Avalie Você Mesmo:
Qual Destes Dois Planos Teve a Aprovação de Deus?

PLANO IGREJA FECHADA
(Aberta apenas aos sábados!)
PROJETO PORTAS ABERTAS
(Igreja aberta todos os dias!)
(Sem assinatura.)

Este decreto sem assinatura está publicado no último informe ASM Notícias, edição de Setembro-Outubro de 2002, da Associação Sul-Matogrossense da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Através dele, impõe-se aos membros a participação compulsória em algum dos pequenos grupos existentes e reduz-se a possibilidade de qualquer visita espontânea à igreja nas noites ditas de domingo e quarta-feira.

Como já informamos, a medida se deve inicialmente ao não-recolhimento de oferta de valor significativo nesses cultos, considerados por isso deficitários, pois a Associação ficaria obrigada a arcar com as despesas de energia, água, manutenção e limpeza para a abertura do templo. Transferindo-se os gastos para a casa dos irmãos, o problema se acaba. Mas será justo que a Organização que se apossa dos terrenos e templos obtidos pelos esforços e doações dos membros, agora se recuse a abri-los? 

Paralelamente, nota-se a busca de um sistema de controle mais direto sobre os membros-problema, uma vez que todos passarão a ser monitorados (vigiados mais de perto) pelos novos líderes, dirigentes e anfitriões, que já não escolhidos pela comissão, mas por sua evidente submissão ao pastor e planos da Organização.

Pretende-se também inibir a pesquisa individual acerca de assuntos considerados inconvenientes pela Administração. O maior controle do rumo dos pensamentos se dará a partir da fixação de temas e abordagens padronizadas destes nessas reuniões.

Aquilo que parece ser um culto voluntário realizado em casa, com espaço para troca de idéias entre os presentes, não passa de uma reunião totalmente direcionada, por líderes que não passam de multiplicadores da ideologia dos Administradores que os treinam. Imitação tardia do plano de igrejas em célula e do G-12, adotados pelas igrejas evangélicas.

Mais que isso, a imposição do plano de Pequenos Grupos é uma clara tentativa de contrafação do verdadeiro movimento de pesquisa individual e doméstica da Bíblia, que já está sendo suscitado por Deus entre os leigos de todo o mundo.

Em outras palavras, dividir para tentar desarticular e desmobilizar os poucos irmãos conscientes, e economizando ainda por cima, é o evidente objetivo maior da ASM. No meu caso, embora não seja oficialmente membro daquela igreja, a cada sábado ouço apelos e relatos sobre como avança a reforma do prédio da Igreja Central de Campo Grande, MS, concluída apenas interiormente, com gastos superiores a oitenta mil reais, e fico pensando:

"Para quê todo esse gasto se irá ficar aberta apenas aos sábados? Igreja Adventista NO Sétimo Dia! No resto da semana, um elefante branco sem utilidade... Ou será que estão pensando em alugar para outra denominação, como se faz nos Estados Unidos? Se for, vou ter que destinar minhas moedinhas a outra igreja local!"

E você, o que acha? Já leu o plano ao lado, testado e aprovado no Rio de Janeiro? Qual deles revela maior vontade de trabalhar e investir, de fato, no evangelismo para apressar a volta de Cristo? Sobre qual deles você acredita que Deus colocaria o Seu carimbo de aprovação? -- Robson Ramos

Pr. José Silvio Ferreira
Ministerial União Este Brasileira

Um grande templo localizado numa área cujos imóveis são extremamente valorizados, não pode, de maneira nenhuma permanecer fechado por cerca de 85% do tempo útil da semana, como acontece com a maioria das igrejas adventistas. Tendo em mente esta preocupação e para otimizar a Igreja de Botafogo, no Rio de Janeiro, tornando-a ativa, dinâmica e que pudesse ampliar seu raio de alcance e ação na comunidade, seu belo templo passou a ser aberto durante os dias e noites, num programa audacioso e inédito que denominamos – Projeto Portas Abertas.

Motivações

Este projeto nasceu...

