Qual a Origem da Morte e da Doença? Vêm de Deus? Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Gênesis 3:17. Portanto o Senhor não tem nada a ver com a origem da morte.
Tem Ele prazer na morte de alguém? Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? Ezequiel 18:23. Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei. Ezequiel 18:32. Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11.
Tira Deus a vida? Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra que já não se podem juntar; pois Deus não tira a vida, mas cogita meios para que o banido não permaneça arrojado de sua presença. 2 Samuel 14:14 Sendo que o Senhor não tem prazer na morte, e não tira a vida, então os acidentes, no mar e em terra, as catástrofes que estão acontecendo, como os ciclones, maremotos, terremotos, tsunami, e outras desgraças, fica claro que o nosso Pai do céu não tem nada a ver com isso. Ele apenas nos advertiu que aconteceriam essas coisas e que deveríamos estar atentos. Leia Mateus 24 todo capitulo. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1: 17. Tal é o caráter de Cristo, revelado em Sua vida. Tal é também o caráter de Deus. É do coração do Pai que as torrentes da compaixão divina, manifestas em Cristo, fluem para os filhos dos homens. Jesus, o terno, compassivo Salvador, era Deus “manifestado na carne”. I Tim. 3:16. Caminho para Cristo 12. Terno, compassivo, cheio de simpatia, sempre atencioso para com os outros, Ele representava o caráter de Deus, achando-Se continuamente empenhado em serviço para com o Senhor e o homem. Ciência do bom viver 423. Nenhuma outra ciência é igual à que desenvolve na vida do estudante o caráter de Deus. CPPE. 20 Cristo veio ao nosso mundo para representar o caráter de Deus tal como é representado em Sua santa lei, pois a lei é uma transcrição de Seu caráter. Cristo era tanto a lei quanto o evangelho. ...MM 2002 338. “Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14: 8 e 9.
A solução para a morte vem de Deus Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23. “A morte de Cristo prova o grande amor de Deus pelo homem. É o penhor de nossa salvação. Remover do cristianismo a cruz, seria como apagar do céu o Sol. A cruz nos aproxima de Deus, reconciliando-nos com Ele. Com a enternecedora compaixão do amor de um pai, Jeová considera o sofrimento que Seu Filho teve de suportar para salvar a raça da morte eterna, e nos recebe no Amado.” AA. 209.
E a doença? Depois disto, adoeceu o filho da mulher, da dona da casa, e a sua doença se agravou tanto, que ele morreu. 1 Reis 17:17. O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama. Salmos 41:3. O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar? Provérbios 18:14. O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Salmos 91:1 – 7. Senhor, por estas disposições tuas vivem os homens, e inteiramente delas depende o meu espírito; portanto, restaura-me a saúde e faze-me viver. Isaías 38:16. De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel. Mateus 15:31.
Então o senhor dá a doença e depois pede que as pessoas orem para que Ele as cure? Claro que não. As doenças passaram a existir por causa do pecado. “Doença, sofrimento e morte são obra de um poder antagônico. Satanás é o destruidor; Deus, o restaurador”. CSS. 168. “Jesus Cristo é o Restaurador. Satanás, o apóstata, é o destruidor. Aqui está o conflito entre o Príncipe da vida e o príncipe deste mundo, o poder das trevas. MM. 2002 - 333”. Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniqüidade e não destrói; antes, muitas vezes desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação. Salmos 78:38. Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte. Provérbios 8:36. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22 e 23. Deus não destrói a ninguém. O pecador destrói-se a si mesmo por sua própria impenitência. Testimonies, vol. 5, pág. 120. MM 1959 – 58 "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gál. 6:7. Deus não destrói homem algum. Todo homem que é destruído; destrói-se a si mesmo. Quando um homem sufoca as admoestações da consciência, semeia as sementes da incredulidade e estas produzem segura colheita. ... MM 1962 – 24. Deus não destrói a ninguém. Todo aquele que for destruído ter-se-á destruído a si mesmo. Todo aquele que sufoca as admoestações da consciência está lançando as sementes da incredulidade, e estas produzirão uma colheita certa. PJ. – 84. -- Rogério Luiz Nascimento, Garopaba, SC |
|