Demorou, Mas Alberto Timm Acatou Sugestão do Editor do  Www.Adventistas.Com!

 

Ao comentar o lançamento do Projeto "Mensageira do Senhor", o professor Alberto R. Timm, do Unasp 2, não faz qualquer referência ao Adventistas.Com na edição deste mês de janeiro de 2003 da Revista Adventista. (Confira a íntegra do artigo logo abaixo.)

Em julho de 2001, porém, no artigo CPB Lança Livro que Pode Desacreditar o Ministério Profético de Ellen G. White, incluímos: "Se pudesse sugerir algo aos poucos pastores de verdade que ainda existem neste país, diria que é hora de organizar classes de estudo bíblico mais aprofundado sobre o dom profético nas sextas-feiras à noite, ou mesmo no horário da Escola Sabatina. Antes que seja tarde e comecemos a perder milhares de irmãos, através da leitura desse livro."

E nos referíamos exatamente ao livro Mensageira do Senhor, sugerido como "Livro do Ano" para a Igreja em 2003, mas agora acompanhado de um cd-rom com oito estudos prontos em Power Point, além de modelos de questionários, a serem utilizados nos cultos de quarta-feira à noite (quinta!). A leitura isolada e ocasional desse livro, como dissemos no artigo citado acima, poderia fazer mais mal do que bem à Igreja, a menos que acatassem a sugestão que fiz diretamente ao Pastor Timm, através de e-mail.

Embora reconheça existir entre nós grandes diferenças de pensamento quanto a Administração da igreja, tomo a liberdade de escrever-lhe, solicitando que nos envie para publicação no Www.Adventistas.Com roteiros de estudos bíblicos bem fundamentados mas simplificados, quanto à natureza da inspiração profética. Nossa idéia é sugerir aos irmãos, pastores e anciãos que nos acessam diariamente (acima de 500 por dia), que utilizem esse material como roteiro para discussões em classes especiais nas sextas-feiras à noite. Note bem, essa é a nossa idéia. Não iremos dizer ou insinuar que esteja nos apoiando ou participando dessa sugestão. Apenas gostaríamos de contar com um material consistente, que acreditamos já exista por aí. Em nossa opinião, a leitura solitária de partes do livro Mensageira do Senhor poderá causar reações inesperadas entre membros despreparados para conhecer certas verdades nele incluídas.

(A íntegra desse e-mail pode ser encontrada no artigo: Adventistas.Com Aguarda Resposta do Pr. Alberto R. Timm, Diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White.)

Conforme o relato que você encontra em "Desafio" Virtual Desagrada o Pastor Timm, a resposta foi negativa e vimo-nos obrigados a dizer ao Pastor Timm por e-mail:

Sinto que, talvez, lhe tenha dado o pretexto de que precisava para não responder aos nossos e-mails e empurrar-nos para um outro que provavelmente não nos irá atender também. Se o senhor que é o Diretor do Centro de Pesquisas Ellen White não nos pode enviar cópia desse material ou outro de sua própria autoria, "quem poderá nos defender"? De qualquer modo, obrigado.

Apesar de não ter solicitado, segue cópia do livro Nuvem Branca, do Dirk Andreson, já em português, ao qual gostaríamos de publicar uma refutação sua aqui no www.adventistas.com. De nossa parte, a primeira proposta, quanto aos estudos bíblicos, continua de pé. Isso se nos puder perdoar pela brincadeira de fazer de conta que fosse nosso "inimigo".

A refutação específica ao livro Nuvem Branca ainda não saiu, embora saibamos que parte daquilo que se discute na internet tem servido como roteiro às aulas do Pastor Timm e outros teólogos para os seminaristas do Unasp 2. Ficamos, porém, muito felizes ao perceber que nossa sugestão terminou sendo acatada e até melhorada pela liderança da IASD no Brasil.

Resta saber quem está com a razão, se Alberto Timm ou Alejandro Bullón. Como você verá logo abaixo, Timm se refere ao ministério de Ellen G. White como "Uma manifestação moderna do dom profético foi concedida à igreja remanescente com o propósito de conduzi-la com segurança por entre os vendavais de falsas doutrinas que se intensificariam no fim dos tempos... mensagem profética para os nossos dias."

Já o evangelista Alejandro Bullón, pastor dos pastores da Divisão Sul-Americana, deprecia claramente o trabalho da Sra. Ellen White, retirando dele qualquer importância histórica, doutrinária ou teológica. Para ele, a manifestação do dom profético no Movimento Adventista do Sétimo Dia não fez qualquer diferença: "Se ela não tivesse existido, se ela não tivesse escrito algum documento, em nenhum papel, a igreja adventista continuaria crendo nas mesmas coisas em que crê," é o que afirma textualmente. Mais detalhes em texto e vídeo você encontra no artigo O Que Bullón Pensa Sobre o "Dom Profético" da Sra. White...

