Para participar desta seção, envie-nos sua mensagem através do formulário abaixo. Tão logo nos seja possível, sua carta estará publicada aqui neste espaço. Se for o caso, especifique que não deseja que seu nome seja mencionado. As mensagens enviadas pelo e-mail  adventistas@adventistas.com também serão publicadas.

Remetente: E-mail:


A Propósito da Disputa Judicial com a Eternal Gospel Church

Prezado amigo Robson,

Perguntinhas que devem ser pensadas para serem respondidas:

  • Afinal o que é uma crença religiosa? Um conjunto de conceitos em que um indivíduo ou um grupo crê? Ou uma personalidade jurídica (empresa) com marca registrada em cartório?
  • Para ser salvo, eu devo me ajustar ao que diz a Bíblia ? Ou devo estar registrado nos livros de uma personalidade jurídica registrada e reconhecida por autoridades seculares?
  • Se um Grupo de pessoas que desejam seguir uma norma registra-se como
    personalidade jurídica, seus conceitos religiosos também ficam sujeitos a organização secular que os registrou?
  • Se um grupo religioso, por razões seculares, transforma-se em pessoa jurídica, e, em certo momento, os diretores do grupo religioso mudam de comportamento pergunto: Quem abandonou o grupo religioso? Os diretores que abandonaram os propositos iniciais mas continuam com a pessoa jurídica ou os que permaneceram nos propositos iniciais mesmo sendo excluídos da pessoa jurídica?

Elihaj Harosh


Livro de Praxes

Feliz sábado para todos. Sou adventista há uns quinze anos e, como não tinha Internet, não sabíamos de muitas coisas que ocorriam em nossas associações. Mas, agora, eu gostaria de reber mais material sobre o livro de praxes e outros documentos que comprovem o envio de recursos para o Exterior. Gostaria de Parabenizar o seu site e pedir que lutem, lutem, lutem.

Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos nós. Amém.

Renato Hélio Despotopoulos


Pedido de Oración

Por favor oren por el pueblo de Puerto Rico en especial Vieques, que es una hermosa isla de Puerto Rico en la cual viven miles de personas y la Iglesia Adventista tiene una pequeña congregacion . Esta gente esta sufriendo por culpa de la marina de guerra de Estados Unidos, que realiza practicas navales en esta isla municipio. La incidencia de cancer en Vieques duplica la del resto del pais como consecuencia de los bombardeos,de practica. Existe una coalicion de iglesias protestantes y catolicas en lucha contra estos abusos por favor ayuden a nuestro pueblo. Oren y escriban a los congresistas adventistas en Estados Unidos.

Héctor Iván Diáz


Três Perguntas de um Ex-Adventista que Quer Voltar para a Igreja

Prezado Sr. Robson Ramos, 

Sou ex-adventista, mas estou voltando a freqüentar a igreja. Tive contato com suas informações e acredito que o Sr. possa ajudar a solucionar algumas dúvidas e perguntas que tenho:

  1. O Sr. crê na doutrina da IASD?
  2. É a IASD a igreja verdadeira de DEUS nos últimos tempos, da qual devemos ser membros?
  3. Um membro da igreja deve ser dizimista ou não? O que o Sr. na PRÁTICA recomenda a um membro sincero da igreja, quanto às ofertas e o dízimo?

Certo da sua resposta agradeço a atenção.

Benjamim (benjoliv@ig.com.br)

Respostas:

1. O Sr. crê na doutrina da IASD?
R. Creio na salvação pela fé em Jesus Cristo; na necessidade de obediência ao Pai celeste de quem nos tornamos filhos por da adoção; na santidade do sétimo dia da semana; na mortalidade da alma; na atividade de Jesus Cristo no santuário Celestial, cuja purificação ocorre a partir de 1844; no sistema adventista de interpretação profética; na breve volta de Jesus; na inspiração de Ellen G. White, etc. Não creio na infalibidade da liderança, na salvação pelo nome no livro da igreja, na identificação da "casa do tesouro" unicamente com a Associação", etc.

