Se Todos Somos Filhos de Deus, Por Que Alguns Sofrem Mais?

Será que a Bíblia tem resposta para isso?

Tem sujeito que sofre porque quer. Não se preocupa nem um pouco com a saúde. Come qualquer coisa, a qualquer hora, quando come. Bebe, sempre que pode. Nunca vai ao médico para se prevenir de alguma doença. Depois que adoece, corre para o posto de saúde. E aproveita a fila para reclamar do que considera ser uma injustiça de Deus!

Outros sofrem porque não têm dinheiro, nem oportunidade de mudar de vida. A família costuma ser grande. O estudo é pouco. O salário mal dá para o arroz e o feijão. Ovos, de vez em quando. Carne, nem pensar. A menos que algum político ofereça um churrasco no bairro. Mas isso só acontece em ano de eleição e olhe lá!

Quem a gente acha que merecia sofrer, vive bem. Tem seu carro do ano, casa boa, filhos com saúde, bolso cheio... Nariz empinado e coração duro. É isso que mais irrita e faz a gente se perguntar: "Se somos todos filhos de Deus, por que uns têm tanto e outros tão pouco? Por que uns sofrem mais e outros menos? Por que o doutor ganha tanto dinheiro e eu sou obrigado a sobreviver com um salário mínimo?

Tudo bem que o Sol nasça para todos... Mas por que só alguns vivem na sombra e água fresca?

Esse, talvez, seja o principal ponto que incomoda as pessoas que querem acreditar em Deus, mas desconfiam de que esteja acontecendo algo muito estranho. Ou ele não está vendo lá de cima, ou as coisas aqui embaixo andam muito erradas! É ou não é?

Pelo que a Biblia diz, a resposta certa é a segunda. Existe mesmo muita coisa precisando ser consertada por aqui. Deus é pai, mas a maioria das pessoas se esquece de que, por isso, somos todos irmãos e devemos nos tratar assim, fraternalmente.

Toda desigualdade injustiça ou falta de solidariedade é pecado. Erro grave mesmo, uma tremenda falha que desagrada a Deus, de quem somos todos filhos. E pode até parecer que não, mas o Pai do Céu está de olho em tudo o que acontece por aqui.

A Bíblia diz que tudo o que acontece na Terra é do conhecimento de Deus, mas isso não quer dizer que ele concorde com todas as coisas que ocorrem por aqui. Ele mantém a história do mundo sob seu controle, mas nos permite que façamos individualmente nossas próprias escolhas. Assim, a responsabilidade pelo que acontece de bom ou ruim no planeta, é totalmente nossa. 

O alimento que sobra e vai para o lixo na casa do rico, faz muita falta na mesa do barraco do pobre... A margem maior de lucro de que o patrão não abre mão, encurta demais o salário do peão, que morre de vergonha porque não consegue pagar suas dívidas e o nome vai parar no SPC. O dinheiro que se costuma desviar da Educação e da Saúde empobrece e enfraquece ainda mais a população, que já não tem muitas esperanças e troca o voto até por camiseta ou um sanduíche de mortadela...

Deus sabe de tudo isso e não vai deixar barato. Você pode até pensar que esteja demorando demais, mas o dia do acerto de contas vem aí e não vai ser brincadeira. O que Deus não quer é que ninguém venha com a desculpa de que "não sabia, ninguém avisou que era assim..." É por isso que está dando todo esse tempo. Mas, quando chegar a hora, esse mundo velho vai pegar fogo! E só vão escapar os que agirem desde já como membros de uma grande família.

Esta é a solução da Bíblia para o problema da miséria e do sofrimento: crer que somos todos filhos de Deus e agirmos como irmãos uns dos outros. - Robson Ramos


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com