Administração Culpa a Congregação por Adultério de Pastores

O Guia para Ministros preparado e publicado pela Associação Ministerial da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia contém obviamente importantes conselhos e orientações sobre o trabalho de nossos pastores. Há, porém, pontos controvertidos e, no mínimo curiosos que, talvez, ainda não sejam do seu conhecimento e que merecem ser questionados. Por exemplo:

1. Você sabia que o Guia Para Ministros responsabiliza a congregação por alguns casos de adultério envolvendo pastores? (Se não for devidamente paparicado, o pastor pode acabar aprontando por "carência afetiva"!)

Pág. 54:

2. Você sabia que o Guia para Ministros diz que o pastor adventista tem muito mais "em comum" com os pastores de outras igrejas e padres do que ele possa imaginar? (E quando nós falamos aqui em ecumenismo desenfreado entre adventistas, católicos e protestantes, estamos sendo alarmistas...)

Pág. 52:

3. Você sabia que a Administração garante "estabilidade de emprego" e se compromete a ficar sempre do lado do pastor e até contra a congregação, se for o caso? (Isto talvez explique toda a dificuldade que os irmãos de Poá, SP, estão enfrentando, por causa da teimosia de um mercenário que se diz pastor e está sendo protegido pela Organização.)

Pág. 66:

4. Você sabia que, em troca de tudo isso, a Organização exige que o pastor abra mão de sua liberdade e confie cegamente em seus líderes, apoiando-lhes ainda que deles discorde? (Perceba como é lastimável e humilhante a condição de muitos pastores fiéis que ainda existem no esquema adventista. Os líderes chegam a dizer que serão sempre menos pecadores e imperfeitos que os subalternos...)

Pág. 67:

Reflita bem, irmão: Como é possível apoiar aquilo de que você discorda e não ir contra sua consciência?

Perceba no recorte abaixo, que, com palavras amenas e muito bem escolhidas, a Administração exige o sacrifício da liberdade pessoal e da vontade própria dos pastores. "O dom [ou doação] da vontade individual... é básico para a organização," dizem. Até novas compreensões do texto bíblico precisam ser confirmadas pelos líderes para serem aceitas como mensagem divina! 

Pág. 68:

Coitados dos pastores fiéis! Ore por eles. Talvez esteja na hora de optarem entre ser fiéis a Deus ou à Organização. -- Robson Ramos

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com