"Sede Vós Perfeitos"

O assunto da perfeição e a natureza de Cristo é algo que diferencia a Igreja Adventista do Sétimo Dia de todas as outras. Muitos dizem que estes temas não são pontos de salvação, mas, não vivemos aquilo que acreditamos? Nossa compreensão de importantes temas não influenciará a nossa vida diária? Não somos guardadores do Sábado porque acreditamos em sua perpetuidade? A questão da perfeição atinge diretamente nossa vida prática e nosso entendimento. Relacionado a este assunto está a autenticidade da mensagem do Santuário, da Igreja remanescente, da guarda dos dez mandamentos, da chuva serôdia e nossa perspectiva com relação ao pecado ou seja a "...santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Heb.12:14.

Não se trata de um debate entre duas ou três pessoas. Aqui estão duas opiniões e duas atitudes que têm determinado se os adventistas farão parte de uma teologia social, uma doutrina de igualdade, ecumênica ou permanecerão firmes na plataforma que foi confiada a nossos pioneiros. Uma implica algo contrário a outra. Uma diferença nas doutrinas que inevitavelmente levará a caminhos diferentes. A escolha é sua.

Inversão de valores

"Moralista", "perfeccionista", "fundamentalista" e outras palavras foram em nosso tempo foram totalmente desvalorizadas e deturpadas pela mentalidade da época em favor das teorias filosóficas, liberais e consumistas.

Pergunta-se, não tem a moral a ver com que é bom diante de Deus? Não é a moral algo sadio, que traz ordem, prosperidade e bons valores a qualquer sociedade? Não é a perfeição que nos impulsiona para que estudemos, trabalhemos e prosperemos em nossa vida? Não é a "perfeição" o contrário de imperfeição? Não é o fundamental a essência de um objetivo, ou razão que nos separa do que não é fundamental?

Por exemplo, já conheceram alguém que queria fazer tudo perfeito? Não se torna esta pessoa por vezes chata? Já teve algum professor moralista? Não era ele considerado alguém fora de moda? Ora, é lógico que na maioria das vezes estes exemplos podem ter os dois lados pois nem sempre, alguém é realmente perfeito, mas quando se tornam por algum momento não são por vezes desmotivados pela sociedade? Penso que todos já tivemos alguma experiência neste sentido, ou seja, quando queremos agradar a Deus e vencemos muitas barreiras.

Mas a questão é que se tentarmos ser perfeitos somos automaticamente postos de lado e começamos a ser rotulados com "títulos" como os acima citados. Não há dúvida que muitas vezes estas coisas aconteceram com Cristo e mesmo Ele, se vivesse em nosso tempo, incontestavelmente seria rotulado de "fundamentalista." Portanto, não podemos seguir a concepção mundana das palavras e interpretá-las como o mundo. Ao mesmo tempo que não podemos nos assumir como "perfeitos" pois esta não é nossa tarefa. Temos é que buscar a perfeição e saber que é possível, que está em nosso alcance. Esta é a genuína motivação do Cristão, sermos perfeitos como Aquele que morreu por nós.

(Para que não haja opinião humana sobre os textos abaixo, não os comentaremos, deixando a cada um a incumbência de abrir o coração e mente e que o Espírito Santo possa ser nosso único intérprete.)

Pode o Homem Deixar de Pecar?

"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estai debaixo da lei." Gál. 5:18.

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória." Judas 24.

"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado." Rom. 6:6,7.

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outro, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:7.

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Fil. 4:13.

"Aquele que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus." 1 João 3:9.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9.

"Vigiai justamente e não pequeis..." 1 Cor. 15:34.

"Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." 1 Cor. 10:13.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis..." 1 João 2.1.

"...mas , se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (idem)

"...sede perfeitos..." 2 Cor. 13:11.

" ...se queres ser perfeito..." Mat. 19:21.

"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus." Mat.5:48.

Espírito de Profecia

"A verdadeira santificação significa perfeito amor, perfeita obediência, perfeita conformidade com a vontade de Deus." A.A. Pág. 565.