Do sonho de líderes visionários que queriam ter uma igreja com possibilidades de tornar o evangelho de Cristo preceito de vida para milhares de novas pessoas e um porto seguro na conservação dos membros que a compõe.

Sonho de ampliar a participação da força leiga da igreja em diversos ministérios orientados para os dons espirituais.

Descobrir e dar vez na participação de novos talentos, envolver a todos num projeto ousado, inédito, e sem dúvida orientado por Deus, qual seja: abrir as portas da igreja, todos os dias, programando cultos, momentos de meditação, aconselhamento, orientações, serviços educacionais, estudo da Bíblia, serviços visando atender as necessidades da comunidade vizinha, e muitas outras atividades, com o fim de enaltecer a obra do Senhor, salvar e conservar.

Resultados

A colheita de inumeráveis frutos foi possível, pois os membros da igreja de Botafogo aceitaram o desafio, e se conscientizaram do projeto. Muitos comprometeram-se a participar de alguma forma.

Também, motivados pelas reuniões de orientações e oração, grande número de jovens e adultos se dispuseram a submeter-se à vontade de Deus, bem como entregar a Seu serviço os dons que o Espírito propicia a cada um, sempre guiados por uma grande visão

O envolvimento e apoio dos líderes da igreja a esta tarefa foi comovente. Muitos deles tornaram-se entusiastas e atuantes colaboradores, todos em unidade cooperando em busca de um mesmo fim, e chegaram a uma gloriosa expectativa de que nossa comunidade religiosa se tornasse um exemplo ao mundo, esperando, humilde e sinceramente, que com fé, oração e trabalho outras igrejas adventistas espalhadas pelo Brasil e outras nações façam o mesmo.

Planejamento

O planejamento do projeto começou com a formulação e declarações de visão e Missão divulgada com o objetivo de conscientizar os membros da igreja quanto à tarefa.

Visão - "A Igreja de Botafogo se propõe, com a graça de Deus, trabalhar ativamente, todos os dias, na disseminação do Evangelho, utilizando o potencial de todos os seus membros, com a finalidade de salvar, conservar, motivar, capacitar, promover a saúde física e espiritual e o bem estar destes mesmos membros e demais pessoas que tenham contato com a igreja, dentro dos princípios e da teologia da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Para alcançar esta visão, buscou-se:

Incentivar a criatividade e a capacidade individual e coletiva de cada elemento integrante da igreja, na elaboração e implementação de projetos e ministérios cristãos.

Utilizar novas tecnologias para melhor comunicar, controlar, monitorar, avaliar e bem administrar o andamento da gestão e crescimento da igreja.

Melhorar e ampliar a qualidade social, intelectual e espiritual das pessoas.

Implementar programas nas áreas assistencial, espiritual e educacional da igreja utilizando recursos internos e externos, quando necessário.

Divulgar as atividades da Igreja, pelos mais diversos meios de comunicação.

Ter como prioridade a pregação do evangelho.

Abrir novas escolas filiais e novos pequenos grupos dentro do território designado como distrito pastoral de Botafogo.

Utilizar novas técnicas de pregação, ensino e de aproximação a interessados e amigos da igreja.

Trabalhar em consonância aos macro-projetos das organizações superiores da Igreja, principalmente Missão Global.

Valorizar e dar total prioridade na participação dos membros da igreja e os novos dons descobertos.

Inspirar, e ajudar como exemplo, a muitas igrejas em todo o mundo, para que abram suas portas todos os dias.

Incrementar um estilo a mais de evangelismo, o modelo centrípeto do Antigo Testamento, tendo a igreja como centro de atração de multidões.

 

Seis faces da Missão

A igreja, revelando maturidade, assimilou o fato de que seu alvo prioritário é Fazer Discípulos, e decidiu incrementar o modelo bíblico dos Atos dos Apóstolos, elaborando suas estratégias sobre as Seis Facetas da Missão de Fazer Discípulos, contidas nos seis grandes termos gregos:

1. Proskuneo - Adoração

2. Koinonia - Comunhão

3. Kerigma - Proclamação.

4. Diakonia - Serviço

5. Didaskalia - Ensino, educação

6. Martirya - Testemunho

 

Missão - Pregar, prioritariamente, por todos os meios possíveis, o evangelho a toda criatura que habite dentro do território designado ao Distrito Pastoral de Botafogo.

