"Filhinhos, é Já a Última Hora"

Sermão do Pr. Alejandro Bullón

Texto bíblico: "Filhinhos, é já a última hora: e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos: por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque se fossem de nós, ficariam conosco: mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." - I João 2:18 e 19.

Em primeiro lugar, notem como o apóstolo se dirige aos crentes com um tratamento amoroso: "Filhinhos". É uma expressão de carinho. Nesta manhã eu gostaria que vocês entendessem que o sermão que vou pregar é também uma pregação de amor. Mas nem sempre uma pregação de amor é o que as pessoas gostam de ouvir. Quem ama, às vezes precisa dizer coisas que as pessoas amadas precisam ouvir, embora não gostem de ouvir.

A própria Bíblia, que contém inúmeras mensagens de amor, apresenta também admoestações que são duras de serem lidas. Mas são necessárias para a completa orientação dos fiéis, advertindo-os de perigos que se encontram na estrada da vida cristã.

O apóstolo começa dizendo: "Filhinhos, é já a última hora. "

A Igreja hoje está vivendo nos tempos finais. Isso todos nós cremos. É já a última hora. Jesus poderá voltar a qualquer momento. Já não há mais tempo de brincadeiras no que concerne à religião. Temos de nos preparar. Estamos vivendo em tempos solenes da história. E o que diz João que aconteceria nestes dias finais? - "E como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos." O apóstolo está dizendo que uma das evidências de que já estamos vivendo no fim dos tempos é o aparecimento do anticristo. A palavra anticristo está sendo muito usada em nossos dias. Já existem filmes, novelas, e livros que falam do anticristo. Todo o mundo fala sobre o anticristo. Fala mas não sabe do que está falando. Falam do que imaginam. O anticristo é uma palavra mencionada na Bíblia. Então a única maneira de sabermos quem é o anticristo, é estudando a Bíblia.

Nesta manhã vou falar sobre o anticristo. Ou melhor: não vou desmascarar o anticristo-chefe, o maior de todos, o que engana toda a Terra, pois deste já falei bastante no meu livro O Terceiro Milênio. Quem ainda não o leu faria bem em lê-lo. Mas há algo bastante solene que João apresenta aqui, e que diz:

" .. também agora muitos anticristos têm surgido, pelo que conhecemos que é já a última hora. " Esta é uma declaração grave. João diz que há o anticristo principal, o anticristo-mor, mas há também muitos que se têm feito anticristos, e este fato é que nos mostra que é já a última hora.

Hoje, então, vamos identificar quem são estes anticristos-filhos que se têm levantado, como sinal de que é já a última hora.

Vejamos primeiro qual o significado da palavra anticristo. É uma palavra formada de duas outras: anti e Cristo. Anti significa contra. Um anticomunista é alguém que é contra o comunismo. Um antidemocrata é alguém que é contra a democracia. Um antiimperialista é alguém que é contra o imperialismo. E assim por diante.

E então a pergunta: Quem é um anticristo? É aquele que se coloca contra Cristo. Mas eu faria outra pergunta: E quem é Cristo? E vocês poderão estar pensando: Mas que pergunta tola! Cristo é Cristo! Mas a verdade é que nosso conceito de Cristo aqui precisa ampliar-se. Cristo é Cristo, realmente, mas o que mais? Para termos a resposta a esta pergunta precisamos ler I Coríntios 12. Nesse capítulo encontramos a descrição da igreja de Deus como sendo um corpo. A igreja de Deus é um corpo, mas possui muitos membros.

"E os membros são muitos, mas formam um só corpo. Assim também com respeito a Cristo." O versículo 27 de I Cor. 12 diz: "Ora, vós sois o corpo de Cristo; e, individualmente, membros deste corpo." Se nós, a igreja, somos o corpo de Cristo, quem é a cabeça? Cristo. Conseqüentemente Cristo e a igreja são um só corpo. Cristo é a cabeça, e nós os membros. Alguns são o coração, outros são o pulmão, alguns são os braços, outros as pernas, as orelhas. Um é o dedo polegar do pé esquerdo, outro o minguinho. Um é o intestino, outro é o rim, outro o fígado, e assim por diante. Cada um de nós forma uma parte do corpo de Cristo.

