Não Deixe o Diabo Fazer Sua Cabeça Sobre a Trindade...

"Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro." Mateus 12:43-45.

É mais fácil para o diabo tomar conta de um cérebro sem dono. Mas um cérebro dividido é também uma presa fácil. E conviver com idéias conflitantes é um bom começo para ter um cérebro dividido. Um cérebro dividido é, no mínimo, um cérebro fraco. Um computador com programas conflitantes, por exemplo, é fonte de muitos problemas e freqüentes dores-de-cabeça.

Podemos amar e sentir ódio de uma pessoa ao mesmo tempo? Não há como sequer imaginar isso. O cérebro "trava"! No âmbito da religião, aqui estão algumas amostras de idéias conflitantes, proposições que contêm bugs de lógica:

  • Crer que Jesus morreu pelo homem e, ao mesmo tempo, crer que Jesus é eterno.

  • Crer que Jesus é eterno e, ao mesmo tempo, crer que ele é o Filho de Deus.

  • Crer que Jesus é eterno e, ao mesmo tempo, crer em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Se Jesus é eterno, não era Filho, Deus não amou ninguém e também não deu nada!

  • Aceitar a palavra "triúno", ou a idéia de que o Deus único da Bíblia seja uma Trindade.

A maioria das pessoas lê tudo por alto, ou presume que já sabe, e não atentam para o aspecto lógico de sua crença. Esquecem-se de que Deus nos recomenda um "culto racional" (Romanos 12:1).

Outros enganam-se a si mesmos, dizendo que "esse assunto não é importante para a salvação". Muitos não são capazes de pensar por si mesmos e primeiro querem ler ou ouvir o que os outros dizem.

O problema é que a mente humana é complexa e lenta, não muda com facilidade. O que nos parece um absurdo hoje, basta alguém repetir muitas vezes para que aceitemos como verdade e, assim, creiamos naquilo que era uma mentira.

É mais fácil pensar que Deus vai aceitar a fé e a sinceridade de um católico que acredita num santo de barro, do que acreditar que Deus vai aceitar um adventista, acreditando num deus três-em-um católico!

Doutrina do Anticristo

Não estamos sugerindo que ninguém abandone a Igreja Adventista, mas o fato de que a principal doutrina do Anticristo tenha se tornado uma posição oficial da igreja, deixa claro que a apostasia da Administração envolve a igreja como um todo.

A profecia do apóstolo Paulo, em II Tessalonicenses 2:1-8, diz que Jesus não vai vir, sem que antes venha a apostasia, cujas características apresenta:

"Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda."

Uma apostasia só pode acontecer numa religião verdadeira. O "homem da iniqüidade e filho da perdição" é o papado. "Santuário de Deus" é a igreja verdadeira, não é o Vaticano. E está-se falando do tempo do fim, próximo ao "Dia do Senhor". "Assentar-se no Santuário de Deus, ostentando-se como se fosse Ele próprio" é introduzir na igreja verdadeira um falso deus como o da trindade, que parece ser Deus, mas é uma invenção humana, formulada a partir do Credo de Nicéia, no terceiro século da Era Cristã.

Essa criação e imposição de uma imagem errônea de Deus para a adoração equivale a quebrar o segundo mandamento da lei de Deus: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." Êxodo 20:4.

No primeiro mandamento, Deus ordena que ninguém tenha outro Deus diante dEle, e se identifica como Pessoa no singular. "Não terás outros deuses diante de mim." Não diz: "diante de nós"!

Se o primeiro mandamento não nos permite ter outro Deus, o segundo não permite que se faça uma imagem equivocada e anti-bíblica de Deus.

Fazer uma imagem não significa somente tentar dar formas gráfica ou tridimensional a Deus. É também qualquer tentativa em criar conceitos sobre Deus, que venham distorcer as afirmações que encontramos na Bíblia. Não podemos, por exemplo, imaginar que existem 7 Deuses pelo fato de saber que Deus tem "sete espíritos" (Apocalipse 4:5).
A Bíblia ensina que há um só Deus!

Marcos 12:29-30: "Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força."

Deuteronômio 6:4-7: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te." O verdadeiro Deus é o único Senhor!

Vida Eterna em Jogo

Tudo que procede diretamente de Deus é divino. Portanto, Jesus é divino. O Espírito Santo também é divino. Sem que ninguém com isso possa contrariar a clara afirmação bíblica de que há um só Deus. A doutrina da Trindade é anticristã. Ela, de fato, nega haver um único Deus. A expressão "triúno" é enganosa e mascara outra mentira satânica.

O diabo com o pretexto de engrandecer a Jesus, apenas muda as palavras e consegue enganar a muitos, contradizendo o que está escrito na Bíblia!

Sob o disfarce de estar honrando a Cristo, coloca-O em igualdade com Deus Pai, o Eterno. Isso é o mesmo que negar que Jesus seja o Filho de Deus e que tenha morrido pelo pecador. Afirmar que Jesus não teve um começo, é negar que seja o Filho de Deus. Se é "eterno" não pode ser filho e nunca morreria. Se está em pé de igualdade com Deus Pai, não pode ser Advogado (mediador) entre Deus e o homem...

I João 2:1, 18, 22-26: "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; ...Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. ...Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar."

Assim, vemos que a doutrina da trindade, que vem do Anticristo, tem implicações diretas com a vida eterna, como repetidas vezes explicou o discípulo amado:

  • João 3:36: "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."
  • João 17:3: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."
  • I João 2:24-25: "Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna."
  • I João 4:14-15: "E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus."