Para a implementação deste projeto foi necessário fazer um inventário completo e detalhado de todas as possibilidades e necessidades em termos de recursos humanos, precisa ser melhorado, corrigido, adquirido, etc.

Também se fez um estudo demográfico, religioso, estatístico, político, econômico e social do bairro de Botafogo, no qual a igreja está plantada.

Aos resultados destes estudos e pesquisas demos os nomes de: fatores críticos de sucesso, ambiente, e pontos positivos e negativos em relação aos recursos disponíveis e às necessidades da igreja.

 

Fatores críticos de sucesso

Foram alguns itens detectados nas pesquisas, que poderiam comprometer o sucesso do Projeto:

Necessidade de constância na busca dos propósitos estabelecidos.

Disponibilidade de talentos e dons humanos.

Comunicação eficaz.

Planejamento adequado e funcional.

Recursos financeiros.

Manutenção, acompanhamento, controle e avaliação das tarefas e responsabilidades.

Acompanhamento e assistência permanentes aos visitantes, interessados, membros e ex-membros.

Apoio das organizações superiores da Igreja localizadas em nosso território.

Comprometimento dos líderes e membros da própria igreja de Botafogo.

Possibilidade de uma eventual mudança do pastor.

 

Pontos Positivos

Aqui se levantaram os fatores que poderiam contribuir para a realização com êxito do programa.

Grande número de lideranças e talentos na igreja

Proximidade da Escola Adventista, Voz da Profecia, Está Escrito, Hospital Silvestre, Associação Rio de Janeiro da IASD.

Apoio das lideranças superiores à liderança da igreja.

Bons recursos audiovisuais e tecnológicos de apoio.

Bom auditório, salas de apoio, quadra esportiva.

Facilidade de acesso.

Diversidade de talentos, habilidades e dons.

Boa quantidade de membros (cerca de l.250).

Disponibilidade de tempo por parte de várias pessoas.

 

Ambiente

Algumas características próprias da área na qual se localiza o templo:

Medo e insegurança reinantes no bairro e região circunvizinha da igreja.

Mistura e contrastes de classes sociais.

Proximidade de praias e favelas.

Heterogeneidade de religiões e credos.

 

Pontos negativos

Dados relacionados com recursos e fatores que a igreja deveria considerar:

Falta de estacionamento.

Igreja, Voz da Profecia e Escola utilizam espaços e horários comuns.

Falta de obreiros bíblicos.

Falta de pastor auxiliar.

Necessidade de mais instrutores bíblicos para os estudos e classes de ensino.

Necessidade de operadores de som, recepcionistas, regentes, diáconos e diaconisas, cantores, instrumentistas para as atividades do dia.

Informação insuficiente relacionada aos ex-membros.

Acompanhamento precário, até agora, aos visitantes e interessados.

Trabalho inconstante com os ex-membros.

Preocupação com a segurança do prédio da igreja e escola.

Necessidade de equipamentos como telão, projetor de vídeo, televisores, vídeo-cassetes, fax, antena parabólica, etc., para apoio às atividades de ensino e evangelização.

Luminosidade do interior (auditório) e exterior (fachada do prédio) deficiente.

Ar condicionado carecendo de reparos e melhorias.

Banheiros antigos e mal localizados.

Necessidade de placas indicativas dos diversos ambientes do prédio.

Igreja com programas não direcionados para os "sem igrejas".

Oposição por parte de alguns membros apegados ao tradicionalismo.

Nota: A partir deste levantamento muitos dos itens enumerados foram sanados.

 

Valores

Procurou-se estabelecer, numa frase, a motivação que mantivesse a igreja na fundamentação e direcionamento corretos.