E Cristo é a cabeça, portanto Cristo é o que comanda, o que orienta, o que guia a igreja. É a cabeça.

No corpo, alguns membros são muito necessários, mas aparecem pouco. Outros são menos necessários, e aparecem mais. Mas todos fazem parte da harmonia do todo, e todos são importantes.

Na igreja é o mesmo: Um tem o dom de pregar, outro de cantar. Um distribui folhetos na rua, outro visita os doentes. Um é administrador de um Campo, outro é pastor distrital. Um é o médico, outro é colportor. E assim sucessivamente. Mas todos são necessários para o cumprimento da missão deixada por Jesus.

Então, como dizíamos, Cristo não é somente Cristo. Cristo, no sentido em que estamos focalizando, é uma unidade. Cristo é a cabeça, e os membros do corpo formam parte da estrutura mística de Cristo, a igreja. A igreja de Deus é, pois, Cristo e todos os seus membros. Portanto, quando o anticristo, ou os anticristos aparecem, eles não se colocam apenas contra Cristo, a cabeça, mas também contra Sua igreja na Terra.

Algumas pessoas costumam dizer: "Eu amo a Cristo, mas não aceito a igreja." Mas como podemos amar uma cabeça e não amar o corpo de alguém? E na Bíblia encontramos outras ilustrações de Cristo e Sua igreja. Por exemplo: Cristo é o esposo, e a igreja a esposa. Como você se sentiria se eu lhe dissesse: Quero convidá-lo para jantar hoje em minha casa, mas não traga a sua esposa. Não gosto dela. Como você se sentiria? Ofendido, não é?

Agora, queridos, no Jardim do Éden, Deus abriu o costado de Adão e tirou dali uma costela, e com ela criou a mulher, e a confiou a Adão. E Adão devia é cuidar dela, amá-la, protegê-la. E com ela devia crescer, multiplicar-se, edificar, plantar, e viverem sempre unidos em amor.

Na cruz do Calvário, o segundo , Adão, Cristo, adormeceu, e Deus abriu o Seu costado. E dele saiu água e sangue. Mas do costado de Cristo na cruz, Deus não tirou uma costela, mas desse lado esquerdo de Jesus, Deus criou a Sua igreja, e a entregou a Jesus, Seu Filho, como Sua esposa amada, para que Ele cuidasse dela, a protegesse, a edificasse, e com ela convivesse em amor.

E todo homem que se preza de ser homem, protege sua esposa, respeita-a e faz com que todos a respeitem. Não vai aceitar que alguém fale mal de sua esposa. Eu não creio que aqui haja algum homem, nesta manhã, que quando alguém fale mal de sua esposa para ele, ele fique contente, ou permaneça impassível. Pois Cristo é o esposo da igreja. E eu não sei como Cristo se sente quando alguém, nesta Terra, se acha no direito de falar mal de Sua esposa, que é a igreja. E essa esposa de Jesus na Terra, que é Sua igreja, não é tão boazinha, não. É uma esposa com muitos problemas, com defeitos; mas por ser ela assim terá alguém o direito de falar mal dela?

No Espírito de Profecia Ellen White escreveu: "Débil e defeituosa como a igreja possa ser..."

Eu não gostaria nunca que essas palavras, "débil", e "defeituosa", estivessem ali registradas, mas estão.

A igreja de Deus nesta Terra é realmente débil e defeituosa, mas é a "menina dos olhos" de Deus. É o único objeto da suprema consideração de Deus.

É a esposa de Cristo. E como posso eu me atrever a tocar nela, ou a falar mal dela, se ela é o objeto da suprema consideração de Deus, a quem eu pretendo servir?