Síntese das Afirmações

  • Alguém está negando que Jesus seja divino? NÃO. Jesus é divino porque é o Filho de Deus.
  • Alguém está negando que o Espírito Santo seja divino? NÃO. O Espírito Santo é divino porque provem diretamente de Deus e de Jesus. Negamos que o Espírito Santo seja uma pessoa independente e igual a Deus. A Bíblia não faz essa apresentação. Os homens a deduzem a partir de algumas passagens bíblicas distorcidas, baseado-se no erro de que o Espírito Santo não poderia ter as mesmas virtudes de Deus e Jesus, de quem procede.
  • Negamos, SIM, que haja alguém no universo igual a Deus. Para que entendam bem, quando falamos "Deus",  fazemos referências ao único Eterno (que nunca morreu) e quem é a fonte de todo o poder, virtude e sabedoria no universo.
  • Estamos humilhando a Jesus ao dizer que ele morreu e por isso não é eterno?  Jesus é o Filho de Deus e isso significa ter tido um começo.  Sua morte trouxe a nossa salvação e a garantia da vida eterna. Jesus nunca pretendeu ser igual a Deus. E Jesus mesmo disse que o Pai é maior do que ele, e que todo o seu poder provem do Pai.
  • Alguém está dizendo que as Testemunhas de Jeová são uma igreja verdadeira  Como poderia ser verdadeira, se guardam o dia do deus sol? Eles tem algumas doutrinas que aprenderam com os Adventistas, uma vez que o seu fundador era Adventista. (Charles T. Russell)
  • Estamos, sim, irmão, provando e expondo à luz do dia, que os adventistas mudaram oficialmente a sua doutrina em 1980 e que essa mudança é constrangedora e humilhante. Depois de 136 anos como igreja, mudam para uma doutrina que os pagãos-católicos inventaram há 1600 anos e que NÃO TEM BASE NA BÍBLIA.

A "Apostasia Ômega"

Em seus escritos, a Sra. White não deixa dúvidas quanto à natureza da "apostasia final":

"Antes dos últimos acontecimentos o trabalho da apostasia será causar a confusão na fé. Não haverá mais um claro entendimento quanto ao mistério de Deus. Uma verdade após outra será corrompida". -- Signs of te Times, 05-28-1894.

"Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual." Mensagens Escolhidas, Vol. 2, págs. 204-205.

"As classes que negam o Pai e o Filho estão crescendo rapidamente no mundo,
e o nome dado para esta classe na Bíblia é anticristo. Há muitos que têm seus nomes nos registros da igreja, que clamam possuir piedade superior; e ainda que Cristo aparecesse entre eles, eles poderiam censurar o Filho de Deus. Há muitos homens que professam ser ministros do evangelho que estão ensinando heresias, e enganando a muitos, e conduzindo a muitos no caminho da apostasia. -- The Youth's Instructor, 27 de setembro de 1894. Título do artigo: "Permanecei no Filho e no Pai".

Como e onde encontrar a verdade

  • Oração e Bíblia são um bom começo, porém apenas isso não é suficiente. Lembre-se que a própria Bíblia diz: "Enganoso é o coração do homem."
  • Não se fie nas próprias conclusões. Nem na opinião de meia-dúzia de outros. Não parta de pressupostos. Não vá atrás de pastores Adventistas, que podem perder o emprego se ensinarem contra a trindade. No vá atrás de gente que pretende ensinar outros pela Internet e diz que vai estudar o assunto, mas preliminarmente já sai em defesa da trindade. Estude vocês mesmo o assunto!
  • Não aceite um absurdo baseado numa premissa mesmo religiosa e aparentemente bem-intencionada. E só aceite uma afirmação da Bíblia de forma clara e direta.
  • Não entenda a expressão "Espírito de Deus" como uma prova da trindade. A própria Bíblia diz que Deus é Espírito (João 4:24) e, em Apocalipse 4:5, que Deus tem sete espíritos.
  • Por onde começar? Que tal começar seu estudo pelo enunciado do primeiro mandamento da lei de Deus: "Não terás outros deuses diante de mim" (Exodo 20:3)? Lembre-se: O diabo conseguiu introduzir erros dentro da Bíblia, disfarçados mas estão lá, nas mais diferentes traduções. Porém, os 10 mandamentos, nem a Igreja Católica se atreveu mudar mesmo dentro da Bíblia Católica!
  • Você pode também começar lendo os 20 textos em que a Bíblia diz: "Há um só Deus." Clique em www.alvorada.net/textos3.htm.
  • Tente localizar na Bíblia um texto em que os três querem dizer "um só Deus".
  • Se esbarrar com I João 5:7 descubra que é falso, lendo: www.alvorada.net/Ijoao5_7.htm.
  • Se não encontrar mais nenhum texto e ficar intrigado com a ordem: "...batizando em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo", leia: www.alvorada.net/catecismo_vaticano.htm. Não estabeleça nunca o seu julgamento numa só testemunha, e num só texto da Bíblia.
  • Diante de 20 textos que dizem que "Deus é um só" e nenhuma prova bíblica clara e direta que "Deus" quer dizer três pessoas, você tem todo o direito de pôr em dúvida todos os outros argumentos dos trinitaristas.
  • Esqueça os pastores Adventistas e não se importe com rótulos de "testemunhas de Jeová".
  • Só aceite uma afirmação clara e direta da Bíblia
  • Há um só Deus.Se surgirem outras questões de menor importância que a palavra de Deus, leia o www.alvorada.net e nos escreva.

Ennis Meier, do www.adventistas.net

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com