Nossos valores estão lastreados nas verdades Bíblicas e nos ensinamentos do Espírito de Profecia.

 

Metas

Foram estabelecidos propósitos específicos e bem definidos, com prazos estabelecidos para suas realizações.

De 6 de março a 31 de dezembro de l995, com a graça de Deus, pretendemos:

Batizar mais setenta pessoas.

Não perder nenhum membro da igreja.

Tornar o maior número possível de frequentadores em membros da igreja e membros em ministros.

Realizar 600 cultos.

Abrir duas escolas-filiais novas, e que se mantenham ativas.

Receber, cadastrar, acompanhar e relacionar-se com pelo menos 2000 visitantes não adventistas.

Capacitar e equipar 40 instrutores bíblicos.

Oferecer 20 diferentes cursos, principalmente nas áreas de saúde, religião, familia, temas atuais, educação, prevenção de doenças, etc.

Melhorar em 30% os indicadores de desempenho do módulo semanal.

Criar 50 pequenos grupos.

Oferecer atividades sociais e esportivas aos jovens e às famílias.

Usar a Clínica Rodante Médico-Odontológica da Associação Rio de Janeiro da IASD para serviços à comunidade vizinha da igreja.

Manter plantões permanentes de atendimento na igreja para entrevistas, aconselhamento, orientações, oração, etc, das 7 às 21 horas, de domingo a sexta feira.

Oferecer a oportunidade para que pessoas estressadas, cansadas e decepcionadas com a vida de uma grande metrópole, possam entrar num templo adventista e ali ser bem recebidas, descansarem por alguns momentos, ouvir boa música, orar, refletir, etc.

Criar uma "equipe de choque" que visite a rodoviária, estações de trens e metrô e que faça o primeiro contato com pessoas que chegam pela primeira vez a uma grande cidade. Tais pessoas, principalmente provenientes do norte e nordeste do Brasil, muitas vezes são carentes de apoio material, chegam sem o mínimo "senso de pertencer" e recebem muito bem os oferecimentos de ajuda por parte da igreja.

Incrementar companheirismo e "calor humano" no mais alto grau para membros, especialmente os novos e visitantes da igreja.

A adoração será realizada através de cultos dinâmicos, atrativos e contextualizados.

A pregação será direcionada às necessidades.

Realização do programa de final de ano denominado "Mutirão de Natal".

Tal programa visa despejar "toneladas de amor" sobre a sociedade carioca. Já foi realizado com sucesso em dezembro de l994, quando todos os membros da igreja, divididos em ordem alfabética a partir das listagens da secretaria, formaram três equipes que arrecadaram 630 toneladas de alimentos. Foi uma mobilização inédita. O evento foi amplamente coberto pela televisão e demais meios de comunicação.

 

Estratégias

Seguem as estratégias usadas para se transformarem em realidade essas metas e implementar todo o projeto:

Motivar, treinar, equipar e capacitar os membros da igreja através dos seguintes métodos:

O mentor – consiste no programa em que um irmão experiente escolhe um membro novo e faz dele um "discípulo" acompanhando-o em sua integração na comunidade religiosa, em seu crescimento espiritual e em seu treinamento para exercer um ministério.

Palestras, cursos e seminários especiais e específicos serão oferecidos para:

Recepcionistas, secretários, pregadores, instrutores bíblicos, visitadores de contato, comunicadores, conselheiros, etc.

Contatos, diálogos, pesquisas para que se descubram os Dons Espirituais das pessoas, e que estes dons sejam colocados em uso em algum aspecto ou ministério propostos pelo Projeto Portas Abertas.

Criar condições para que haja um relacionamento próximo entre a secretaria do projeto e a secretaria da Igreja a fim de que membros desaparecidos e ex-membros sejam localizados, contatados, visitados e reconduzidos à comunhão dos crentes.

Manter em funcionamento constante as classes batismais. Serão, pelo menos quatro por semana: domingos e quartas à noite, sábados pela manhã e à tarde.