E quem é a igreja? A igreja são os membros leigos?

A igreja são os pastores? A igreja são os jovens? A igreja são os homens?

A igreja são as mulheres? Quem é, afinal, a igreja? O texto de I Coríntios 12 descreve quem é a igreja. A igreja é o corpo todo. E como se forma o corpo? Quem é o corpo? É o coração? É o pulmão? É o braço? É a perna? Quem é o corpo? Todos os membros são o corpo. Os olhos fazem parte do corpo. O ouvido faz parte do corpo. Os dedos fazem parte do corpo. Nos versículos 15 e 16 do capítulo 12 de I Coríntios, lemos: "Se disser o pé: Porque não sou mão não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Respondendo agora, queridos irmãos: quem é o corpo? Todos os membros são parte do corpo. Quem é a igreja, então? Todos os membros são a igreja. Você é a igreja. Eu sou a igreja. O pastor é a igreja. O presidente da Associação, ou da União, ou da Conferência Geral é a igreja. Os irmãos mais humildes, desconhecidos da maioria, são a igreja. O irmão rico é a igreja. O pobre é a igreja. Todos somos a igreja. O jovem, a criança, o homem, a mulher, os pastores, os líderes da Obra, os missionários, todos somos a igreja.

A cabeça é Cristo. Nós somos o corpo.

Como pode alguém, pois, dizer: "Eu amo a Jesus, mas não amo os pastores, ou os líderes da igreja?" Eles não são também a igreja? O que diz a Bíblia? Não diz que a igreja é um corpo do qual todos fazemos parte? "Sim", dirá alguém, "mas eu vejo muitas coisas erradas na vida do Pastor Bullón, ou na vida do presidente da Associação. Ou na vida dos pastores." Sim, e é por isso que a igreja ainda é "débil e defeituosa". Ela é débil e defeituosa porque eu, você, os líderes, e todos os seus membros somos débeis e defeituosos.

Mas por isso a igreja deixa de ser a "menina dos olhos" de Deus? Não!

Agora, tem uma coisa, queridos irmãos: esta igreja, que é a igreja de Deus, não apareceu por vontade de homens, como acontece com muitas por aí. Geralmente a cada dia surge uma igreja aqui ou ali. Um pastor briga com o outro, se separa e abre outra igreja. Alguém achou que as finanças da igreja não foram bem administradas, briga com o líder, sai e abre outra igreja.

É assim que surge a maioria das igrejas. Mas eu quero lhes afirmar, nesta hora, que a igreja de Deus na Terra nasceu de outra maneira. A igreja de Deus na Terra tem certidão de nascimento registrada no cartório Celestial, e registrada na Bíblia, essa certidão de nascimento da igreja encontra-se em Daniel 8:14. Ali está a profecia dos 2.300 dias-anos, que começaria em 457 A.C. e terminaria em I844, quando algo extraordinário aconteceria no Céu, e algo extraordinário aconteceria na Terra. No Céu, seria a passagem de Jesus do Lugar Santo para o Santíssimo, dando início ao processo do juízo divino sobre a Terra. E na Terra seria o surgimento da última igreja da história, com a incumbência de anunciar ao mundo exatamente aquilo que começava no Céu: "Vinda é a hora do seu juízo."

E agora, outra coisa, queridos irmãos. Esta igreja, desde que nasceu, em 1844, foi sempre atacada fortemente a pelo inimigo. E não de fora para dentro, mas de dentro para fora. Inimigos têm-se levantado tentando destruir a igreja, destruir seus líderes, destruir seu trabalho.

O que diz o texto inicial?

"Filhinhos, é já a última hora; e, ouvistes que vem o anticristo; também agora muitos anticristos têm-se levantado, pelo que conhecemos que é já a última hora. Eles saíram de nosso meio, entretanto não eram dos nossos; porque se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco... " (I João 2:18 e 19).

