Vem Aí Mais uma Crise Doutrinária na Igreja?

O professor de teologia Richard Davidson, Ph. D., da Universidade de Andrews acredita ter encontrado um ponto de conciliação entre a interpretação tradicional da "purificação do santuário" de Daniel 8:14 e as idéias defendidas por Desmond Ford e outros teólogos considerados dissidentes. Segundo análise lingüística feita por ele, a palavra nitsdaq tem múltiplo significado e engloba as idéias de "restaurar", "confirmar" e "purificar". Assim, 1844 marcaria o início da restauração da mensagem do evangelho pisoteada pela ponta pequena.

Davidson entende que Daniel 8:14 é uma resposta à questão formulada no versículo anterior (8:13): Por quanto tempo a ponta pequena irá pisotear o evangelho, através da intercessão dos sacerdotes, santos, Maria e do Papa? "Essas quatro instâncias entre o pecador e o Salvador dificultam o acesso à salvação de que fala o evangelho, além de desvalorizar o ministério salvífico de Cristo," diz o teólogo, que recomenda a leitura de Hebreus 4:16, 1 Timóteo 2:5 e Hebreus 7:25.

Segundo o professor Richard Davidson, a referência ao tempo terrestre indicaria que a purificação ou restauração da doutrina do santuário deveria ocorrer aqui mesmo em nosso planeta, com a redescoberta da direta intercessão de Cristo pelo pecador. "Essa doutrina é o centro e fundamento do 'evangelho eterno', confiado ao Movimento Millerita que deu origem à Igreja Adventista, como cumprimento de Daniel 8:14." Em seu ponto de vista, teriam sido dados até sinais no mundo físico para que a humanidade compreendesse que, em 1844, ao fim das 2.300 tardes e manhãs, estava na hora de a verdade evangélica ser restaurada e a fé ser firmada unicamente em Deus (Amós 3:7, João 13:19; 14:29).

O objetivo da inclusão deste assunto neste site é obrigar-nos simplesmente a pensar sobre essa interpretação. Em outras palavras, para evitar mal entendidos, não significa que concordemos com ela. Apenas queremos provocar uma reflexão: A teoria do Prof. Richard Davidson faz algum sentido para você? Onde estaria o erro? (Utilize o formulário abaixo para nos enviar seu parecer.)

Remetente: E-mail:

DOUGLAS M LORENZON

T1: VITORIA - ESPÍRITO SANTO

S1: Não compreendi o que esse senhor quis expressar. Sei que qualquer nova ênfase que não a explicitada pelos pioneiros e pelo Espírito de Profecia é anti-escriturística e diabólica. O que ocorreu em 1844 foi a passagem de Cristo do compartimento do Santo para o santísimo, iniciando o juízo investigativo no CÈU. O evangelho de Cristo é tão simplório e umilde, por quê seres humanos tidos por sábios o querem complicar? PELA MÃO DE SATANÁS! Graças à Deus por serem os leigos os movidos pelo Espírito Santo para terminar a obra de proclamação da terceira mensagem angelical. O próprio cristo disse que o pai havia revelado aos pequeninos (e tidos por ignorantes, pelo mundo) as grandezas da salvação. Os homens de nada importam, são meros instrumentos, ou de cristo ou de satanás. Infelizmente a fé dos adventistas não é mais a mesma, os novos conversos não estão aprendendo mais as doutrinas da Igreja como outrora, e serão levados por muitos ventos de doutrinas especulativas. Lembrem-se, !
E white afirmou que no fim dos tempos pessoas se levantariam na igreja dizendo coisas novas e estranhas sobre o santuário celestial. Estais apercebidos que satanás está tentando um moviemento de implosão na igreja adventista, de dentro para fora. Que deus nos proteja.
E white, vendo a crise do ômega das heresias na iasd, viu e tremeu por nosso povo. Que deus nos livre e esteja conosco!!!!!

Acordai e despertai, oh israel!
Eis que belial e suas ostes estão prontos para a batalha!
Até quando dorimireis? Eis que o senhor está às portas!!!

Interpretação Apotelesmática/Fordiana

Onde fica a questão, da ponta pequena tomar a direção vertical-espacial, concordo que nisdaq tenha vários siginificados, mas o contexto cultual da passagem Daniel 8, não deixa dúvidas de que nisdaq (tsadaq) deve ser com propriedade, traduzido como "purificado". Certas teorias mirabolantes, com cunho preterista/futurista vêm apenas trazer confusão ao rebanho do Senhor.