2. É a IASD a igreja verdadeira de DEUS nos últimos tempos da qual devemos ser membros?
R.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja com uma missão e uma mensagem especiais. Neste tempo em que a enganosa atividade satânica atingirá seu ápice através de uma contrafação religiosa envolvendo todas as denominações e religiões da Terra, a pura mensagem da Igreja Adventista constitui-se num antídoto contra todo o engano. Mas isso não significa que não existam autênticos filhos de Deus em outros grupos religiosos, nem quer dizer que todos os que freqüentam a Igreja Adventista serão salvos. Temo que a apostasia da liderança acabe envolvendo irreversivelmente a IASD como instituição nessa contrafação satânica da religião. Aí, existirá um grupo de adventistas apenas "nominais" e outro de adventistas de fato, que "permanecerão firmes pelo que é reto ainda que desabem os céus".

3. Um membro da igreja deve ser dizimista ou não? O que o Sr. na PRÁTICA recomenda a um membro sincero da igreja, quanto às ofertas e o dízimo?
R.
Creio que, segundo os ensinos de Jesus Cristo, Deus exije hoje mais que 10% do nosso dinheiro e um dia da nossa semana. Ele quer 100% de nossas posses, 100% de nosso tempo, 100% do nosso coração. Se optamos por doar no mínimo 10% de nosso dinheiro para a pregação do Evangelho e nutrição espiritual da igreja, devemos fazê-lo responsavelmente, canalizando esses recursos a quem efetivamente os aplique aos fins que se destinam ou administrando-os nós mesmos. Mas convém lembrar sempre do caso de Ananias e Safira. Deus não Se deixa escarnecer, o que Lhe pertence é sagrado e não pode ser desviado.

Essas são minhas opiniões pessoais, com as quais o senhor pode concordar ou não. Mas seja sempre coerente com a luz que Deus lhe tiver revelado, através da Bíblia e dos livros do Espírito de Profecia.

Robson


Obreiro Acusado de Desvio de Dízimos, Ofertas e Doações é Protegido pela União Portuguesa da IASD

O caso que expus aqui no adventistas.com é já conhecido por todos aqui em Lisboa e qualquer um pode fazer sua investigação pessoal e descobrir por si mesmo o que se passou. Sei quem escreveu o artigo, contestando mina carta, e fico feliz por saber que Satanás está com raiva de eu ter me manifestado. "Toda nova verdade teve de enfrentar o ódio e a oposição..." GC, 489.

Já fiz um convite por email para o tal senhor se encontrar comigo e confirmar o que disse em sua carta resposta. Nunca pensei que alguém pudesse descer tão baixo e terminar uma carta mentirosa com versos bíblicos, afinal não estão estas palavras sendo relatadas por anjos no céu? Não terá o senhor que prestar contas para Aquele que tudo vê? Prefere mesmo tocar "pandeiro" na hora do culto e se lança contra qualquer um que for contra isto e põe a causa de Deus em jogo? É assim que você resolve seus traumas pessoais? Ganhou sim o título de "filho da mentira", com tanta criatividade e vingança nessas palavras deturpadas e cheio de ódio!

O caso desse obreiro acusado de desvio de dízimos, ofertas e doações, protegido pela União Portuguesa da IASD em Galinheiras, Portugal, é mais claro que o sol da manhã e quem quiser saber da verdade venha e faça sua pesquisa pessoal. Minha casa está aberta e meu telefone é 21-8853868. Portugal.

JAIME DONEGÁ BEZERRA


Quem é Você?

É a primeira vez que entro em sua página e estou de boca aberta. Não sei se você é inteligente ou louco! Seus artigos são assuntos para pensar e analisar, mas confesso que não concordei com alguns pensamentos. Gostaria de saber mais a respeito de você. Um abraço.

Karina

Resposta: A segunda opção é a mais provável. Devo ser louco, como muitos leitores já me disseram. Leia, por exemplo, o texto: Cirurgião Adventista Diagnostica e Tem "Visões" Sobre Pacientes Via Internet. Se eu fosse inteligente, teria permanecido como pastor, feito o jogo da Organização e estaria agora numa situação financeira bem mais confortável. Veja também, por favor, o texto: Apresentação


Protestantes Discutem Importância da Liderança Papal

Tudo bom, Robson? Dê uma lida na seção World Features, do subtítulo "Innsbruck Symposium on Papacy", do noticiário em inglês de 27/03/00 da agência católica Zenit (http://www.zenit.org)  É de estarrecer!