O que está declarando João? Está dizendo que os anticristos, os que são contra Cristo e Sua igreja mesmo porque não poderiam ser uma coisa sem a outra, não virão de fora. Sairão de dentro da igreja. E ao se colocarem contra Cristo, estão se tornando anticristos. Mas alguns deles dizem: "Mas eu não sou contra Cristo; eu sou contra a igreja, ou contra a liderança da igreja." Mas se Cristo é a cabeça da igreja, como pode alguém ser contra o corpo e não ser contra a cabeça?

Desde o início de sua história esta igreja tem sido atacada de dentro. Inúmeras vezes, e pelos mais variados motivos.

Cito alguns poucos exemplos: No final do século passado levantou-se um homem chamado Canright, atacando a doutrina da igreja. Escreveu livros, revistas, panfletos contra a igreja. Bombardeou a igreja. Criou um grande mal-estar na igreja. Como tinha sido um pastor adventista e grande orador, achava que conhecia toda a estrutura da igreja e poderia destruí-la. E infelizmente muitos membros da igreja foram enganados por esse homem, e saíram da igreja. A história registra isso. Mas onde está Canright hoje? No pó da terra, esperando não a 1ª mas a 2a ressurreição, para receber como herança a segunda morte, com todos os ímpios. E onde está a igreja que ele quis destruir? Continua avançando, evangelizando, ganhando almas, cumprindo sua missão, rumo a seu destino glorioso. Por quê? Porque esta igreja não nasceu da vontade de homens, mas da vontade de Deus.

E Ele a dirige em segurança, e a dirigirá até o fim.

Passaram-se alguns anos, e surgiu outro homem, chamado Kellogg.

John Kellogg. Até hoje, nos supermercados vocês podem comprar produtos alimentícios com a marca Kellogg. Pois essa fábrica de produtos alimentícios pertencia à Igreja Adventista, e esse médico chamado Kellogg era o diretor do grande hospital que tínhamos em Battle Creek. Ele era um líder de grandes talentos, e, a certa altura da vida começou a se insurgir contra os ensinos da igreja, falsificou documentos, e, quando a igreja se apercebeu ele já tinha se apoderado legalmente da fábrica de alimentos e do hospital, e criou um tremendo mal-estar na igreja.

E ele costumava dizer: "A Igreja adventista vai se fazer em pedaços.

Vai acabar." E hoje, onde está Kellogg? No pó da terra aguardando a 2ª ressurreição, a dos ímpios, porque da, 1ª ele não fará parte. E onde está a igreja que ele disse far-se-ia em pedaços'? Está presente em 205 países, dos 230 existentes no mundo. Pregando o evangelho de salvação; preparando um povo para o encontro com Jesus.

Quinze anos atrás apareceu um homem chamado Desmond Ford, inteligente. Brilhante. E resolveu atacar a doutrina do juízo, conforme está em Apocalipse 14: 6-12, e dizendo que a igreja estava errada, e colocando-se contra os seus líderes. Levou , muitas pessoas com ele, inclusive alguns pastores, pois ele era professor em nossos colégios. Ele escreveu livros, jornais, revistas. Bombardeou a igreja. Mas onde está ele hoje? É uma boa pergunta. Seria um bom trabalho de investigação descobrir onde está Desmond Ford hoje, embora esteja vivo ainda. E a igreja que ele atacou? Continua sua jornada vitoriosa.

Eu era um jovem pastor, começando o meu ministério no Peru, em 1970, quando se levantou um pastor peruano acusando os líderes da igreja, pregando que os pastores, e os obreiros do Peru na sua maioria, eram vendidos aos americanos, e outras coisas mais. Muita gente, e muitos obreiros se uniram a ele. Ele escreveu jornais, revistas, panfletos, gravou fitas, fez barulho pela imprensa secular. Ele e seu grupo se apoderaram de templos, apoderaram-se de igrejas, causaram tremenda tristeza à igreja. E eu me lembro quando, num sábado de manhã, queridos, a igreja do Peru, que tinha 30.000 membros naquela, ocasião, perdeu 4.000 membros, que foram excluídos por essa rebelião. Naquele dia eu chorei ajoelhado, porque eu, obreiro novo ainda, ouvia daqueles homens rebeldes que a igreja no Peru iria se acabar.

