Deus Nos Permite Dizer Que "Alguns" Músicos Professamente Cristãos São do Diabo...

Caríssimo Francisco,

Exulto pelo colóquio. Agraceço-te pelas considerações mui oportunas. Agora, esclarecerei a questão. Creio que outros leitores tiveram semelhantes impressões. Percebo, agora, o fundamento de tuas ponderações. Logo, o desengano se torna necessário.

Amigo, quanto ao meu parentesco com o querido docente, Milton Caputo, creio que se soubesse o prenome do avó dele seria possível delinear nossa proximidade genealógica, porém, por enquanto, apenas posso afirmar que nos assemelhamos, sobretudo, por termos freqüentemente um sorriso nos lábios.

O irmão apreciou minha réplica, eu, muito mais, sua tréplica. Digo-te que havia meditado detidamente nas considerações de minhas missivas, todas não foram emitidas desguarnecidas de orações e reparos.

Vamos, portanto, neste ensejo, calcular se as conclusões resultam necessariamente das alegações...

1. "... 'Muitos', 'uns' por ignorância, 'outros' por má fé,... 'Estes' querem que a Bíblia se rebaixe aos padrões degenerados do mundo perdido" ... Reis do Gospel Adventista... o interesse comercial já perverteu o espírito missionário..."

"Muitos", "uns" ou "outros" pode ser qualquer pessoa, MAS NENHUM EM PARTICULAR...Não estou lendo pensamentos ou o intimo de uma pessoa em particular, pois para isto o homem é incapaz, mas estive descrevendo um TIPO DE PESSOA, pois para isto o homem é capaz, como disse, estou descrevendo o "tipo de alguém", não "alguém de um tipo".

2. " 'Eles' querem falar a linguagem do mundo... . Pervertendo a si e aos outros, 'eles' se alegram e exultam engodados pelo número de batismos formais. 'Eles' dizem: Graças Deus, nós falamos a linguagem do mundo e o mundo nos ouve... . 'Eles' querem ser do mundo... Com certeza, a 'estes' professamente cristãos e pregadores populares e mundanos "o mundo ouve". Mas 'estes' são sal sem sabor, só servem para serem pisados. Poderiam ser trigo, mas querem ser joio... Não dão frutos de santificação. São luz negra..."

Seriam estas palavras juízos REAIS E PESSOAIS E NOMINAIS sobre as intenções DE UM homem? Ou seriam juízos abstratos e impessoais? Estaria eu lendo o coração de algum homem? Teria eu esta pretensão? Certamente, NÃO, pois me refiro a qualquer pessoa, que se veja descrita naquelas frases, mas não OUSO julgar ninguém nominalmente,  nem ousei ler as intenção de uma pessoa específica, pois faço considerações genéricas.

Ilustro:

Deus nos permite dizer que:

"Alguns" adventistas são hipócritas. "Eles", se não se arrependerem, estão perdidos para sempre.

"Outros" adventistas são dissimulados. "Eles", se não se arrependerem, estão perdidos para sempre.

"Uns" adventistas são falsos cristãos. "Eles", se não se arrependerem, estão perdidos para sempre.

"Alguns" músicos professamente cristãos são intrumentos sedutores do Diabo dentro de igreja.  "Eles", se não se arrependerem estão perdidos para sempre.

Isto o homem sabe...Sabe que existem os hipocritas, os dissimulados e também os falsos. Veja, Deus sabe quem são estes, sabe se estão perdidos para sempre , os que são hipocritas, dissimulados etc, também sabem que são, porém alguns são e não sabem. Apesar disso, podemos, sem qualquer temeridade ou pretensão, manter as afirmações ofertadas acima, acerca das intenções do homem, bem como seu destino eterno. Parece contraditório, na missiva anterior alertava que apenas Deus poderia julgar nominalmente o destino eterno de alguém, e suas intenções, e nessa que digo o contrário? De modo nenhum! dizia que não somos capazes de julgar NOMINALMENTE uma pessoa, suas intenções e destino eterno...Mas, certamente podemos GENERICAMENTE e . Ilustro: podemos dizer que AQUELES que rejeitam sempre os convites de Deus, nunca estarão no Céus (juizo genérico e abstrato). Isto qualquer um sabe! NÃO PODEMOS DIZER Ricardo rejeita sempre os convites de Deus, e nunca estará no Céus (juizo nominal e real)...Isto só Deus sabe!

Logo, APENAS NÃO PODEMOS IDENTIFICAR NOMINALMENTE QUEM SÃO estes "alguns", estes "uns" e estes "outros", pois esta identificação só Deus, e a própria pessoa é capaz de proceder.

Deus nos proíbe dizer que:

Francisco é sincero. Certamente viverá para sempre;

Flavio é bom. Certamente viverá para sempre;

Mario é fiel. Certamente viverá para sempre;

Pois isto só Deus sabe...Apenas o Divino Aferidor, o qual  pesa os corações, pode dar juizo NOMINAL, pessoal e específico sobre as intenções do íntimo do homem. Deus, somente Deus, ciente do fim desde o princípio, pode declinar NOMINALMENTE o as intenções e destino eterno do homem. Mesmo a confissão pessoal é insuficiente...Pois "se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não e verdadeiro." João. 5:31. E mesmo que o testemunho fosse verdadeiro não seria imutável, pois o que hoje é trigo, amanhã poderá ser joio, o que hoje é joio, amanhã poderá  ser trigo. Somente Deus sabe o fim desde o princípio.