WORLD FEATURES

INNSBRUCK SYMPOSIUM ON THE PAPACY
Catholics, Protestants, and Orthodox Discuss Role in Modern World

INNSBRUCK, AUSTRIA, MAR 28 (ZENIT).- The Pope often has the duty to be "a voice crying out in the desert," according to Bishop Alois Kothgasser of Innsbruck. He was speaking at a recent symposium on the meaning of the Papacy in today's world at the Faculty of Theology of the University of Innsbruck. The symposium, held March 24, was entitled "Papacy: Hope, Opportunity, Offence."

"In a time and a world where everything that can be done is done, the office of Peter is needed as an advocate of life, especially for the poor, for human dignity, for freedom from globalizing pressures and the misuse of science and power," explained the Bishop. In the ethical realm, the Pope is one of the only voices that "protects man from man."

Bishop Kothgasser explained that the Pope also protects the position of the Church in society. "The service of Peter is necessary to guarantee the freedom of the Church in all its manifestations, especially when worldly power tried to limit the Church."

Bishop Kothgasser called the Papacy a "sign and tool" for the unity of the Church founded by Jesus Christ. "When the office of Peter is understood in this way, it is not dominion, but rather often a very tiring service."

Spokesman of Christianity
In the discussion after the Bishop's talk, representatives of other Christian churches recognized Pope John Paul II's role as "spokeman" of Christianity, though each presented his own valuation of the Papacy in general.

Looking back on the Pope's prayer for pardon on March 12, Old Catholic Bishop Bernhard Heitz spoke of a historic "turning point." He said that his church would gladly take up the Pope's invitation to dialogue, despite the years of resentment that have built up. He feels that there is already a "new vision" of the controversial dogma of Papal infallibility of 1870 among Old Catholic theologians. Bishop Heitz, after examining the history of the first millennium of Christianity, says that he is ready for a "historical primacy in closer cooperation with collegiality."

Lutheran Bishop Herwig Sturm called Christian unity a "great value," but at the same time a "toilsome chore." He envisions the role of the Pope as "Chairman in Truth and Love." He repeated calls of the German Lutherans for a shared celebration of the Lord's Supper, which is not yet possible since the Lutherans do not accept the doctrine of the Real Presence of Christ in the consecrated forms.

Methodist Superintendent Helmut Nausner said that his church is "open to everything" with respect to the Papacy. However, he questioned whether this office has any ecumenical future. His preference leaned toward a Synodal model of Church government, like that of the Orthodox today.

Greek Orthodox theologian Grigorios Larentzakis said that he had no misgivings about the creation of new Patriarchies within the Catholic Church.

History Must Judge
Former President of the Polish Council of Ministers, Tadeusz Mazowiecki, spoke on the person of Pope John Paul II, a personal friend. He judged that only with the hindsight of history will we be able to truly judge the greatness of Pope Wojtyla. He also spoke about the Pope's role in the Balkan conflict, in which his efforts went "to the extreme."
ZE00032720

Fonte: http://zenit.org/english/archive/0003/ZE000327.html#item5 

Márcio Guilherme B. da Silva - mgbarra@uol.com.br

Resposta: Por alguma razão, esse texto foi publicado pela Zenit apenas em inglês. Procurei-o em espanhol para facilitar a tradução ou leitura, mas não está disponível. De qualquer modo, é mais um cumprimento profético. Como estava previsto, nestes últimos dias da história terrestre a figura do Papa se sobressai como a mais influente e carismática liderança entre os "cristãos".

