UNIÃO DAS IGREJAS
Padre Participa de Rito do Candomblé

Salvador - Um padre católico se juntou a centenas de adeptos do candomblé e tomou "banho de pipoca" em frente à Igreja de São Lázaro, um dos símbolos do sincretismo baiano. Na tradição dos adeptos de Omolu, o orixá que representa São Lázaro, o "banho de pipoca" serve para "limpar o corpo" de mau olhado e todo tipo de problema. "É preciso fazer, na religião da Bahia, o resgate da cultura da fé desse povo, unindo padres e baianas em sinal de adoração a Deus e Oxalá", disse o padre Marcos Lázaro, da Paróquia da Piedade, centro de Salvador.

Ele aproveitou o dia de São Roque - cujo correspondente no candomblé é Obaluaê - para visitar a Igreja de São Lázaro (onde também se cultua São Roque) e, nas suas próprias palavras, "inaugurar um novo sincretismo" na cidade. "Como diz o compositor Gerônimo, em Salvador todo mundo é de Oxum e o padre Marcos Lázaro também", disse, sendo aplaudido por várias pessoas que presenciavam a cena, transmitida ao vivo para todo o Estado pelo noticiário de meio-dia da TV Bahia.

Padre Marcos, da ala carismática da Igreja Católica de Salvador, disse que, a partir de agora, estará na Igreja de São Lázaro toda semana, para cantar com sua banda "Dom de Deus" nessa cruzada pela união das duas religiões. "Há um documento do papa que reconhece o monoteísmo do candomblé e a Igreja Católica da Bahia não pode negar os fatos: o sincretismo daqui está na raiz da cultura do povo dessa terra", repetiu padre Marcos, conhecido por posições que lhe renderam várias advertências. Ele tentou, no inicio do ano, lançar um bloco carnavalesco formado só com paroquianos, mas foi impedido pela Arquidiocese.

Na hierarquia da Igreja na Bahia, ninguém quis comentar essa nova investida do religioso, alegando que ele não é subordinado à Cúria e sim à ordem dos frades capuchinhos da Piedade.

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/nacional/2000/ago/16/148.htm

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com