Como o senhor pode ver, Pastor Timm, ilustre leitor do Adventistas.Com, não são os ministérios independentes ou indivíduos sem compromisso denominacional que reduzem a influência de Ellen G. White em nosso meio. É gente de dentro de sua própria casa e tida como de confiança, pois ocupa altos postos na Organização. Nós, pelo contrário, procuramos somente ajudar, inclusive com sugestões que demoram para ser aceitas, mas acabam sendo postas em prática.

Esperamos que o material tenha sido bem preparado, para esclarecer realmente aspectos do dom profético que até hoje não foram muito bem explicados à igreja, e não apenas para estimular a desova desses exemplares caríssimos do livro Mensageira do Senhor, cujo preço se aproxima dos 50 reais.-- Robson Ramos

Leia mais:


Projeto "Mensageira do Senhor"

Uma manifestação moderna do dom profético foi concedida à igreja remanescente com o propósito de conduzi-la com segurança por entre os vendavais de falsas doutrinas que se intensificariam no fim dos tempos (Efés. 4:11-16; II Tim. 4:1-5). Mas ministérios independentes e pessoas destituídas de compromisso denominacional estão divulgando teorias especulativas que acabam minimizando a influência positiva desse dom em nosso meio. Nossas igrejas necessitam hoje de uma compreensão mais abalizada, profunda e equilibrada da mensagem profética para os nossos dias.

Com o propósito de consolidar essa compreensão em todos os segmentos da igreja, a Divisão Sul-Americana adotou como um dos Livros do Ano de 2003 a obra de Herbert E. Douglass, intitulada Mensageira do Senhor: O Ministério Profético de ElIen G. White (587 páginas), que pode ser adquirida nas lojas do SELS ou diretamente da CASA (tel. 0800-990606; site: www.cpb.com.br). Considerada o tratamento mais amplo já dado ao ministério profético de Ellen White, a obra provê respostas abalizadas para inúmeras indagaçôes de interesse atual. Cada família adventista deveria adquirir, na medida do possível, seu próprio exemplar desse livro.

Sugerimos que a referida obra seja estudada em nossas igrejas e grupos1 ou mesmo nas reuniões dos pequenos grupos, em oito quartas-feiras consecutivas. Durante a semana que antecede cada reunião, as famílias deverão ler em casa o conteúdo da respectiva seção do livro a ser considerada no culto da quarta-feira seguinte. No culto em si será feita apenas uma breve recapitulação do conteúdo da seção lida, seguida do preenchimento de uma lição específica de um "guia de estudos" especialmente preparado para esse fim.

Para facilitar a implantação desse projeto nas congregações locais, a CASA produziu, com o apoio do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil, o CD-ROM Mensageira do Senhor, que também pode ser adquirido nas lojas do SELS ou diretamente da CASA. Esse CD-ROM contém o texto integral do livro Mensageira do Senhor para pesquisa; um "sermão" sugestivo para estimular a participação no plano de estudo do livro; oito "palestras" em PowerPoint a serem apresentadas no inicio de cada reunião de estudo; um "guia de estudos" com oito lições que deverão ser impressas e duplicadas a fim de serem preenchidas pelos participantes; uma versão já respondida do mesmo "guia de estudos" a ser usado apenas pelo palestrante; e um "certificado" para ser impresso e entregue a todos os que concluírem satisfatoriamente o estudo do livro.

Nenhum adventista do sétimo dia deveria permitir que interesses seculares e falsas teorias doutrinárias absorvessem o tempo que deveria ser dedicado a Deus e Sua Palavra. Se realmente queremos ser salvos, precisamos nos desvencilhar de tudo aquilo que nos impede de indagarmos como Josafá: "Não há aqui ainda algum profeta do Senhor para o consultarmos?" (1 Reis 22:7). Precisamos nos comprometer, sem reservas, com o valioso legado profético que o Senhor nos confiou. Precisamos enfrentar os dias finais da história deste mundo alicerçados não em ideologias humanas, mas sobre a inamovível Palavra de Deus (ver Isa. 40:8; Mat. 7:24-27).

Alberto R. Timm, professor de Teologia Histórica no Unasp - Campus 2, é diretor do Centro de Pesquisas Fllen G. White (Brasil). -- Texto publicado à pág. 10, da edição de janeiro de 2003 da Revista Adventista.


Leia mais:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com