Para o leitor que não entende inglês, convém dizer que no texto citado líderes religiosos protestantes, inclusive, referem-se ao Papa como:

  • "Advogado da vida, do pobre e da dignidade humana"

  • "Garantia da liberdade da Igreja, especialmente contra limitações impostas por poderes mundanos"

  • "Sinal e instrumento para a unidade cristã"

  • "Porta-voz do cristianismo"

  • "Catedrático em verdade e amor"


Prezado Irmão Ramos,

Quando lhe enviei aquele e-mail, solicitando informações sobre o dízimo das colheitas de café, minha intenção era salientar o ponto de vista de que adventistas do sétimo dia não devem plantar e cultivar o café. Por favor, seria possível editar um outro artigo salientando a veracidade ou caducidade de tal ponto de vista. À luz da Palavra de Deus e do Espírito de Profecia, podem ou não podem os Adventistas do Sétimo Dia cultivar o café? Essa é a minha nova pergunta.

dmlorenzon@bol.com.br

Resposta: Com absoluta certeza, o irmão está convicto de que adventistas não devem plantar café, porque seria como manter uma plantação de tabaco ou maconha. E penso que esteja certo, embora se possa argumentar que Deus criou a vegetação e ordenou ao homem que cultivasse a terra, só fazendo restrição a uma árvore. A desobediência permitiu o domínio de Satanás sobre o nosso planeta e, aproveitando-se disso, o inimigo deturpou a criação divina de diferentes maneiras.

Talvez o cafeeiro tenha sido criado apenas com objetivos estéticos ou propriedades medicinais, mas o maligno tenha estimulado os homens a torrá-lo e moê-lo. Quem sabe? Esse é mais um mistério que será desvendado apenas no mundo vindouro. Ainda bem que falta pouco tempo para nosso reencontro com o Criador. Então, todas as nossas dúvidas e questionamentos serão esclarecidos!

Não lhe prometo para breve um artigo sobre o tema, mas penso que não deverá ser difícil realizar uma pesquisa no novo CD das Obras de Ellen G. White, lançado recentemente pela Casa. Tão logo o programa funcione direito em meu computador, estarei preparando um texto e divulgando aqui no adventistas.com.


Adventistas.Com é um Estímulo à Reforma Individual

Olá, Robson.

Há vários meses tenho acompanhado sua página. Com o tempo, passei a conhecer melhor e entendi que você não procura apenas mostrar o que está errado, mas nos incentiva a uma reforma em cada um de nós. Mesmo assim, penso que há um grande perigo nestas páginas, pois muitos a  estão utilizando como pretexto para deixar a igreja e criticá-la.  Sei que sua intenção não é essa.  Por isso, meu caro amigo, acho que você deve colocar isso mais claro em suas respostas.  

Com respeito ao dízimo, acho que muito estão precisando é amar um pouco mais seus irmãos pastores e obreiros. 

Vamos orar, porque o decreto dominical está aí.  Só não vê quem não quer.

Gostaria que soubesse que acho seu trabalho interessante e de grande valia para que as pessoas passem a orar e a buscar a Deus com mais intensidade. Um abraço.

E para os que estão chorando em suas igreja, fica aqui um conselho: Venha para a Igreja do Porto, a mais dinâmica do estado de Mato Grosso. Se não somos os melhores, ao menos somos diferentes.

Paulo César - pcc@cgi.ufmt.br

Resposta: Você compreendeu perfeitamente o objetivo da página. É isso mesmo. Quando denunciamos a corrupção da direção, estamos dizendo ao leitor que deve começar a se preocupar individualmente com sua salvação. Afinal, se há líderes que não se preocupam com o próprio destino eterno, como podemos delegar-lhes o poder de decisão quanto anosso futuro espeirtual. 

Quanto aos "muitos" que estariam deixando a igreja por causa de nossas denúncias, seria o mesmo que dizer que milhares de famílias estão deixando a cidade de São Paulo e dop Rio de Janeiro por causa de notícias de jornal sobre violência. Ora, o problema não está com a notícia, mas com o fato que deu origem a ela. As pessoas fogem das grandes cidades por causa da violência e não, das notícias. Se membros estão deixando a igreja depois do contato com o Adventistas.Com, isso deve ao incoerente testemunho de vida da liderança. Como crer na teoria dos pastores, se a prática destes não me convence?


Leia mais nas edições anteriores da Seção de Cartas:

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com