Resgate de Desbravadores no Pico do Jaraguá Provoca Reflexões

Na imagem acima, um integrante do Corpo de Bombeiros de São Paulo resgata um dos integrantes do Clube de Desbravadores Nebulosa Órion, da Igreja Adventista de Santo Amaro, SP. O líder do Clube está sendo considerado "irresponsável" por conduzir as 32 crianças a uma situação de perigo no Pico do Jaraguá, sem ter visitado o local anteriormente e desconhecer o local.

Talvez tenha sido apenas uma declaração infeliz dele. É provável que desconhecesse apenas a região em que foram localizados pela equipe dos bombeiros, que se encontrava próximo dali para resgatar os corpos de dois outros alpinistas de final-de-semana que morreram ao cair num abismo. Poderia ter sido um dos desbravadores ou todos? Poderia, mas felizmente não foi, embora lamentemos a morte desse senhor seu filho, que não pertenciam ao clube nem à igreja. 

O fato encerra preciosas lições quanto à necessidade de maior preparo dos líderes para essas atividades ou até mesmo a proibição desse tipo arriscado de aventura sem a participação dos pais. Autorizações não bastam. É muito cômodo simplesmente entregar os filhos aos líderes no final-de-semana para que assumam toda a responsabilidade por eles, mas e se a tranqüilidade das horas livres dos "pestinhas" for quebrada pela notícia de uma tragédia? Conseguirão os pais perdoar-se?

Não estaria faltando um maior envolvimento dos profissionais pagos pela igreja (pastores) para a coordenação desses trabalhos? Há clubes que até comemoram a visita esporádica do pastor do distrito, porque isso se tornou tão raro que até conta ponto na avaliação do clube! 

De qualquer modo, as lideranças voluntárias que se empenham pela continuidade desse trabalho nas igrejas merecem felicitações por estimular em nossos filhos o gosto pelo estudo e contemplação da Natureza. Costumo pensar nos desbravadores como um clube de ciências, habilidades manuais e lazer, que complementa a deficiente educação das escolas públicas, onde estuda a maioria das nossas crianças. É trabalho de conservação dos adolescentes já batizados e de evangelismo dos que ainda não têm idade suficiente para se decidir pelo batismo.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com