De 30.000 membros, 4.000 foram desligados em um sábado. E onde estão hoje os 4.000? Eu não sei. Mas eu sei onde está a Igreja Adventista. Sabem quantos somos hoje no Peru? Somos 300.000 membros, e a obra lá avança com tremendo entusiasmo.

Por essas razões, queridos irmãos, eu sou membro desta igreja. Não sei se sou um dedo minguinho, ou se sou um braço, ou o ouvido.

Não sei se sou uma corda vocal da garganta, pois ,meu trabalho é falar, mas sei que sou um membro desta igreja de Deus. E ai de mim, ai de mim, se eu me atrever a lutar contra esta igreja! Seria maldito o dia em que nasci, como se expressou Jó, se eu fizesse isso um dia. Eu me tornaria pó, como todos os que se levantaram para atacar a igreja.

Mas a igreja continuará, vencendo e para vencer, como um exército com bandeiras. A igreja continua sua marcha triunfante, porque nasceu da vontade divina, por indicação profética, para pregar a mensagem do juízo e da salvação, ao mundo.

Voltemos agora à mensagem de amor de São João: "Filhinhos, é já a última hora." Estamos vivendo nos últimos dias, porque como foi dito, não somente há um anticristo, mas muitos anticristos têm surgido. Alguns já saíram da igreja, outros continuam sua obra diabólica ainda dentro da igreja. Mas não importa; disse o apóstolo João: eles não são de nós, e nunca foram de nós.

Queridos irmãos, vou lhes dizer uma coisa agora com muito carinho. Cada um de vocês é único na igreja de Deus, com as virtudes, com as limitações, com os defeitos e com o brilho que Deus lhes deu. Vocês são preciosos diante de Deus. Seu lugar não poderá nunca ser preenchido por outros. Esta igreja continuará sendo débil defeituosa, porque só na vinda de Cristo ela se tornará vitoriosa. Mas não permita nunca que a semente da rebelião, da crítica, da infâmia, entre em seu coração, para lutar contra a igreja de Deus. Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas de uma coisa tenho certeza: Todos aqueles que hoje se entregam à obra malévola dos ataques à igreja, a seus membros ou à sua liderança, seu destino será igual ao de Canright, Kellogg, Desmond Ford e os quatro mil que se atreveram a levantar sua mão contra a igreja no Peru.

Mas esta igreja continuará sua marcha gloriosamente, comigo ou sem mim, com você ou sem você, porque ela nasceu da vontade de Deus, e por essa vontade ela continuará até o fim.

Meu sonho é ver Cristo voltar. Quero abraçá-lo. Sempre digo que não gosto de ficar na fila para nada. Mas quando Cristo voltar, sei que a fila vai ser muito grande, dos que desejam abraçá-Lo. E eu, com prazer, permanecerei na fila, até chegar a minha vez. Quero dizer para Jesus: "Senhor, obrigado porque chegaste. Obrigado porque acabou a dor e o sofrimento no mundo. Obrigado porque estou aqui apesar dos erros, e das quedas da minha vida."

E nesse dia glorioso quero ver você lá. E quero ouvir você dizer-me: "Pastor, naquele sábado de manhã eu também ouvi o seu sermão. Agora estou aqui."

Filhinhos, é já a última hora. Não querem neste momento se reconsagrar a Deus e à Sua igreja? Por débil e defeituosa que seja, esta será a igreja de Deus até o fim.

Deus abençoe a sua reentrega a Ele. Amém. - Transcrito do jornal Adventus, publicado pela União Central Brasileira, edição de dezembro de 1999.

Leia Também:


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com