IASD: Aqui Estão os que Guardam a Lei de Deus! Será?

Sabemos ser a Bíblia a Palavra de Deus. Todavia, apesar de ter sido divinamente inspirada, ela foi escrita por homens. Talvez seja por isso que tem havido tantas tentativas de distorcer as verdades bíblicas e acrescentar palavras ao que foi originalmente escrito. O mesmo não se deu com a sagrada Lei de Deus, os Dez Mandamentos. Para que ninguém pudesse acrescentar nada à sagrada Lei, o próprio Deus a proferiu no Sinai. O testemunho confirma isto:

Aqueles que temiam a Deus clamavam em angústia de espírito para que lhes quebrasse o jugo de amarga servidão, tirando-os da terra de seu cativeiro, para que pudessem estar livres para servi-Lo. Deus ouviu suas súplicas e suscitou Moisés como instrumento para efetuar o livramento de Seu povo. Depois que deixaram o Egito, e que as águas do Mar Vermelho foram divididas diante deles, o Senhor os provou para ver se confiariam nAquele que os havia tirado, uma nação de outra nação, por sinais, tentações e maravilhas. Entretanto eles falharam em suportar a prova. Murmuraram contra Deus por causa das dificuldades no caminho e desejaram retornar ao Egito. Para deixá-los sem justificativas, o próprio Senhor condescendeu em descer sobre o Sinai, envolto em glória e circundado por Seus anjos, e na mais sublime e terrível maneira fez conhecida a Sua lei dos Dez Mandamentos. Não confiou o seu ensino a ninguém, nem mesmo aos anjos, mas proclamou Sua lei com voz audível aos ouvidos de todo o povo. Não a confiou mesmo então à curta memória de um povo que fora propenso a esquecer Seus reclamos, mas escreveu-a com Seu próprio dedo santo sobre tábuas de pedra. Tiraria deles toda possibilidade de misturarem com Seus santos preceitos qualquer tradição, ou de confundirem Suas exigências com as práticas de homens.” -- História da Redenção, pág. 148.

Assim, Deus declarou Sua santa Lei de forma inconfundível, para que ninguém pudesse distorcer Suas Palavras.

 

Quem testemunhou a proclamação da Lei no Sinai?

O Universo inteiro foi testemunha das cenas do Sinai.” -- Patriarcas e Profetas, pág. 335.

Todo o Universo assistiu à proclamação da Lei. Segundo o testemunho, nenhum ser celestial estava faltando nesta cena: Deus, proclamando a Lei, e os seres criados, presenciando a cena, compunham o quadro de participantes nesta portentosa ocasião. Esta foi a maior manifestação divina ocorrida no planeta Terra até os dias de hoje.

Nunca, desde que o homem foi criado, se testemunhou uma manifestação de poder divino como a que houve quando a lei foi proclamada do Sinai. "A Terra abalava-se, e os céus destilavam perante a face de Deus; o próprio Sinai tremeu na presença de Deus, do Deus de Israel." Sal. 68:8. Por entre as mais tremendas convulsões da Natureza, a voz de Deus, semelhante a uma trombeta, foi ouvida da nuvem. A montanha abalou-se da base ao cume, e as hostes de Israel, pálidas e a tremer de terror, caíram sobre seus rostos em terra.” -- Patriarcas e Profetas, pág. 340.

Se houve um momento onde a Divindade se fez presente ante todo o Universo, este momento foi durante a proclamação dos Dez Mandamentos da Lei de Deus. O próprio Deus, com Sua boca, enunciou os Seus estatutos sagrados. Quem foi o Deus que proclamou Sua Lei no monte Sinai perante todo o Universo, segundo os testemunhos?

“Quando eles [Israel] chegaram ao Sinai, Ele aproveitou a ocasião para refrigerar-lhes o espírito com relação a Suas reivindicações. Cristo e o Pai, lado a lado no monte, proclamaram com solene majestade os Dez Mandamentos. Historical Sketches, pág. 231.” -- Evangelismo, pág. 616,

O Deus que proclamou a Lei no monte Sinai foi: Cristo e o Pai. Qual foi o primeiro mandamento que Cristo e o Pai proferiram no monte Sinai?

“Depois de ter o Senhor dado tantas evidências de Seu poder, declarou-lhes quem Ele era: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." Êxo. 20:2. O mesmo Deus que exaltou o Seu poder entre os egípcios agora proferiu Sua lei:

"Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3. -- História da Redenção, pág. 141.

