginou nossa existência exatamente assim desde o começo. Bem que ele podia ter-nos programado para só acertar e fazer tudo direitinho. Mas não foi o que fez. Preferiu dar esse tempero especial para nossa vida. Permitiu-nos agir como bem entendêssemos, desde que assumíssemos as conseqüências de nossas falhas e tirássemos proveito delas. É que todo erro que cometemos pode também servir como lição. Errando também se aprende, não é?


A primeira vantagem de ser cristão é saber que foi Deus quem nos deu o direito de errar. Mas isso não é tudo.


Além desse jeito de encarar os erros como uma porta para o aprendizado, quais seriam as vantagens de crer em Jesus Cristo, quando tudo dá errado?

Quando tudo dá errado e você se sente culpado, acreditar no amor incondicional de Jesus Cristo lhe ajuda a se perdoar. A certeza de sermos aceitos e queridos por Ele do jeito que somos, livra-nos na mesma hora de qualquer sentimento de culpa. Talvez, você não consiga aceitar suas próprias deficiências e falhas, mas Jesus Cristo nunca irá rejeitá-lo mesmo que esteja repetindo erros do passado.

Quando tudo dá errado e você sabe que vai ter de pagar pelo que fez, Jesus Cristo lhe dá coragem e honestidade para não fugir de sua responsabilidade. Afinal, errar e nao assumir é errar outra vez.

Quando tudo dá errado e você se sente sozinho, Jesus Cristo é o amigo invisível que ouve com atenção o seu desabafo. Pode parecer incrível, mas quem confia em sua promessa de sempre estar ao nosso lado, não tem razões para ficar triste e desanimado, nem pensar em desistir. Jesus põe sua mão poderosa sobre nosso ombro e não nos deixa entregar os pontos. Nem mesmo na hora da morte. Quem crê em Jesus pode ter total certeza de que o amor de Deus lhe garante a vida eterna.

Quando tudo dá errado e a culpa não é sua, a fé em Jesus Cristo lhe faz mais sensível às limitações dos outros. Ora, se ele nos aceita e perdoa sempre, precisamos ser mais compreensivos e tolerantes com a imperfeição alheia!

Quando tudo dá errado e você se sente sem forças para recomeçar, a confiança no poder de Jesus Cristo lhe permite não se desesperar. Quem acredita mesmo nele, não perde a calma, ainda que não entenda porque é que tudo aquilo está acontecendo. Se pedirmos sua ajuda, Ele nos dá poder para recuperar a lucidez, reorganizar os pensamentos e dar a volta por cima!

Quando tudo dá errado, Jesus Cristo nos anima com Suas palavras de conforto...

"Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. ...Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons." S. Mateus 9:12 e 13.

"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." S. Mateus 11:28.

"Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível." S. Mateus 19:26.

"E lembrem disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos." S. Mateus 28:20.

"Quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês." S. Marcos 11:24 e 25.

Quem Acredita em Jesus, Tem Paz!

"Jesus disse: - Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. ...Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. ...Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. ...Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: "Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês." Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu." S. João 14:1-28.

"Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e crêem que vim de Deus. ...Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo." S. João 16:26-33. 

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com