S.O.S. Pinheiros! Socorro, Minha Igreja Está Morrendo... Uma igreja alegre, com muita música para louvar nosso Deus e aquecer os corações frios, tristes, cheios de ansiedade e incerteza no amanhã. Uma igreja que assistia a muitos batismos, programações espirituais de muita oração e testemunhos. Ah, que saudades do 24hs com Deus! Pessoas vinham de muitos lugares para usufruírem das bênçãos que esta programação proporcionava. Durou mais de 10 anos até que no ano de 2001 não pudemos mais realizá-lo. Igreja cheia. Cheia de jovens, de velhos e crianças. Igreja cheia de pecadores também. Uma igreja-hospital. Não é para isso que elas existem? Homens e mulheres pecadores que apesar de tudo, amavam a Jesus e confiavam no poder de Seu sangue derramado na cruz para a cura e restauração da alma. Onde estão eles? Por que já não ocupam mais as fileiras de bancos agora vazios? Por que deixaram de comungar conosco? O que os fez fugir como ovelhas assustadas e machucadas? Será que encontraram no líder espiritual aquele que deveria ser o pastor de TODAS as ovelhas? Será que puderam visualizar e sentir as doces palavras ditas por nosso verdadeiro Pastor e Líder maior: Vinde a mim todos os que estais cansados, sobrecarregados, oprimidos, injustiçados, cheios de pecado, que eu vos aliviarei?
“Líder espiritual”
Deixei esse título entre aspas, porque fico me perguntando: Como pode ser líder espiritual alguém que tem raiva da sua ovelha? Como pode ser líder um pastor que mistura problemas de um ego exaltado com o dia-a-dia da igreja? Como pode um líder espiritual impedir que outro ungido do Senhor apresente um bebê? Ungido este, que já havia sido nosso pastor! Como pode ser líder espiritual alguém que não apóia os jovens, que dizem ser o futuro da igreja? Como pôde simplesmente impedi-los de cantar como grupo, sem nenhum motivo aparente e convincente? Como pode ser líder espiritual alguém que segue o Manual da Igreja só nos pontos que lhe convém? Como pode ser líder espiritual alguém que a ninguém dá direito de defesa, que intimida os membros com ameaças e afirma que, como o Presidente da Associação é seu amigo pessoal, de nada nos adiantará buscarmos auxílio lá? Se bem que tem razão, pois esse auxílio realmente nos foi negado! O Presidente jamais teria tempo de escutar queixumes das ovelhas feridas, magoadas e decepcionadas... Como pode ser líder espiritual alguém que alimenta a fofoca e afirma que uma de suas ovelhas é instrumento de Satanás? Como pode ser líder espiritual” se manipula a comissão e faz das pessoas, marionetes em suas mãos? Comissão fraca a que temos em nossa Igreja de Pinheiros! Jamais discorda do “ungido do Senhor”. Não diz a Bíblia que o Ungido do Senhor, hoje, é somente Cristo e Seu povo escolhido?
Igreja cheia de vazios Deveria haver igualdade entre todos pastores e membros. Pelo menos na igreja, todas as pessoas deveriam ser iguais. Por que se colocar acima dos reles membros? São todos leigos que trabalham por amor à causa e não ganham salário para isto. Membros que dizimam, ofertam e trazem tesouros para a casa de Deus. Membros que pagam o salário e todos os inúmeros benefícios que o pastor e a família usufruem... O pastor está ali, sim, para guiar, cuidar, amar, proclamar a mensagem, batizar... Trazer ânimo aos corações magoados e cansados de tanta injustiça! Todo pastor que recebe salário do santo dízimo, deveria se dedicar integralmente a essas coisas. Aquele que executa a Obra do Senhor displicentemente é amaldiçoado na Bíblia. Bondade, cortesia, humildade, um espírito ganhador de almas são características dos verdadeiros pastores. Quão bom seria se tivéssemos recebido um líder com esse perfil. Aí, sim, teríamos um verdadeiro líder espiritual. Mas, por enquanto, só nos resta aguardar a hora em que nosso Supremo Pastor irá Se manifestar e nos dar uma coroa de glória! Escrevo porque, como muitos outros, sinto grande tristeza em ver no que a minha igreja querida se transformou. Igreja cheia de injustiça, irregularidades e principalmente... igreja cheia de vazios! Igreja vazia, sem muitos de nossos queridos irmãos. Igreja de que eu participava em busca de combustível para as lutas, refrigério para o coração... Igreja que agora se tornou em campo de batalha, roleta russa, em que não sabemos quem será a próxima vítima. Igreja de muitos anos vividos, muita espiritualidade alcançada, muitas amizades conquistadas, muitas experiências edificantes... mas que está agora à beira da morte.
Socorro S.O.S. Pinheiros! É o apelo que faço. Irmãos leigos, liderança e oficiais, não deixem a igreja de Pinheiros morrer. Não se deixem manipular. Não deixem que o poder e a posição conferidos por um cargo lhes subam à cabeça. Não se vangloriem. Não acusem. Saibam que o líder que aí está, que nos foi imposto, passará, como todos os outros passaram. Nós ficaremos. Como nos encararemos? Como tomaremos uma Santa Ceia? Como ficará a nossa espiritualidade? Pastor, termine seu ministério com dignidade. Alegre-se, não pelas ovelhas expulsas e, sim, pelas ovelhas que foram ganhas para Cristo e estarão simbolizadas por estrelas em sua coroa. Pastor, deite a cabeça no travesseiro e durma o sono calmo e confiante de uma criança. Deixe que o Espírito Santo o guie e enterneça o coração. Primeiro, ame a Deus de todo o coração e se espelhe no Pastor Jesus Cristo. Será que o seu ministério assemelha-se ao dEle? Ou o meigo e manso Nazareno teria muito a aprender com o senhor? Deixe que Cristo viva em você. Não dê tanta importância ao poder eclesiástico. Pastores, departamentais, obreiros que recebem salário e são sustentados pelos membros, chega de corporativismo. Há uma causa nobre e santa a ser terminada. Que, naquele dia, todos nos possamos comparecer ao Tribunal, limpos e justificados pela graça de Cristo. Só a graça nos salvará. Título, denominação, posição, tudo isso é trapo de imundícia perante Deus. Escreve aqui uma pessoa pecadora, que luta para vencer com a ajuda de Deus, mas que, ultimamente, envergonha-se de levar o nome de adventista do sétimo dia em sua vida. Escreve aqui um antigo membro que ama a igreja de Pinheiros e jamais gostaria de ter vivido e visto o que viu nos últimos dois anos. Com muita tristeza e decepção, .......................... Artigos relacionados: |
|