Arcebispo Brasileiro (D. Cláudio Hummes) é Cotado para Papa
03.Abr.2002

O frágil estado de saúde do papa João Paulo II nas últimas semanas fez ressurgirem as especulações sobre o nome de seu sucessor. Em reportagem publicada no jornal inglês The Guardian, desta quarta-feira, o nome do cardeal arcebispo de São Paulo, D. Cláudio Hummes, aparece numa lista de possíveis candidatos. Especialistas em assuntos do Vaticano, consultados pela publicação, afirmam que há uma grande possibilidade de um cardeal latino-americano ser eleito para o posto.

"Um dos maiores desafios da igreja católica hoje é o de alterar a sua imagem de eurocêntrica para global e como a maioria dos católicos vive hoje fora da Europa, é muito possível que o próximo papa venha de outro continente", disse Jacek Palasinski, um especialista polônes sobre o Vaticano. "Mas provavelmente não será da África, mas sim da América Latina."

Além do cardeal arcebispo de São Paulo, o The Guardian cita, entre os possíveis nomes latino-americanos, o arcebispo de Santiago do Chile, Javier Errazuriz; o arcebispo de Tegucigalpa, Oscar Maradiaga; e o cardeal colombiano Dario Castrollon Hoyos, prefeito da Congregração para o Clero do Vaticano.

Papa negro – Ainda de acordo com o The Guardian, cresce também a perspectiva de um primeiro papa negro. A idéia é comandada pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Ratzinger, em apoio à candidatura do cardeal nigeriano Francis Arinze. Ratzinger é uma das principais autoridades do Vaticano e sua declaração pública causou enorme surpresa, pois não é comum ocupantes de altos postos falar abertamente sobre preferências para a sucessão papal.

Segundo Austen Ivereigh, editor do semanário da Igreja Católica inglesa, Tablet, os bispos africanos tendem a ser mais conservadores, tanto na doutrina como moralmente, do que os da América Latina. "Alguns bispos latino-americanos são extremamente conservadores, mas no geral eles são mais ligados a temas como a justiça social. Por isso o Vaticano vê a África como um grande continente de esperança." -- Fonte: http://vejaonline.uol.com.br/

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com