Deus nos permite dizer que alguns:

QUEREM perverter,

QUEREM rebaixar,

QUEREM ser do mundo,

QUEREM ser joio,

Seria isto ler as intenção do coração de alguém? De modo nenhum! Pois sempre, em todas eras, há pessoas, na igreja de Deus, com estas más intenções...Sempre há membros com boas intenções e há membros más intenções na casa de Deus...

O prezado amigo, questiona-me, dizendo:

"O irmão conclui, pretensamente inspirado pelo Espírito Santo (?!), que ...(eles) "não dão frutos para a santificação. São luz negra". E chega ao cúmulo de concluir que "...'eles' se alegram e exultam engodados pelo número de batismos formais". O irmão tem o dom de ler os corações e motivos até dos batizandos!? Por favor, se isso não for pretensão, então não sei o que seria! "

Respondo, com exultação e alegria, Isto não é pretensão, é descrição de um "tipo de pessoa", este tipo existe, apenas não tenho a PRETENSÃO de identificá-lo nominalmente, pois "pelos frutos" serão reconhecidos...Eles sabem que são o que são...Deus os conhece...Que se cofessem, se arrependam, se convertam, deixem de ser o que são, sejam perdoados e salvos. Eis o meu sincero anelo e desejo...

Parabenizo, o irmão por seguir os conselhos damissiva anterior, evitando, portanto, expressar JULGAMENTO PESSOAL E NOMINAL, parabenizo-te, por estar QUESTIONANDO, com bem fizeste na citação acima, diviso que amigo esta cada dia mais sábio, sensato e prudente. 

Atentai, prezado amigo, não preciso ler os motivos dos corações dos  batizandos para ter certeza que existem "batismos formais", nem preciso ser tomado pelo Espírito de Deus para afirmar que alguns músicos ENGANADOS pelo número de batismos que seus cantos parecem promover se alegram e exultam ...Muitos se ENGANAM pensando que levar alguém as águas é levá-lo a Cristo, muitos se ENGANAM meditando que levar alguém ao culto EMOCIONAL é levá-lo ao culto RACIONAL (Rom. 12:1), muitos se ENGANAM julgando que aumento do número de batismos é o selo de garantia de aprovação de Deus ao novos métodos mundanos de evagelismo...

Não necessito de qualquer virtude sobrenatural para ofertar nenhuma daquelas  asserções... Precisaria, porém, de muita virtude sobrenatural para dizer nominalmente quem são "eles", ou seja, os que tem aquelas disposição, pois está no poder do homem assegurar a EXISTÊNCIA deste tipo de pessoa, o homem, porém, É INCAPAZ de IDENTIFICAR nominal e pessoalmente quem são estas pessoas, esta IDENTIFICAÇÃO NÃO compete àquele que discursa, mas ao que ouve, sobretudo, ao que ouve e examina a si mesmo, e a Deus, que tudo sabe, e tudo vê...

Portanto, podemos asseverar que "uns", "alguns", "muitos", ou seja, "eles" são "reis do gospel", são "luz negra" pois "pervertem o louvor a Deus em produto comercial ao mundo", e ainda "dedicam suas perversões a  Deus, ao Deus desse mundo" pois eles "ao cantar querem agradar antes aos homens do que a Deus", estes são os "rei do gospel",  "não são servos de Deus, mas servos dos homens", "os rei do gospel" são aqueles que "são mais amigos do mundo do que de Deus" estes são os "reis do gospel", eles sabem que falo deles, o "ministériosdeles não é principalmente cantar aos desamparados, em presídios, asilo, abrindo corações, e levando a palavra de Deus de casa em casa, mas fazer espetáculos para se exibirem, buscam fama e aplausos, irreverência, intemperança no comer e indecência no vestir, expressam sua experiência cristã muitos deles, outros são mais sutis, mas também fazem da piedade meio de lucro, para prejuizo próprio e alheio". 

Contudo, não havemos de declinar seus nomes, os que têm feito estas coisas, os  sabem que têm estas pervertidas intenções certamente podem se IDENTIFICAR com esta DESCRIÇÃO, podem se arrepender, se converter e serem perdoados. Estas descrições muito firmes e claras do CARÁTER da obra de alguns podem salvar alguns músicos que estão enganados e seduzidos pelo ministério do CD. Portanto, não houve qualquer pretensão, pois não OUSEI denominar especificamente quem são estes.

O irmão Francisco, me diz:

"o querido irmão reclama que eu julguei suas intenções, por favor, APENAS LI suas declarações que a mim ME PARECERAM raivosas. Mas, como o irmão cita Jesus, Isaías, Paulo, APARENTEMENTE pretendendo igualar-se a eles como porta-voz divino, recolho-me a minha insignificância, pois não me sinto à altura dessa responsabilidade.