Efetivar as classes pós batismais, cujos temas a serem abordados são específicos para os membros novos.

Criar um programa de estudos avançados para instrutores bíblicos mais experientes.

Usar todos os meios de comunicação disponíveis para divulgação interna e externa do Projeto.

Oferecer também um programa de estudos doutrinários, históricos e teológicos onde se estudarão temas como: doutrinas fundamentais, história da Igreja, Profecias de Daniel e Apocalipse, o dom profético, etc.

 

Roteiro de cultos

O programa de cultos e reuniões do Projeto Portas Abertas obedecerá o seguinte roteiro:

Inicialmente serão três cultos diários de segunda a sexta às 7, 12 e l9 horas.

Aos domingos um culto no horário normal da noite.

As reuniões do sábado serão as normais iniciando com a classe de professores às 8 da manhã e finalizando com o J.A. à tarde.

Os temas foram, preferencialmente, abordados em bloco.

Semanas de saúde – abordando controle do stress, nutrição, puericultura, doenças da vida moderna, etc.

Semanas da Família.

Semanas da Educação.

Semana de estudos proféticos.

Semana de estudos de livros da Bíblia expostos verso por verso.

 

Força para a ação

A realização deste sonho, somente será possível com a participação da força máxima de toda a igreja. Contamos com os seguintes elementos:

Anciãos da igreja – 14 irmãos.

Equipe Missionária – atuante e bem qualificada.

Professores, administradores e alunos da escola fundamental da igreja.

Equipe de A Voz da Profecia.

Equipe do Está Escrito.

Médicos do Hospital Silvestre – a maioria membros da igreja de Botafogo.

Equipe de Enfermagem e nutrição do Hospital Silvestre.

Professores e estudantes universitários.

Membros do Coral Jovem do Rio.

Assistentes sociais, com participação especial nas favelas com cursos de alfabetização.

Alguns membros da igreja que trabalham nas emissoras de televisão da cidade (Globo e Bandeirantes) e que são especialistas no setor de comunicação – terão papel de destaque no projeto.

 

Resultados obtidos

O Projeto Portas Abertas foi realizado na igreja de Botafogo durante os meses de março a dezembro de l995. Foi possível mensurar e avaliar os seguintes resultados, dentre outros:

A igreja cresceu muito em qualidade – crescimento interno (E-0)

Companheirismo e espiritualidade foram características que se desenvolveram bastante.

Pôde-se obter uma valiosa listagem de nomes e endereços de pessoas que passaram pela igreja neste período, e que puderam ser contactadas, visitadas e algumas se tornaram membros de nossa comunidade.

Aconteceu um envolvimento sem precedentes de membros nos ministérios e serviços da igreja criados e propostos pelo Projeto Portas Abertas.

Pessoas que nunca tiveram nenhuma participação na igreja, tiveram descobertos os seus dons e se engajaram no trabalho de alguma forma.

O Mutirão de Natal, que por si mesmo já é um mega-projeto, continua sendo executado cada ano, e já está em sua sétima versão (dezembro de 2000).

Particularmente, tenho uma satisfação especial, pois como um dos líderes na elaboração e realização do Portas Abertas, tive a oportunidade de apresentar as linhas gerais do projeto perante a Comissão de Missão e Mensagem da Associação Geral da IASD.

Tal apresentação aconteceu em junho de l996 na sede da Associação Geral, a pedido do então presidente, pastor Folkemberg, que à distância já conhecia o programa através do pastor Léo Ranzolin.

Assim sendo, aquele propósito que parecia tão distante e impossível, o de ser um exemplo para outras igrejas no mundo, de alguma maneira também foi alcançado. Graças a Deus.

 

Conclusão:

Para Abrir as Portas da Igreja é necessário que cada membro dela Abra seu Coração aos visitantes, marque sua presença nos cultos, nas programações sociais, nos cursos e nas semanas especiais.

A participação de cada um é fundamental para que as PORTAS se mantenham sempre ABERTAS.

Fonte: http://www.ueb.org.br/extra/desafio.htm

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com