Pergunto: você se atreveria a se opor a Deus, ao próprio Criador? Após ver que o Pai e Cristo afirmaram categoricamente perante todo o Universo: “Não terás outros deuses diante de Mim”, você se atreveria a colocar um deus Espírito Santo diante do Deus vivo, transgredindo o mandamento pronunciado pela própria boca de Jeová? Você teria coragem de dizer ao Pai e a Cristo que eles teriam se “esquecido” do terceiro deus, quando proclamaram Sua Lei no monte Sinai? Quem é você diante de Jeová para ao menos pensar que isto poderia ter acontecido? Veja a importância das palavras proferidas no Sinai:

“Aquele que é Grande e Santo é um Deus zeloso, e deseja que os homens que levam a Sua verdade sejam santos. A santa lei anunciada por Deus do Sinai é parte de Si próprio, e somente homens santos que sejam seus estritos observadores honrá-Lo-ão ensinando-a a outros.” PE102

A Lei de Deus anunciada no Sinai e tão importante que é parte dEle mesmo.  A importância da Lei é a própria prova de que Deus de nada se esqueceu ao pronunciá-la no Sinai com Sua própria boca. O fato de Cristo e o Pai, lado a lado, pronunciarem a Lei perante todo o Universo é a própria prova de que nenhum outro ser no Universo possuía ou possuirá algum dia a prerrogativa que pertence somente a Eles: ser Deus.

Se, após você ter consciência de que Cristo e o Pai disseram “Não terás outros deuses diante de Mim”, você lê textos na Bíblia, ou mesmo no Espírito de Profecia que dão a impressão de que haveria talvez um terceiro deus, pergunto: quem estaria errado – Cristo e o Pai, ou você na sua compreensão dos textos? Obviamente que é você. Não importa se você que está lendo este artigo é pastor, teólogo, doutor, presidente de associação, união, divisão ou mesmo presidente da conferência geral, nada que você pense ou diga mudará o claro mandamento de Cristo e do Pai: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Independentemente da sua posição eclesiástica ou de quanto tempo você tenha estudado a Divindade, perante Cristo e o Pai você é um ser criado desesperadamente necessitado de Sua graça e condicionado a receber bênçãos somente mediante implícita obediência aos Seus reclamos. Nada que qualquer autoridade ou concílio eclesiástico disserem sobre o Espírito Santo mudará ou tornará sem efeito o que Cristo e o Pai disseram: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Assim, seja apoiada por quem for, a crença na doutrina de que existe um deus Espírito Santo (Trindade) representa uma clara transgressão do primeiro mandamento proferido pela boca de Deus.

Nos últimos dias da história da Terra, a voz que falou do Sinai está ainda declarando: "Não terás outros deuses diante de Mim." Êxo. 20:3. O homem tem posto sua vontade contra a vontade de Deus, mas não pode silenciar a palavra de ordem. A mente humana não pode fugir a suas obrigações para com um poder mais alto. Pode haver domínios das teorias e especulações; os homens podem opor a ciência à revelação, e assim afastar a lei de Deus; mas a ordem vem cada vez mais forte: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás." Mat. 4:10. PR 625

As impressionantes cenas relacionadas com a entrega da lei no Sinai não deviam jamais ser esquecidas.” -- Profetas e Reis, pág. 294.

Porque foi que Cristo e o Pai pronunciaram o primeiro mandamento no Sinai?

O primeiro e segundo mandamentos pronunciados por Jeová são preceitos contra a idolatria; pois a idolatria, se praticada, levaria longe os homens no pecado e rebelião, e resultaria no oferecimento de sacrifícios humanos. Deus os queria proteger contra qualquer aproximação de tais abominações.” -- História da Redenção, pág. 141.

O pecado de idolatria não consiste tão somente em adorar um ídolo de madeira ou de pedra. Veja o que afirma o testemunho a este respeito:

“Rejeitando a verdade, os homens rejeitam o seu Autor. Conculcando a lei de Deus, negam a autoridade do Legislador. É tão fácil fazer um ídolo de falsas doutrinas e teorias, como talhá-lo de madeira ou pedra. Representando falsamente os atributos de Deus, Satanás leva os homens a olha-lo sob falso prisma. Para muitos, um ídolo filosófico é entronizado em lugar de Jeová, enquanto o Deus vivo, conforme é revelado em Sua Palavra, em Cristo e nas obras da Criação, é adorado apenas por poucos.” -- O Grande Conflito, pág. 583