Parabenizo-te, Francisco, pois vejo que, desta vez, moderaste sabiamente seus juízos com os devidos advérbios (PARECERAM, APARENTEMENTE, etc), bem como desta vez declara-se a impressão que tivestes AO LER A MISSIVA, e não externou um juízo sobre a disposição do coração do missivista, MAS SOBRE A MISSIVA, portando, parabenizo-te...

Amigo, agora, peço-te:  não te recolhas, do dever de ser um porta-voz divino, não te recolhas do dever chamar o pecado pelo nome, não te recolhas do pesado dever de todo servo Deus... Não apenas Jesus, Isaías e Paulo têm este encargo, mas todos os cristãos tem este árduo dever, porém, muitos se esquivam de cumpri-lo, pelas reações indesejadas que o cumprimento devido deste dever enseja (incompreensão, difamação, punição, perseguição, ódio etc.). Todo filho de Deus é um porta-voz divino.

Lembremos, "quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrera na sua iniquidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei" Eze. 3:18. Todo aquele que acredita que a Escritura é a palavra de Deus, firmada nela deve cumprir esta todo dia esta ordem. Não te recolhas, amigo.

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. (Educação, págs. 56 e 57).

"Lidai fielmente com os que fazem mal. Adverti toda alma que se acha em perigo. Não deixeis que ninguém se engane a si mesmo. Chamai o pecado pelo seu verdadeiro nome. Declarai o que Deus disse com relação à mentira, à transgressão do sábado, ao roubo, à idolatria e a todos os outros males. "Os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". Gál. 5:21. Se eles persistirem no pecado, o juízo que havíeis declarado segundo a Palavra de Deus é sobre eles proferido no Céu. (Obreiros Evangélicos, p. 502).

"O Senhor nos ordenou não tolerar injustiça em nosso irmão. Diz: "Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o." Luc. 17:3. O pecado deve ser chamado pelo verdadeiro nome, e deve ser claramente exposto ao delinqüente". (Parábolas de Jesus, p. 248)

"João desfrutou a bênção da verdadeira santificação. Mas notai: o apóstolo não proclama ser sem pecado; está em busca da perfeição, andando à luz da presença de Deus. Testifica que o homem que professa conhecer a Deus e, contudo, quebra a lei divina, nega sua profissão. "Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade." I João 2:4. 

"Neste século de alarmante liberalidade, estas palavras seriam taxadas de carolice. Mas o apóstolo ensina que, conquanto devamos manifestar cortesia cristã, ESTAMOS AUTORIZADOS a chamar o PECADO e os PECADORES por seu VERDADEIRO nome - que isto é coerente com o VERDADEIRO AMOR. Conquanto tenhamos de amar as pessoas por quem Cristo morreu e trabalhar por sua salvação, não devemos condescender com o pecado. Não nos unamos com os rebeldes chamando a isso AMOR. Deus exige de Seu povo atual que permaneça, como o fez João em seu tempo, inflexivelmente pelo direito, em oposição aos erros destruidores das pessoas." (Santificação, p. 65)

Agora, amigo, permita-me reaplicar o que até agora foi exposto... João Batista, Isaias, Elias e Paulo e outros homens eram "sujeitos as mesmas paixões que nós" (Tia. 5:17),  naquelas citações que ofertei, eles fizeram também MUITOS juízos de EXISTÊNCIA bem como DESCRIÇÃO de um tipo de caráter (Hipócritas, Cães, Víboras), é raramente juízo IDENTIFICAÇÃO, ou seja, (Ricardo és um hipócrita, José és um cão, Madalena és uma víbora). Apenas para esta última sorte de juízo é necessária inspiração especial do Espírito Santo ou conduta pecaminosa inequívoca, pois mesmo conhecimento da pessoa de quem estamos falando, muitas vezes, é insuficiente...

O prezado amigo, ao final, declara:

Mais uma vez penitencio-me caso não o tenha bem compreendido, mas se o citei nominalmente apenas imitei-o ao citar o Flávio Santos diretamente em suas críticas às posições por ele exaradas no debate. E com relação a este, oportunamente apresentarei argumentos que julgo procedentes com referência não só ao que o irmão apresenta, como ao debate em si.

Irmão, em tuas palavras, diviso prudência e sensatez. Tuas questões são as indagações de muitos corações sinceros. Espero Deus me tenha outorgado necessária sabedoria para responder com mansidão, termo e entedimento tua inquirição(1Ped. 3:15). Este colóquio é para a compreensão recíproca e entendimento mútuo. A compreensão edifica.

Amigo, podes citar-me, nominalmente, para censurar as considerações ofertadas em minhas missivas,  a julgue as cartas, examine as letras, conteste as proposições e julgue a mensagem...

Francisco, meu amigo e irmão, aguardo, ansioso, ouvir seu parecer, seja sobre o assunto, seja sobre minhas considerações...Desbastada a gema dá mais brilho, podada a videira, mais fruto."Repreende ao sábio, e amar-te-á". Prov. 9:8.

"Instrui ao sábio, e ele se fara mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescera em entendimento". Prov. 9:9. Paz seja contigo. -- Humberto Caputo.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com