Folha Online Mundo Online

Proposta britânica de clonagem humana desencadeia polêmica na Alemanha
17/08/2000 22h35

da Deutsche Welle

A intenção do governo britânico de permitir futuramente a clonagem de embriões humanos para fins terapêuticos desencadeou na Alemanha uma polêmica em torno de uma possível alteração da legislação vigente no país. A maioria dos políticos, bem como os representantes das igrejas, manifestaram-se contra a autorização da clonagem humana.

A ministra da Saúde, Andrea Fischer, alertou contra "decisões precipitadas", manifestando seu ceticismo quanto à clonagem terapêutica em virtude das consequências imprevisíveis. Também os Ministérios da Justiça e da Pesquisa continuam com reserva quanto à liberação da aplicação da tecnologia em seres humanos.

O presidente da Câmara Alemã dos Médicos, Joerg Dietrich Hoppe, criticou igualmente a decisão do governo britânico, acentuando que a clonagem terapêutica parte da aceitação do "assassinato de um ser humano". No método proposto pelos assessores científicos do governo Blair, as células-tronco seriam obtidas de embriões de até 14 dias de existência.

Teólogos e os responsáveis por questões éticas dos partidos políticos foram igualmente unânimes na rejeição de intervenções nas estruturas embrionais humanas. Muitos reivindicam a busca de alternativas para a obtenção de células-tronco embrionais. Alguns poucos políticos levantaram a voz para exigir um debate imparcial visando a alteração da legislação vigente para que a Alemanha "não perca espaço" no que diz respeito à pesquisa científica neste setor.

A clonagem de células-tronco humanas é proibida pela legislação alemã, mas há muitos cientistas e pesquisadores exigindo que a lei seja alterada, permitindo a clonagem terapêutica em determinados centros de pesquisa, sob um severo controle do Estado.

Fonte: http://www.uol.com.br/folha/mundo/ult94u6495.shl

Veja também:

[Retornar]

 

 

 

         

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com