"Fiquei admirada com a posição tomada pelo Pastor Brown no que diz respeito à lei. Parece incrível que alguém que se afirma estudante e professor da Bíblia, declare que nenhum homem jamais guardará a lei de Deus, ou poderá alguma vez fazê-lo." (ST, 18 Julho 1878, citado em RH, 13 Julho 1978)

"Deus requer dos Seus filhos perfeição. A Sua lei é uma transcrição do Seu próprio caráter, e é padrão de todo o caráter. Esta norma infinita é apresentada a todos, para que não haja má compreensão no tocante à espécie de homens que Deus quer ter para compor Seu reino. A vida de Cristo na terra foi uma expressão perfeita da lei de Deus, e quando os que professam ser Seus filhos receberem caráter semelhante ao de Cristo, obedecerão aos mandamentos de Deus. Então o Senhor pode contá-los com toda a confiança entre os que formarão a família do céu." (PJ, pág. 315)

"O ideal de Deus para os Seus filhos é mais alto do que alcançar o pensamento humano. 'Sede vós, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos Céus.' Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa a nossa libertação do poder de Satanás." (DTN, pág. 330)

"Era impossível ao pecador guardar a lei de Deus, que é santa, justa e boa; mas esta impossibilidade foi removida através da imputação de Cristo à alma crente e arrependida... Por isso, ele (Satanás) pôs a circular o engano de que o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário teve como objectivo a libertação do homem relativamente à guarda dos mandamentos de Deus... Tendo sofrido o castigo máximo pelo mundo culpado, Jesus tornou-se no mediador entre o homem e Deus, a fim de conseguir que as almas arrependidas voltassem a encontrar o favor de Deus, concedendo-lhes graça para guardarem a lei do Todo Poderoso." (ST, 20 Julho de 1895)

"Se não fosse possível aos seres humanos, sob o concerto abraamico, guardarem os mandamentos de Deus, todas as almas estariam perdidas." (Carta 16, 1892 citada em BC, pág. 1092)

"Satanás declara que era impossível ao homem obedecer aos mandamentos de Deus; e é verdade que por nossa própria força não lhes podemos obedecer. Cristo, porém, veio na forma humana, e por Sua perfeita obediência provou que a humanidade e a divindade combinadas podem obedecer a todos os preceitos da Deus." (PJ 317)

"Justiça é fazer o bem, e é pelos atos que todos serão julgados. Nosso caráter é revelado pelo que fazemos. As obras mostram se a fé é genuína." (Parábolas de Jesus, 312)

"Todo pecado... pode ser vencido pelo poder do Espírito Santo." (The Faith I Live By, pág. 118)

"Ser redimido significa cessar de pecar." (Review and Herald, September 25, 1900)

"Aquele que não tem suficiente fé em Cristo para acreditar que Ele poder nos livrar de pecar, não terá fé para que seja dada entrada a ele no Reino de Deus. (Idem, March 10, 1904)

"Deus nos convida a alcançarmos a norma de perfeição, e põe diante de nós o exemplo do caráter de Cristo... Esta é a certeza que Deus nos dá de que também nós podemos alcançar a vitória completa." Atos dos Apóstolos, pág. 531.

Conclusão

A questão que devemos colocar a nós próprios não é se é possível sermos perfeitos, se é possível obedecer todos os mandamentos, o ponto central desta controvérsia é, se estamos interessados, se estamos disponíveis a entrar em comunhão com o Pai e humilharmo-nos diante de Sua Glória, se estamos interessados em cumprir o Seu plano, não o nosso. "A santidade nesta vida é, na verdade, uma quimera." (Dr.Desmond Ford, Sinais dos Tempos - Edição Autralasiática, Fev 1978). De acordo com este antigo Pastor Adventista (que não acreditava na doutrina do santuário) santificação não passa de uma fantasia, algo impossível.

Quando olhamos para o mundo, julgamos saber o que vai nos corações e atitudes dos outros e dizemos: "Ora, ninguém cumpre a lei, ninguém é perfeito" e a partir daí achamos que devemos ajustar a palavra de Deus em face ao nosso comportamento pecaminoso. Mas digo-lhe que Deus jamais mudará Sua palavra, se tivesse de assim fazer teria feito a muito tempo atrás poupando Seu único filho de indescritível humilhação.

Jaime Donegá Bezerra, do Ministério Aconselho-te, aconselho@mail.pt.

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com