O Dr. Ford já em seu livro Daniel trazia o ranço da heresia. Sendo assim, devemos abandonar teorias fantásticas que procuram solapar a verdade presente do Santuário Celeste.

Com respeito a referência a entrada de Cristo no santíssimo antes de 1844, conforme alegam alguns (baseados errôneamente em Hebreus), li as questões levantadas por Ford e por algumas pessoas aqui no Brasil e também li a resposta dada pela a Igreja. Constatei que Hebreus sequer cogita o fator tempo, desta forma é inócuo tentar fazer o livro de Hebreus dizer aquilo que sequer intentou.

A teoria do Prof. Davidson parece uma interpretação apotelesmática/fordiana. Gostaria de saber o que o Dr.Shea tem a dizer sobre isto, infelizmente não constamos mais com a presença do Dr. Hasel, o qual com certeza daria uma opinião adequada.

Marcos - BERTRAN55@hotmail.com


Não Faz Nenhum Sentido

A mensageira do Senhor afirma mais de uma vez que Satanás tentará enganar se possível fora até os escolhidos, embora alguns irmãos achem que algo deva ser mudado. Aliás, tentam encontrar brechas nas profecias de Ellen G. White para desacredita-lá. Mas como a Lição deste trimestre trata da Certeza, que tal ter a certeza de que Jesus está com Seu povo e desviar nossos olhos e ouvidos de palavras de homens? A Bíblia diz: Maldito o homem que confia no homem!

Paulo Cesar de Campos

Prezado irmão Paulo César,

A lição deste trimestre fala sobre a certeza, mas nas duas semanas em que a lição abordou o assunto do juízo (lições 8 e 10), os trechos de Ellen White, comumente citados na parte do aluno, foram retirados e substituídos por obras de outros autores.

Note que nas outras semanas os trechos de Ellen White são citados normalmente, mas quando o assunto é juízo...

O que isto poderia significar?

Um abração do irmão e amigo
Ricardo Nicotra


"Sinais no Mundo Físico"?

O que quer ele dizer com "sinais no mundo físico"? O surgimento e manifestação do movimento milerita? Pode fazer algum sentido, embora o contexto é a nível celeste e não terrestre. 

Jaime D, Bezerra, aconselho@mail.pt

Resposta: A expressão se refere a sinais, como o dia escuro, queda das estrelas, etc.


Certo, Mas Sem Anular a Doutrina do Juízo Investigativo

Quando estudei pela pela primeira vez este assunto, percebi que os ataques da ponta pequena eram contra o ministério de Jesus no santuário celestial. O texto, para mim aponta nisso. Não vejo problemas quanto a este ponto, só me preocupo com a possibilidade de se usar esta idéia para pisotear a doutrina do juízo investigativo a partir de 1844. "Restaurar" ou "Confirmar" a doutrina do santuário celestial é anunciar  a existência do mesmo e de tudo o que está relacionado com ele, principalmente o Juízo Investigativo, iniciado em 1844. 

Herbert de Carvalho


Nenhuma Novidade

Realmente não sei porque tanta busca para explicar o que já está claramente explicado na própria Bíblia. O mérito de Desmond Ford é ter mostrado que a Bíblia ensina uma coisa claramente - sobre o ministério de Cristo como Sumo Sacerdote logo em seguida à Sua ascenção, e não em 1844 - e que não precisamos ficar especulando mais sobre isso. Se Ellen G. White ensinou diferente, ela está errada. O livro de Hebreus explica tudo claramente.

Agora, outra explicação, com "possíveis" possibilidades? Para quê? A Bíblia é clara sobre isso.

Se alguém tem dúvidas, leia o livro do Ford a respeito. Eu lí já faz 20 anos. E não tive mais dúvidas sobre o assunto.  Claro que fui perseguido pela igreja  - quando ainda morava no Brasil. Mas isso é coisa do passado.

Alegra-me saber que a coisa está sendo clarificada agora e que mais pessoas têm acesso à verdade sobre esse assunto. Viva a Internet!

Georges Tichy, Riverside, CA-USA


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com