Assim, crer em uma doutrina falsa como a Trindade, que coloca um deus Espírito Santo diante do Pai e de Cristo, contrariando o primeiro mandamento, é um pecado de idolatria tal qual o adorar um ídolo talhado de madeira ou pedra. A Igreja Adventista do Sétimo Dia estabeleceu oficialmente a idolatria em seu seio em 1980, ao incluir a Trindade em seu conjunto de crenças. Uma vez que caiu em idolatria, tal como acontecia com Israel no passado, passou a dar cada vez mais provas da ação de Satanás em seu meio. Assim como os reis idólatras faziam o que era mau perante o Senhor porque não se arrependiam de suas idolatrias, os líderes das associações, uniões, divisões e da Conferência Geral fazem hoje o que é mau aos olhos do Senhor, porque não arrependem de seu pecado de idolatria contra Deus ocasionado pela adoção da crença em uma Trindade, a principal doutrina católica. Escândalos financeiros e administrativos, despotismo, mau uso dos recursos captados em dízimos e ofertas, adoção de práticas ofensivas a  Jeová são cada vez mais cotidianos no meio adventista, em decorrência da idolatria de seus líderes. Como se isso não bastasse, os líderes acarretam sobre si a sombra dos juízos divinos ao procurar excluir de sua comunhão, tal como fez o povo de Israel no passado, aqueles que se posicionam em defesa da guarda da Lei de Deus e anunciam à casa de Israel os seus pecados. Não é pequeno o pecado deste povo que um dia foi chamado por Deus para ser nação eleita, povo santo, sacerdócio real, preparado para encontrar-se com o Senhor nos ares sem conhecer a morte. Que ninguém se engane quanto à regra a ser adotada no juízo divino, por ocasião do grande e terrível dia do Senhor. O testemunho é claro:

Aparece então de encontro ao céu uma mão segurando duas tábuas de pedra dobradas uma sobre a outra. Diz o profeta: "Os céus anunciarão a Sua justiça; pois Deus mesmo é o juiz." Salmo 50:6. Aquela santa lei, a justiça de Deus, que por entre trovões e chamas foi do Sinai proclamada como guia da vida, revela-se agora aos homens como a regra do juízo. A mão abre as tábuas, e vêem-se os preceitos do decálogo, como que traçados com pena de fogo. As palavras são tão claras que todos a podem ler. Desperta-se a memória, varrem-se de todas as mentes as trevas da superstição e heresia, e os dez preceitos divinos, breves, compreensivos e autorizados, apresentam-se à vista de todos os habitantes da Terra.” -- O Grande Conflito, pág. 639.

De que lado você quer estar no dia do juízo? Do lado dos fiéis guardadores da Lei de Deus, que neste dia serão glorificados, ou do lado da maioria que preferiu abraçar as heresias, doutrinas de homens que os levaram a transgredir a lei e se fazerem culpados perante Deus?

Podemos, cada qual, obedecer e viver, ou podemos transgredir a lei de Deus, desafiar-Lhe a autoridade, e receber a punição devida. Vem, pois, a toda pessoa, com força, a questão: Deverei obedecer à voz do Céu, às dez palavras proferidas do Sinai, ou seguirei a multidão que pisa essa lei gravada com fogo? Aos que amam a Deus será o mais alto deleite obedecer a Seus mandamentos, e fazer as coisas agradáveis a Sua vista. Mas o coração natural aborrece a lei de Deus, e guerreia contra suas santas reivindicações.” -- Reavivamento e seus Resultados, pág. 31

O caráter de Deus não mudou. Ele é hoje o mesmo Deus zeloso que era quando deu a Sua lei sobre o Sinai e a escreveu com Seu próprio dedo nas tábuas de pedra. Aqueles que espezinham a santa lei de Deus podem dizer: "Estou santificado"; mas estar santificado, de fato, e orgulhar-se de santificação são duas coisas diferentes.” -- Santificação, pág. 68.

Escolhei hoje a quem servireis: se aos homens que se opõem à Lei de Deus, pregando uma doutrina falsa, dizendo que existem três deuses, contrária ao primeiro mandamento, ou a Deus – Cristo e o Pai – que diz “Não terás outros deuses diante de Mim”.

Vi que o nosso dever em cada caso é obedecer às leis de nossa pátria, a menos que se oponham às que Deus proferiu com voz audível do Monte Sinai, e depois, com o próprio dedo, gravou em pedra. "Porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo." Heb. 8:10. Quem tem a lei de Deus escrita no coração, obedecerá mais a Deus do que aos homens, e preferirá desobedecer a todos os homens a desviar-se um mínimo que seja dos mandamentos de Deus.

"O povo de Deus, ensinado pela inspiração da verdade, e guiado por uma consciência pura a viver segundo toda palavra de Deus, terá a Sua lei, escrita no coração, como única autoridade que reconhecem ou consentem em obedecer.

"Supremas são a sabedoria e a autoridade da lei divina." -- Testimonies, vol. 1, pág. 361, 1863. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 49.

Eu, com a graça de Deus, servirei a Ele – Cristo e o Pai. E você? Pense nisto. Que Deus abençoe a todos. -- Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com